O que fazer em Ottawa – 8 atrações turísticas para colocar no roteiro.

Procurando dicas sobre “o que fazer em Ottawa”? O Imagina na Viagem esteve por lá e selecionou 8 atrações excelentes na cidade! Na lista você encontrará de um tudo – museus, passeios ao ar livre, monumentos históricos e muito mais. Porque sim, Ottawa tem muito a oferecer.

Neste artigo você ainda encontrará dicas úteis para sua viagem: informações sobre transporte público, hospedagem e macetes legais para quem planeja visitar a cidade motorizado. E aí, bora planejar sua viagem?

O QUE VOCÊ VAI VER NESTE POST:

1. SOBRE OTTAWA

2. O QUE FAZER EM OTTAWA
— 2.1. PARLIAMENT HILL
— 2.2. CATEDRAL DE NOTRE-DAME
— 2.3. NATIONAL GALLERY OF CANADA
— 2.4. CANADIAN MUSEUM OF HISTORY
— 2.5. SPARKS STREET
— 2.6. CANAL RIDEAU
— 2.7 BYWARD MARKET
— 2.8 PARC DE LA GATINEAU
— 2.9 OUTROS PASSEIOS E ATIVIDADES EM OTTAWA…

3. DICAS EXTRAS
— 3.1. TRANSPORTE PÚBLICO
— 3.2. VIAGENS DE CARRO
— 3.3. ONDE FICAR
— 3.4. CANNABIS E O CONSUMO RECREATIVO

1. SOBRE OTTAWA – UM RESUMO

Localizada no meio do caminho entre as cidades de Toronto e Quebec, Ottawa é a capital do Canadá. Possui pouco menos de um milhão de habitantes e uma área total de 2.790 km².

Ottawa foi fundada em 1826, sob o nome de Bytown. E assim como várias outras cidades canadenses, teve origem a partir da colonização inglesa. Assim, o idioma falado por lá é o inglês. No entanto, o francês também é bastante comum, já que a cidade está na fronteira entre as porções francesa e inglesa do Canadá. A moeda utilizada é o Dólar Canadense – identificado neste texto como CAD.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

A cidade também é classificada como a sétima capital mais fria do mundo – característica unicamente climática, uma vez queseu povo é realmente bastante acolhedor e simpático. As temperaturas médias em Ottawa variam de 25°C (no verão) a -10°C (no inverno).

O que eu achei de Ottawa? A cidade que eu escolheria para viver, caso um dia me mudasse para o Canadá. Um centro urbano com todas as facilidades de um centro urbano, mas sem a maior parte dos problemas associados. Seu trânsito é tranquilo, suas ruas são absolutamente limpas, seu povo é de uma simpatia que contando ninguém acredita… Não sei dizer quantas vezes recebemos sorrisos e “bom dias” enquanto caminhávamos por suas ruas.

É também uma cidade jovem, viva. Com bons hotéis, uma boa oferta de restaurantes e vida noturna e excelentes atrativos turísticos. E, por falar nisso… vamos ao que interessa?

Você sabia que o seguro médico é item OBRIGATÓRIO em viagens para diversos países mundo afora? Se você ainda não contratou o seu, clique aqui e cote com a SegurosPromo. Através dela, você consegue comparar preços de vários planos e fica fácil encontrar o que melhor se encaixa em suas necessidades e em seu bolso! Afinal de contas, ninguém quer passar perrengue na férias, né? E mais: utilizando o cupom de desconto IMAGINANAVIAGEM5 você ainda garante 5% de desconto na contratação do serviço!

2. O QUE FAZER EM OTTAWA

Abaixo, você encontra 8 respostas para a pergunta “o que fazer em Ottawa”. São atrações para todos os estilos e gostos. De quebra, muitas delas são gratuitas. A depender da sua localização de hospedagem, você conseguirá chegar em muitas delas com uma simples caminhada. Abra o mapa, separe a caneta, porque é hora de planejar o seu roteiro.

2.1. O QUE FAZER EM OTTAWA: PARLIAMENT HILL

O Parliament Hill (ou Colina do Parlamento) é uma das figurinhas mais comuns nos roteiros turísticos por Ottawa, e não é difícil entender o porquê. Ali está o edifício governamental mais importante de todo o Canadá – e certamente um dos mais bonitos também.

Com arquitetura neogótica, o Parliament levou 17 anos para ser construído (entre os anos de 1859 e 1876). A história conta que quando Ottawa foi fundada pelos ingleses, em 1826, a colina do parlamento era utilizada como uma base militar. Foi apenas anos mais tarde, quando a Rainha Vitória escolheu Ottawa como capital das colônias britânicas, que a antiga base deu lugar à sede do parlamento.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Parliament Hill – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

O Parliament é divido em três alas principais: o west block, o centre block e o east block. Até 2018, os três edifícios eram abertos à visitação. No entanto, em 2019, o governo do Canadá iniciou aquele que foi intitulado “o maior e mais complexo projeto de reabilitação de patrimônio” já realizado pelo país. Trata-se de uma restauração minuciosa do Centre Block – que, infelizmente (para os turistas), resulta em uma interrupção das visitas àquele edifício. A expectativa de duração das obras é de 10 (longos!) anos, mas há alternativas.

Enquanto o Centre Block permanece fechado, visitantes que se interessam pela história canadense ou têm curiosidade sobre o regime parlamentarista, podem fazer tours guiados (gratuitos) ao West Block – onde está localizada a Câmara dos Comuns – e ao Senado (realocado no antigo Centro de Conferências do Governo, a um quarteirão do Parliament).

Os tours acontecem diariamente, mas podem sofrer interrupções em função da agenda parlamentar. Caso este seja um passeio imperdível pra você, é fundamental acessar o site oficial do Parliament para conferir dias e horários disponíveis durante a sua viagem. O site também possibilita a reserva antecipada de ingressos (sem custo). Antigamente, era preciso chegar bem cedinho ao parlamento para conseguir um ticket. Hoje em dia, ainda é possível fazer isto, mas como o sistema está disponível online, boa parte dos turistas reserva com antecedência – o que pode atrapalhar os planos daqueles que deixam para a última hora.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Centennial Flame – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

ATENÇÃO: É necessário passar por triagem de segurança antes de acessar os prédios do governo. Cada visitante pode portar (apenas) uma bolsa – desde que menor que 35,5cm x 30,5cm x 19cm. Não há armários no local.

Vale dizer que, ainda que você não tenha interesse em acessar os edifícios parlamentares, o Parliament Hill deveria entrar na sua agenda. Há atividades bacanas acontecendo na colina quase sempre. Da troca de guarda (sempre pelas manhãs, de junho a agosto), aos festivais de luzes (Northern Lights ou Christimas Lights), passando pelas festas do Canada Day (comemorado no 1º de julho), os eventos são muitos. E, quando não há eventos, pode esperar encontrar uma turma fazendo piquenique ou jogando bola no grande gramado do parlamento. Ainda em meio aos gramados, não deixe de dar uma olhadinha também na Centennial Flame, acesa desde os anos 60, em comemoração ao centenário da confederação do Canadá. Tudo isso, ao som dos 53 sinos da Peace Tower (que permanecem tocando apesar das obras – e que durante nossa visita nos brindaram com uma versão de Garota de Ipanema, acredita?)

Por último, mas não menos importante, o visual que se tem dali é realmente especial. Uma caminhada por trás dos edifícios do parlamento garante vistas belíssimas do Major’s Hill Park, do rio Ottawa, da Alexandra Bridge e da cidade vizinha, Gatineau. A partir dali, se tiver disposição, encare as escadas que descem ao Ottawa River Pathway e aproveite um passeio agradabilíssimo à beira do rio.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Tickets: Não há custo. O ideal é que sejam reservados antecipadamente, através do site oficial, em: www.rts.parl.ca/
Horários: verificar horários dos tours no website oficial.
Endereço: 111, Wellington St.
Site oficial: www.parl.gc.ca

2.2. O QUE FAZER EM OTTAWA: NOTRE-DAME DE OTTAWA

Você já deve ter ouvido falar na Notre-Dame de Montréal. De fato, ela é igreja mais emblemática do país, com um interior que provoca suspiro mesmo em qualquer pagão. O que pouca gente sabe é que Ottawa tem a sua própria Catedral de Notre-Dame e sua beleza também é arrebatadora.

A Catedral de Notre-Dame de Ottawa é a maior e mais antiga igreja da cidade, além de ser a “igreja-mãe” da arquidiocese local. Começou a ser construída no ano de 1941 e em 1990 recebeu status de Patrimônio Histórico Nacional do Canadá.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Catedral de Notre-Dame – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

Não se engane pela trivialidade de seu exterior. A exceção dos campanários revestidos com estanho (característica comum às igrejas do lado francês do Canadá), por fora ela parece uma igreja como outra qualquer. Sem grandes destaques, sabe? Talvez por isso muita gente opte por não visita-la. E a perda é grande. Seu interior é, sem sombra de dúvidas, um dos mais bonitos que já conheci. E lembra bastante a popular Notre-Dame de Montréal.

Seu teto abobadado é pintado de azul e salpicado de estrelas douradas. Há lindos vitrais e incontáveis estátuas bíblicas. O altares laterais feitos em madeira são absolutamente maravilhosos. A verdade é que perdemos a noção do tempo enquanto apreciávamos seus tantos detalhes.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Catedral de Notre-Dame – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

A Catedral de Notre-Dame de Ottawa tem entrada gratuita e está aberta ao público diariamente. Caso você deseje fazer um tour guiado, o serviço está disponível (há que se pagar uma taxa) entre os meses de maio e outubro. A visita guiada tem duração de 45 a 60 minutos e deve ser organizada antecipadamente com o escritório da igreja, por email (veja detalhes abaixo).

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Tickets: Entrada livre.
Horários: De novembro a abril – Segundas das 11h30 às 18h. Terças a sextas, das 10h às 18h. Sábados das 14h às 18h. Domingos das 8h às 20h30; De maio a outubro – Segundas das 11h30 às 18h. Terças a sextas, das 9h às 18h. Sábados das 9h às 18h. Domingos das 8h às 20h30;
Endereço: 385, Sussex Drive.
Site oficial: www.notredameottawa.com
E-mail (tours guiados): info@notredameottawa.com

2.3. O QUE FAZER EM OTTAWA: NATIONAL GALLERY OF CANADA

A National Gallery é daqueles lugares essenciais no roteiro de quem curte arte. São mais de 93 mil obras de artistas das mais variadas partes do mundo – incluindo, claro, o Canadá. Tudo isso numa área de 46 mil metros quadrados, cuja principal estrutura – feita em vidro e granito – pode ser destacada como uma das mais belas criações. O museu foi projetado pelo arquiteto Moshe Safdie e inaugurado no ano de 1998.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
National Gallery – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

Lá dentro, para além das obras expostas, alguns espaços merecem o seu tempo. É o caso do “Michael and Sonja Koerner Family Atrium” – com sua piscina de vidro – e do “Fred and Elizabeth Fountain Garden Court” – com seu lindo jardim interno.

Na área externa da National Gallery (não é necessário ingresso) também há muito o que ver. Em primeiro lugar, há que se dar atenção à Maman – uma aranha gigante, esculpida em cobre, aço inoxidável e mármore, que já virou símbolo do museu. A escultura, de autoria de Louise Bourgeois, tem mais de 9 metros de altura e custou mais de três milhões de dólares ao museu.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Nepean Point – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

Caminhando pela lateral do museu (entre a National Gallery e o The Global Centre for Pluralism) você ainda encontra mais algumas surpresas. Um caminho arborizado revela outras esculturas – em pedra, mármore, bronze… – e termina no mirante Nepean Point. Lá você encontrará nada menos que uma das vistas mais lindas do Parliament Hill.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Tickets: Vendidos diretamente da bilheteria. Adultos pagam CAD16, maiores de 65 anos pagam CAD14, estudantes e menores de 24 anos pagam CAD8 e crianças (11 anos ou menos) têm entrada gratuita. Às quintas-feiras, das 17h às 20h, a entrada na National Gallery é gratuita (somente para a exposição fixa).
Horários: De 1 de outubro até 30 de abril – diariamente, das 10h às 17h. Às quintas, o museu fecha mais tarde, às 20h. E permanece fechado às segundas. De 1 de maio a 30 de setembro – aberto de sexta a quarta das 10 às 18. E às quinta, de 10h às 20h. O horário pode ser alterado em função de feriados e datas festivas, sempre é bom verificar no site oficial.
Endereço: 380, Sussex Drive.
Site oficial: www.gallery.ca

2.4. O QUE FAZER EM OTTAWA: CANADIAN MUSEUM OF HISTORY (MUSEU CANADENSE DE HISTÓRIA)

Se a National Gallery é um destino obrigatório para fãs de arte, o Canadian Museum of History é (como o próprio nome revela) imperdível para fãs de história. Ali, o objetivo é iluminar a história da civilização canadense, com ênfase em sua pluralidade cultural.

Trata-se do museu mais visitado de todo o Canadá (com cerca de 1,2 milhões de visitantes por ano) e também um dos mais antigos. Depois de assumir alguns nomes e endereços diferentes, em 1989 o Canadian Museum of History fixou base em Gatineau – cidade vizinha de Ottawa – num edifício projetado por Douglas Cardinal, um arquiteto canadense de origem aborígine. Eu falei que a pluralidade cultural era o carro-chefe ali, não falei?

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Canadian Museum of History – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

Visitar o Canadian Museum of History foi bem interessante. Estava louca para ver os totens indígenas – o museu conta com a maior coleção do mundo em um ambiente fechado – e, de fato, eles são lindos. Mas não podia imaginar que aprenderia tanto sobre a história do Canadá e seu povo. São mais de 20 mil anos de história expostos em salas amplas, bem organizadas… fica fácil seguir “o fio da meada”, sabe? No Canadian History Hall essa narrativa é ainda mais evidente – os cerca de 1.500 artefatos, vídeos e fotografias, nos levam por um verdadeiro passeio pela história daquele país.

Dentro do Canadian Museum of History há ainda um cinema IMAX onde são exibidos filmes curtos (com duração de 20 a 45 minutos) em 2D ou 3D. E, por fim, o Children’s Museum, inteiramente dedicado aos pequenos. Quem esteve lá com filhos diz que esta é uma das melhores atrações de Ottawa para crianças. E pela animação que vi quando estive por lá, não poderia duvidar.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Canadian Museum of History – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

O Museu Canadense de História está localizado a uma curta distância do centro de Ottawa. Você pode chegar até lá caminhando através da Alexandra Bridge – que, de quebra, tem uma das vistas mais espetaculares que você encontrará por lá – ou de Aqua-Taxi (apenas entre meados de junho e meados de outubro). Para ver mais informações sobre o serviço de táxi aquático, acesse o site oficial em: www.aquataxi.ca

Guias simplificados em português estão disponíveis no balcão principal do museu. Mas, se preferir, você pode se adiantar e baixar o seu neste endereço: www.historymuseum.ca/cmh-pt

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Tickets: Adultos pagam CAD20, maiores de 65 anos pagam CAD18 e crianças (de 3 a 12 anos) pagam CAD12. Os tickets são acesso a todas as galerias do Museum Canadense de História, bem como ao CINÉ+ (cinema IMAX) e ao Children’s Museum. DICA EXTRA: O SITE GET YOUR GUIDE TEM INGRESSOS (COMPRA ONLINE) MAIS EM CONTA QUE A BILHETERIA LOCAL. Veja em:
Horários: Diariamente, das 9h30 às 17h. Às quintas-feiras o museu tem horário estendido até às 20h.
Endereço: 100, Laurier Street, Gatineau.
Site oficialwww.historymuseum.ca

2.5. O QUE FAZER EM OTTAWA: SPARKS STREET

Uma rua de pedestres, com lojinhas e restaurantes, no coração do centro de Ottawa. Assim é a Sparks Street – que muitos gostam de chamar de “o shopping a céu aberto” da cidade.

Em meio a boa variedade de comércio, é bonito ver a mistura entre o histórico e o moderno. Há construções bastante antigas, cercadas por grandes prédios envidraçados – muitos dos quais abrigam serviços do governo. Isso sem falar nas obras de arte expostas e nos artistas de rua que fazem do passeio ainda mais agradável.

O National War Memorial – no encontro entre a Sparks Street e a Elgin Street – é também um ponto de interesse comum aos turistas. O monumento é uma homenagem aos membros das forças armadas do Canadá que morreram em guerra. É também ali que se realiza a cerimônia oficial do Remembrance Day, em todo 11 de novembro.

Entre outros eventos que acontecem na Sparks Street estão o Internacional Chicken & Rib Cook-of (sempre no final de junho), Latin Sparks Festival (junho), Ottawa International Buskerfest (agosto).

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Endereço: Sparks Street – entre a Elgin Street e a Lyon Street.
Site oficial: www.sparkslive.com

2.6 O QUE FAZER EM OTTAWA: CANAL RIDEAU

Sabe quando um lugar é tão especial que nem precisa de muita coisa pra agradar? Então… O Rideau é assim. Um passeio, sem hora e sem pressa, por suas margens já seria um programa super completo. Sentar num banco sob a sombra de uma árvore e assistir os barquinhos que vem e vão… sim, é tão maravilhoso quanto parece ser.

Mas fica ainda melhor. Porque apesar de não precisar de outros atrativos, ele os tem. O Bytown Museum, situado em uma construção de pedra às margens do canal, é um museu dedicado à história de Ottawa (cujo nome original, à época de sua fundação, era Bytown). É um excelente ponto de partida para começar a aproveitar seu dia pelo Rideau. A partir dali, a programação depende, basicamente, da época do ano que você viaja.

Canal Rideau – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

No verão, é possível fazer mini-cruzeiros, alugar barcos, pedalinhos, caiaques ou pranchas de stand-up paddle na marina do Dows Lake Pavilion. Ou, ainda, fazer um passeio de bicicleta pelo Rideau Canal Pathway, um caminho para pedestres e bikes, que acompanha o canal através de quilômetros. As bicicletas podem ser alugaras no RentABike (em frente ao Château Laurier) ou no Escape Bicycle Tours (na Sparks Street). Na primavera, acrescente a tudo isso tulipas colorindo o cenário. No outono, as folhas de maple em tons de amarelo, laranja e vermelho. É simplesmente apaixonante.

No inverno, o Rideau transforma-se completamente. Mas não perde o encanto. Entre os meses de janeiro e março (em alguns anos, a temporada pode sofrer alguma variação em função do clima), o Rideau tem sua superfície congelada e ganha o título de maior pista de patinação no gelo do mundo, com 7,8 quilômetros de comprimento. A pista tem acesso gratuito e permanece aberta 24 horas por dia e, além de ser um dos principais atrativos turísticos da cidade, torna-se também um excelente “corta-caminho” para os moradores. Não é incomum ver jovens utilizando o percurso para ir ou voltar do trabalho. Para melhor ainda mais a experiência, chalés são montados nas margens, com opções de comidas e bebidas quentes. Não deixe de experimentar a combinação hot chocolate + BeaverTails. Eu garanto que vai ser uma das refeições mais deliciosas da viagem!

O Rideau é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2007 e faz a ligação fluvial entre Ottawa e Kingston, com mais de 200 quilômetros de comprimento total. Ao todo, são 45 eclusas no canal, e pasme: depois de quase 100 anos, elas hoje são operadas exatamente da mesma maneira que quando foram construídas.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Site oficial: www.pc.gc.ca/en/lhn-nhs/on/rideau
Condições (em tempo real) da pista de gelo: www.ncc-ccn.gc.ca/rideau-canal-skateway

2.7. O QUE FAZER EM OTTAWA: BYWARD MARKET

ByWard Market é o nome do mercado público mais famoso de Ottawa, bem como de um pequeno bairro que o cerca. É tido por muitos como a principal atração turística da cidade em função da grande quantidade de visitantes que recebe – em algumas épocas, cerca de 50 mil pessoas passam por ali a cada final de semana.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
ByWard Market – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

Por ali, além do mercado em si e das feiras que acontecem no entorno, espere encontrar muitas lojas, incontáveis restaurantes e bares, opções de vida noturna e ótimos artistas de rua. Um excelente lugar para passar o dia ou a noite – e a minha área preferida para hospedagem na cidade! Afinal de contas, nada melhor e mais prático que sair do hotel e dar de cara com um bairro agitadinho, descolado e repleto de comercio.

É também em ByWard Market que está localizado o letreiro “OTTAWA”. Se você é do time que coleciona fotos em letreiros, anote já o endereço: ele fica na altura do número 6 da York Street, a cerca de 150 metros da entrada do mercado de ByWard Market.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
ByWard Market – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

INFORMAÇÕES PRÁTICAS:

Endereço: ByWard Market Square.
Horários: geralmente de 9h às 17h, mas podem variar de loja para loja (restaurantes ficam abertos até bem mais tarde, por exemplo), e em função da temporada.
Site oficial: www.byward-market.com

2.8. O QUE FAZER EM OTTAWA: PARC DE LA GATINEAU

O Parc de la Gatineau é um parque federal – o mais visitado da província de Quebec. Sim, porque embora ele fique a apenas 15 minutinhos do centro de Ottawa, ele já está do lado de lá da fronteira. São 361,3 km² de extensão total, com incontáveis trilhas, lagos maravilhosos e atividades incríveis.

Eu poderia ficar aqui por horas falando sobre o parque – e como nós amamos conhecê-lo – mas fiz melhor e preparei um guia completo sobre o passeio. No post “Parc de la Gatineau – o paraíso das cores do outono no Canadá” você encontra uma descrição mais detalhada do parque e suas atrações, bem como dicas sobre a melhor época para visitar, como chegar, e outras informações práticas.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Parc de la Gatineau – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

Só digo uma coisa: este foi, sem sombra de dúvidas, um dos passeios que mais nos fez feliz em toda nossa jornada pelo Canadá.

2.9. OUTROS PASSEIOS E ATIVIDADES EM OTTAWA…

O site Get Your Guide é nosso mega companheiro em várias viagens. Quando estamos sem carro, quando visitamos atrações mais populares (onde a compra antecipada dos ingressos é fundamental) ou, simplesmente, quando queremos aproveitar os passeios com mais conforto e sem preocupações, é lá que contratamos tudo.

Em Ottawa, o Get Your Guide oferece algumas excelentes opções de tours e atividades. Dentre elas, minhas preferidas são as listadas abaixo. Veja mais detalhes e faça sua reserva antecipada clicando nos links.

1. Rio Ottawa: Cruzeiro Turístico Histórico.
2. Excursão Guiada Bilíngue em Ônibus Anfíbio.
3. Entrada no Canadian Museum of History (mais barato que na bilheteria).
4. Excursão Particular em Ottawa com um Guia Local.
5. Passeio Noturno Assombrado de 90 Minutos em Ottawa.
6. Bilhete de 1 Dia para o Ônibus Hop-On Hop-Off em Ottawa.
7. Excursão noturna de 3,5 horas com cruzeiro pelo rio Ottawa.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Parliament Hill – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

3. DICAS EXTRAS

Agora que você já sabe o que fazer em Ottawa , que tal algumas dicas espertas para otimizar a sua estada na cidade? Pode preparar o papel e a caneta!

3.1. TRANSPORTE PÚBLICO

Ottawa é uma cidade cuja área turística é relativamente pequena. O deslocamento entre seus principais pontos de interesse pode, perfeitamente, ser feito a pé. Mas, se por qualquer razão você quiser utilizar o serviço de transporte público, aí vai uma dica esperta.

A OC Transpo é a empresa responsável pelos ônibus e trens na cidade. Em seu site, eles oferecem um planejador de viagens super intuitivo e fácil de usar. Basta inserir os endereços de partida e destino para descobrir a melhor rota – com direito a horário dos ônibus e tudo mais. É realmente bem prático.

Veja em: plan.octranspo.com

3.2. VIAGENS DE CARRO

Se você planeja uma viagem de carro pelo leste do Canadá e pretende fazer de Ottawa uma de suas bases, pode ficar sossegado. A cidade é uma tranquilidade para os motoristas. Diferentemente do que você pode imaginar de uma capital, Ottawa tem trânsito fácil. Além de ser também um dos lugares mais civilizados que já visitei – e isso, é claro, é refletido também no tráfego.

O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem
Alexandra Bridge – O que fazer em Ottawa © Imagina na Viagem

A verdade é que só usamos o carro para chegar e sair da cidade, assim como no dia que fomos ao Parc de la Gatineau. Fizemos todas as demais atrações a pé, enquanto o carro ficava parado no estacionamento do hotel.

E, por falar em estacionamento, anote aí: a maior parte dos hotéis oferece vagas próprias, mas o preço pode ser salgadinho. Se economia for um fator mais importante que conforto para você, vale a pena procurar por estacionamentos públicos ou privados no entorno do seu hotel. Muitas vezes você encontrará valores mais baratos neles. E num país com o nível de segurança do Canadá, não há mesmo com o que se preocupar.

Pensando em alugar um carro? Minhas dicas são: prefira locadoras mais reconhecidas no mercado como Sixt, Europcar, Avis, Hertz e Álamo e, se puder, faça todos os seguros possíveis. Embora possam encarecer o aluguel, eles garantem uma viagem livre de stress!
Por aqui, nós utilizamos a plataforma RentCars para cotar e alugar nossos carros.
Nela, você consegue comparar ofertas de diversas locadoras e fica fácil encontrar uma opção redondinha para as suas necessidades, sem pesar no seu bolso!
Acesse a RentCars clicando aqui e faça sua simulação!

A empresa Indigo é responsável por vários dos estacionamentos privados de Ottawa. No site deles, você consegue fazer pesquisas por localização e verificar os estacionamentos mais próximos ao seu hotel. Há também informações como horário de funcionamento e valor da hora ou diária. Veja em: www.ca.parkindigo.com.

Para detalhes sobre localização e preço dos estacionamentos públicos de Ottawa, veja em: www.ottawa.ca/en/parking-roads-and-travel/parking.

3.3. ONDE FICAR EM OTTAWA

Quem acompanha o Imagina já sabe que eu canso de dizer: a localização da sua hospedagem interfere MUITO na sua experiência de viagem. Ter ficado em ByWard Market foi excelente e eu recomendo pra todo mundo. Há todo tipo de hotel por lá, ou mesmo hostels – o que não faltam são opções capazes de atender a todo estilo e gosto.

No ByWard Market, escolhemos o Andaz Ottawa ByWard Market – um quatro estrelas, membro da rede Hyatt, com quartos absolutamente confortáveis, espaçosos, ambiente descolado e vistas incríveis da cidade.

No post “Onde ficar em Ottawa – Um guia dos melhores hotéis e hostels da cidade“, eu falo mais sobre as localizações ideias e dou dicas de outros hotéis que também podem atender bem as suas necessidades.

3.4. USO RECREATIVO DA CANNABIS EM OTTAWA

No final de 2018, o Canadá legalizou, em todo o seu território, o consumo recreativo da Cannabis. Isso inclui a cidade de Ottawa, claro. Na prática, isso significa que maiores de idade podem portar ou fazer uso da substância, mesmo em lugares públicos. Assim, não se espante ao ver em portas de lojas, supermercados ou museus o indicativo de “proibido cannabis” ou lado da plaquinha de “proibido fumar”. Por lá, o tabaco e a maconha estão, atualmente, no mesmo patamar.

Aí você me pergunta: é comum ver pessoas fumando nas ruas? Sei que minha experiência pode não refletir totalmente a realidade, mas a verdade é que só vimos uma ou duas vezes. Se você já esteve em Amsterdam, não espere nada parecido. Não há coffeeshops, lojas de apetrechos em cada esquina. A coisa é realmente bem natural.

A cannabis é vendida em lojas especializadas, autorizadas pelo governo, com pagamento de impostos e direito a nota fiscal. Qualquer adulto, acima de 21 anos, residente ou não do Canadá, está autorizado a comprar o máximo de 30 gramas da substância. Assim como com o álcool, pessoas sob efeito de cannabis não podem conduzir veículos em Ottawa – e, a primeira vista pode até parecer estranho, mas você deverá encontrar inúmeras placas avisando sobre isso nas estradas.

LEIA MAIS:
+ Parc de la Gatineau – o paraíso das cores do outono no Canadá
+ Onde ficar em Montreal – Um guia sobre a hospedagem na cidade.
+ Onde ficar em Ottawa – Os melhores hotéis e hostels da cidade!
+ Hotel X Toronto – um oásis urbano com vista para o skyline mais famoso do Canadá.
+ Hôtel 71 – Personalidade e conforto no coração de Quebec.

PLANEJE SUA VIAGEM E RESERVE AQUI!


Quando você faz uma reserva através de nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Imagina na Viagem a continuar produzindo conteúdo e trazendo dicas pra você! Então, o que tá esperando? Faça a sua reserva e nos dê uma força!


Post Anterior

Parc de la Gatineau - O paraíso das cores do outono no Canadá

Próximo Post

Onde ficar em Quebec - Uma seleção dos melhores hotéis e hostels.

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.