Restaurantes em Cape Town – A gastronomia da Cidade do Cabo

Antes de uma viagem, principalmente quando para um novo continente, é comum termos curiosidade ou até preocupação com a alimentação. Se você tem planos na Cidade do Cabo, porém, não há motivos para apreensão. Com turismo absolutamente desenvolvido, o destino é bastante democrático no que diz respeito à gastronomia. Prepare-se para encontrar boa variedade e preço razoável nos restaurantes em Cape Town. As opções vão desde a culinária típica local até preparações italianas, americanas e por aí vai…

Neste post, você descobre detalhes sobre a gastronomia capetoniana e confere uma listinha – bastante diversificada – com alguns dentre os melhores restaurantes em Cape Town. Há alternativas para todos os momentos, gostos e bolsos. Só não vale babar na tela, hein?

 

 

ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO CABO – O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ POR LÁ…

De um modo geral, a África do Sul nos surpreendeu com uma gastronomia saborosa, marcada pelos temperos fortes – quase sempre bastante apimentados. Especificamente em Cape Town, achamos tudo mais delicado. Ainda há, é claro, o toque africano, principalmente quando nos restaurantes que evidenciam essa culinária, mas quase sempre de uma forma mais sutil. Numa cidade tão movimentada por turistas, é comum que as cozinhas se adequem ou mesmo recebam influência a partir dos gostos estrangeiros. Em Cape Town isso é evidente. Ainda assim, se você não costuma comer pimenta, é bom estar atento e passar longe dos pratos com “chilli“!


Já montou seu roteiro em Cape Town? Veja as melhores atrações da cidade no post: O que fazer em Cape Town.


Como uma boa cidade litorânea, Cape Town abusa dos frutos do mar. Os menus quase sempre oferecem ostras, camarões, peixes e até mesmo lagostas. Tudo sempre fresco e muito saboroso em todos os lugares pelos quais passamos. No entanto, embora tenhamos ouvido maravilhas sobre os preços dos frutos do mar em Cape Town, a realidade não nos pareceu assim tão impressionante. Na maior parte dos restaurantes, um prato com 6 camarões queen (beeeeem menores que o nosso VG) girava – em Maio de 2018 – em torno de seus 300 Rands. Cerca de R$100 numa conversão aproximada.

Mais baratos, e também muito saborosos, são os pratos de carnes vermelhas, aves e as massas. Espere encontrar bons cortes de contra-filé e filé mignon em boa parte dos restaurantes. Assim como as costelas ao molho barbecue – bem mais suculentas e soltinhas do que as que costumo encontrar aqui no Brasil, diga-se de passagem. Restaurantes especializados em massas também existem aos montes e são ideais para quem busca experiências mais habituais e baixo custo.

O Chicken Schnitzel também está presente em quase todos os menus da cidade e, na maior parte das vezes, é uma opção econômica. Originária da Áustria, a preparação é famosa e bastante comum por lá. Trata-se, basicamente, de um frango a milanesa. Quase sempre acompanhado de batatas fritas e/ou coleslaw (salada de repolho). Garantia de sucesso até mesmo para as crianças!

Por fim, se quiser experimentar a comida verdadeiramente africana, anote aí alguns nomes que você deve procurar por lá:

  • Biltong – um petisco de carne seca e curada supercomum e vendido em quase todo lugar. Até mesmo em stands no aeroporto!
  • Pap – uma espécie de purê de milho meio empapado comumente apresentado como acompanhamento para carnes.
  • Boerewors – sabe linguiça de churrasco? Então… adicione um pouco de pimenta. Agora um pouco mais. Pronto. Isso é boerewors.
  • Bobotie – de forma bem resumida e buscando inspiração na nossa cozinha, o bobotie é como um bolo de carne moída com curry, coberto com creme branco.

 

RESTAURANTES EM CAPE TOWN – V&A WATERFRONT

O V&A Waterfront é uma espécie de centro comercial a céu aberto, que conta com shopping, inúmeras lojas, atrações turísticas e, como não poderia deixar de ser, incontáveis restaurantes. É uma opção prática e segura para qualquer hora. Por tudo isso é também uma localização excelente para hospedagem (se você ainda não fechou seu hotel veja nosso review sobre o Radisson Blu Waterfront). Dentre os muitos restaurantes de V&A Waterfront, alguns deles merecem sua atenção especial. Confira nossas sugestões.

Você sabia que o seguro médico é item OBRIGATÓRIO em viagens para diversos países mundo afora? Se você ainda não contratou o seu, clique aqui e cote com a SegurosPromo. Através dela, você consegue comparar preços de vários planos e fica fácil encontrar o que melhor se encaixa em suas necessidades e em seu bolso! Afinal de contas, ninguém quer passar perrengue na férias, né? E mais: utilizando o cupom de desconto IMAGINANAVIAGEM5 você ainda garante 5% de desconto na contratação do serviço!

 

WATERFRONT FOOD MARKET

O Food Market é, como o próprio nome sugere, um mercado. Bem naquele estilinho mercado municipal, sabe? Repleto de stands, ele é o destino certo para quem deseja comprar apenas alguns ingredientes para a despensa, mas também para quem busca lanches e refeições completas. Há mesas e cadeiras para sentar e degustar a culinária local sem pressa.

No mais, se você é daquele tipo de viajante que adora voltar pra casa com a mala cheia de guloseimas típicas, o Food Market é o lugar. Prepare os bolsos e abra espaço na bagagem antes de passar por ali.

Horário de funcionamento: de Domingo a Quinta, das 10h às 19h. Sextas e Sábados das 10h às 20h. Entre os meses de Novembro e Abril o Food Market fecha uma hora mais tarde.
Endereço: Nobel Square, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.waterfrontfoodmarket.com

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay
Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

KARIBU

O Karibu é um restaurante com pegada típica africana. Com boas opções no menu (em especial os frutos do mar), o preço é um pouquinho acima da média, mas nada exorbitante. O mais bacana é que, durante o jantar, fomos surpreendidos com um pocket show de um grupo vocal local. Foram apenas 2 ou 3 músicas, mas o suficiente para empolgar a “plateia” e fazer de um simples jantar uma experiência verdadeiramente inesquecível.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 11h às 23h.
Endereço: Shop 156, The Wharf Centre, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.kariburestaurant.co.za

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©PixabayRestaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

Pensando em alugar um carro? Minhas dicas são: prefira locadoras mais reconhecidas no mercado como Sixt, Europcar, Avis, Hertz e Álamo e, se puder, faça todos os seguros possíveis. Embora possam encarecer o aluguel, eles garantem uma viagem livre de stress!
Por aqui, nós utilizamos a plataforma RentCars para cotar e alugar nossos carros.
Nela, você consegue comparar ofertas de diversas locadoras e fica fácil encontrar uma opção redondinha para as suas necessidades, sem pesar no seu bolso!
Acesse a RentCars clicando aqui e faça sua simulação!

 

GIBSON`S

Bem pertinho do Karibu está o Gibson’s. A steak house tem menu democrático, ideal para aqueles dias em que buscamos uma comida mais familiar (no sentido de habitual, mesmo). Os cortes são excelentes, carnes macias e pratos bem servidos! A costela ao molho barbecue é de comer rezando. Escolha uma das mesas na varanda para curtir a vibe de V&A Waterfront mesmo durante a refeição. Ah, os preços ficam dentro da média da Cidade do Cabo.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 12h às 22h.
Endereço: Shop 157, The Wharf Centre, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.gibsonsburgers.co.za

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©PixabayRestaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

COL`CACCHIO

Trata-se de uma rede com mais de 30 unidades espalhadas por toda a África do Sul. Ali, a culinária italiana é quem dá o tom. No menu, pizzas (que são o carro-chefe da casa) e massas variadas, sempre muito saborosas e a preço justíssimo. O ambiente agradável e atendimento atencioso, pelo menos na filial de V&A Waterfront, também foram pontos bastante positivos.

Minha sugestão? O “spaguetti com crema di gamberi” é de comer rezando. E, para um prato com camarões, tem precinho camarada.

Horário de funcionamento: de Segunda a Sexta, das 9h às 23h. Sábados e Domingos, das 8h às 23h.
Endereço: Shop 720, Victoria Wharf, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.colcacchio.co.za

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay
Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

HARBOUR HOUSE

O Harbour House é um daqueles lugares que não precisam de referência ou endereço. Eu diria que é impossível não percebe-lo em V&A Waterfront. Com visual moderno, todo envidraçado e de frente pro mar, o restaurante é um dos mais imponentes do complexo. Seu menu é bastante variado, com opções que vão desde a culinária asiática até os pratos típicos da Cidade do Cabo. Muitos frutos do mar, dentre os quais – dizem – as ostras são a melhor pedida!

Horário de funcionamento: Aberto diariamente, das 12h às 16h e das 18h às 22h.
Endereço: Quay Four, Ground Floor, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.harbourhouse.co.za

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay
Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

VOVO TELO

Sabe aqueles dias que a fome não é lá muito grande e tudo o que você quer é uma opção rápida e leve? Então, o Vovo Telo é uma excelente alternativa para estes momentos. Uma mistura de café com padaria artesanal, de ambiente aconchegante e menu de fazer qualquer um salivar. São pães, waffles e mil ouras delicinhas perfeitas para um lanche no final da tarde ou até mesmo para um almoço levinho.

O Vovo Telo ainda conta com um menu especial “take away”, ou seja, dá pra encher a sacola de gostosuras e comer no quarto do hotel. Um programa que eu, particularmente, adoro fazer naqueles dias mais puxados do roteiro.

Horário de funcionamento: Diariamente das 7h30 às 20h30.
Endereço: 33 Pierhead, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.vovotelo.co.za

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay
Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

WIMPY

Wimpy é uma espécie de versão africana do Mc Donald’s… uma lanchonete recheada de opções de hambúrgueres e afins que você encontra em todo lugar. Obviamente, há uma delas em V&A Waterfront.

Não espere nada gourmet. É fast-food raiz, mesmo. Ideal para quem não quer gastar muito tempo ou dinheiro. Ou, além disso, para quem viaja com crianças. Qual pequeno não fica satisfeito com uma boa combinação de cheeseburguer com batata frita, ãhn?

Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 22.
Endereço: Shop 221A, Victoria Wharf, V&A Waterfront – Cape Town
Website: www.wimpy.co.za

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay
Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

 

RESTAURANTES EM CAPE TOWN – AS INDICAÇÕES DO TRIPADVISOR

Você conhece o TripAdvisor, certo? Se ainda não ouviu falar sobre ele, precisa já conhecer. O site funciona como um termômetro de estabelecimentos, cuja referência é única e simplesmente a opinião dos viajantes. Basicamente, você consegue ver a nota de um hotel/companhia aérea/restaurante com base nas avaliações de pessoas que já estiveram por lá (ou utilizaram aquele serviço) antes de você.

A parte mais legal – e que pra mim funciona como uma mão na roda durante as viagens – é o aplicativo. Com ele, basta ativar o GPS do seu celular e você encontra uma classificação de restaurantes com base na pontuação e distância. Em outras palavras, você consegue rapidamente identificar os melhores restaurantes próximos a você.

O TripAdvisor tem sido um companheiro fiel ao longo das nossas viagens, e sempre nos traz dicas infalíveis de restaurantes, hotéis ou mesmo atrações. Os três restaurantes abaixo foram retirados de lá e são alguns dos mais bem avaliados de toda Cidade do Cabo. Daquelas opções bacanudas para quem quer não apenas uma simples refeição, mas sim uma verdadeira experiência gastronômica.

Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay
Restaurantes em Cape Town. Foto: ©Pixabay

MZANSI

Mzansi é, na verdade, uma vivência africana. Localizado em Langa – o mais antigo township de Cape Town – ele promete uma refeição típica, em um ambiente típico com música típica. A pedida perfeita aara aqueles turistas que querem, verdadeiramente, viver uma imersão na cultura local.

Endereço: 45 Harlem Ave, Langa – Cape Town
Website: www.mzansi45.co.za

CHEF`S WAREHOUSE

O Chef’s Warehouse se autointitula como um lugar feito para chefs profissionais, amadores ou, simplesmente, amantes da gastronomia. Ali não há menu fixo. A cada dia novos pratos são criados e a surpresa faz parte da alma do negócio. O ponto negativo é que não há reservas e o lugar é bastante procurado, então é preciso chegar bastante cedo ou preparar-se para aguardar um bom tempo por uma mesa. O bar “No Reservations” recebe a galera que topa ficar na fila.

Endereço: 92 Bree Street, Cape Town City Centre – Cape Town.
Website: www.chefswarehouse.co.za

MILLERS THUMB

O Millers Thumb é um restaurante simples que funciona em uma casa também simples. À primeira vista, pode soar como “nada de relevante”. Mas, com incontáveis avaliações muito positivas, ele é um dos restaurantes em Cape Town mais bem avaliados pelos viajantes do TripAdvisor. Seu menu é especializado em frutos do mar – sempre fresquinhos, é o que todos destacam! E, seus proprietários costumam receber os visitantes pessoalmente, sempre cheios de simpatia. Parece uma delícia, não?

Endereço: 10B Kloofnek Road, Tamboerskloof – Cape Town.
Website: www.millersthumb.co.za

 

RESTAURANTES EM CAPE TOWN – NO MAPA

Para facilitar ainda mais a viagem, que tal um mapinha com a localização exata de todos os restaurantes citados neste post? Pois então confira abaixo e já salve no GPS!

 

 

Leia Mais:

Onde ficar em Cape Town: Radisson Blu Waterfront – a melhor localização!
The Michelangelo: Um pedacinho da Itália em Sandton – Johannesburg
Onde ficar na Garden Route: Fancourt – a escolha perfeita!
Hotel em Hermanus: Mosselberg on Grotto Beach
Remédios para viagem: o que levar na farmacinha?

 

Post Anterior

Table Mountain - dicas para conhecer a incrível Montanha da Mesa

Próximo Post

Cape Town e a crise da água: como fica o turismo? A água vai acabar?

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.