Hôtel 71 – Personalidade e conforto no coração de Quebec.

Quebec é uma cidade singular, com sua arquitetura encantadora, suas ruelas que parecem cenários de contos de fadas. Escolher um hotel que respeitasse este “quê” peculiar da cidade e se apropriasse destas mesmas características era uma missão para mim. Eu queria viver a magia de Quebec durante as 24 horas do dia, queria entrar no quarto sem precisar me despedir da cidade. E, sucesso: foi exatamente isto que encontrei no Hôtel 71.

Se você também deseja sentir a alma da cidade e espera mais que a trivialidade e impessoalidade dos grandes hotéis de negócios, o Hôtel 71 pode ser uma excelente escolha. Na review abaixo, eu conto o porquê. Descubra agora todos os detalhes deste que é considerado o terceiro melhor hotel de todo o Canadá.

HÔTEL 71 – QUEBEC

Personalidade: conjunto de características que fazem do ser único em si. Abram espaço no dicionário, porque personalidade agora também se aplica a hotéis. E quem duvida, certamente ainda não conheceu o Hôtel 71 (também conhecido como Soixante & Onze).

Em meio ao charme Basse-Ville, na cidade antiga de Quebec, de cara a fachada surpreende. Estamos em um edifício do século XIX, antiga sede do Banco Nacional do Canadá que, anos mais tarde, foi remodelado e transformado em hotel – um dos melhores de todo o país. O Hôtel 71 foi inaugurado em 2005 e de lá pra cá vem ganhando prestígio e admiradores. Está no Hall da Fama do TripAdvisor – prêmio concedido àqueles que conquistam seu Certificado de Excelência por mais de 5 anos consecutivos – e, no último ano, foi eleito um dos 3 melhores hotéis do Canadá pelos leitores da prestigiada Condé Nast Traveler (em uma super competição que considerou a opinião de meio milhão de viajantes e laureou hotéis ao redor de todo o mundo).

Em seu interior, há tudo aquilo que se espera de um hotel premiado: sofisticação e requinte em cada detalhe, excelente infraestrutura, uma variada gama de serviços para facilitar sua viagem e tornar confortável a estadia e uma equipe rigorosamente treinada. Tudo isso, em meio a ambientes aconchegantes, que misturam decoração moderna com detalhes originais da construção. O resultado disso tudo é a tal da personalidade. Quem entra no Hôtel 71, não o confunde com nenhum outro. Ele é único em si.

OS QUARTOS DO HÔTEL 71

Ao todo, o Soixante & Onze conta com 60 quartos e suítes divididos em diferentes categorias. Com tamanhos que variam entre 20m² e 110², todos os quartos oferecem excelente nível de conforto e decoração de muito bom gosto. O pé-direito alto (são cerca de 7 metros) e as grandes janelas reforçam a sensação de amplitude e trazem luminosidade aos ambientes, contrastando com os tons mais escuros da madeira nos móveis e piso. O resultado final é refinado e aconchegante.

Todos os quartos do Hôtel 71 oferecem camas confortáveis (em tamanhos casal, queen ou king size) com roupa de cama premium, sistema de climatização individual (cada quarto tem o controle total da temperatura ambiente), TV tela plana, sistema de áudio com DVD, CD e rádio, frigobar, máquina Nespresso (com reposição diária gratuita), mesa de trabalho, cofre, internet wifi de alta velocidade sem custo adicional, amenities de luxo da L’Occitane en Provence e chuveiro com efeito chuva.

Algumas categorias (suítes, mini-suítes e lofts), como a que ficamos, contam ainda com vistas para a cidade, banheira e chuveiro separados, área de estar, sofá-cama e detalhes autênticos do século XIX. Nosso quarto, por exemplo, tinha como destaque uma porta de cofre original do antigo banco que ali funcionava. Em perfeita harmonia com a decoração moderna e ares de obra de arte, ela não nos deixava esquecer da importância e história daquele edifício. A tal da singularidade que faz do Hôtel 71 tão especial para mim.

Por fim, para quem procura pelo suprassumo do luxo e conforto, a Penthouse é a melhor opção. Com 110m² de área total – sendo 55m² dedicados a um terraço privativo com vistas deslumbrantes da cidade –, a suíte mais privilegiada do hotel oferece tudo o que os demais quartos oferecem, com o plus de uma sala de estar com lareira à gás, cozinha e até mesmo uma sala de jantar para 8 pessoas. Um verdadeiro apartamento – onde, convenhamos, eu poderia facilmente morar pelo resto da vida.

SERVIÇO E INFRAESTRUTURA

No que diz respeito a serviços e infraestrutura, o Hôtel 71 também não fica por baixo e oferece além do convencional. A lista começa com recepção 24h, academia, sala de massagens e tratamentos estéticos e estacionamento privativo com serviço de manobristas. Mas não para por aí, há muito mais.

Que tal uma boutique própria, onde são comercializadas as mesmas roupas de cama e amenities utilizadas no hotel (dá mesmo vontade de comprar tudo e recriar um “ambiente Hôtel 71” em casa)? Ou ainda um lounge (Espresso Lounge) onde os hóspedes podem aproveitar, sem custo adicional, uma autêntica máquina de café italiana e saborear espressos, longos ou cappuccinos com feitos com grãos moídos na hora?

Na biblioteca, uma lareira à gás cria a atmosfera perfeita para curtir um final de tarde chuvoso lendo um livro ou entretido com um jogo de tabuleiro. Enquanto isso, os salões Estèbe e Boudoir são excelentes pontos de encontro para tomar um chá e jogar conversa fora. No lobby, dois lounges oferecem conforto para os hóspedes que fazem check-in ou check-out e uma adega com uma seleção de excelentes vinhos importados é o destaque – e traz felicidade para qualquer enófilo.

O Hôtel 71 ainda oferece, sem custo adicional, o empréstimo de bicicletas para seus hóspedes – um passeio de bike pelo rio Saint Laurent é irrecusável – e toda a assistência de um concierge membro da seleta Clefs d’Or – honraria máxima concedida aos melhores concierges do mundo, que conta com apenas 4 mil membros em atividade atualmente.

LOCALIZAÇÃO DO HÔTEL 71

Se você nunca esteve em Quebec antes, precisa se familiarizar com três termos: Vieux-Quebec, Basse-Ville e Haute-Ville. Em português, eles significam, respectivamente, Velha Quebec, Cidade Baixa e Cidade Alta. E é aqui que tudo acontece – pelo menos no que diz respeito ao turismo.

A cidade histórica de Quebec – ou Vieux-Quebec – engloba os maiores e melhores atrativos da cidade. É ali que você irá focar todo, ou quase todo, o seu roteiro. Ela é dividida em duas metades: a parte alta (Haute-Ville) e a parte baixa (Basse-Ville). No alto, estão o Château Frontenac, o Terrasse Dufferin, o Hôtel de Ville, a Catedral de Notre-Dame, entre outros atrativos. Embaixo, estão o Quartier Petit Champlain com seus inúmeros restaurantes e lojinhas, a Place Royale, o porto de Quebec, o Museu da Civilização… e em meio a tudo isso, o Hôtel 71.

Somado ao fato de estar a apenas 5 minutos de todo o agito turístico de Quebec, é preciso destacar ainda que o hotel encontra-se em uma rua bastante tranquila. Como vizinhos, há apenas outros hotéis, alguns restaurantes e galerias de arte. Nada de tumulto, carros passando ou muita gente nas ruas. Sinônimo de noites sossegadas e silenciosas. Assim, é justo dizer que a localização do Hôtel 71 é nada menos que excepcional.

CAFÉ DA MANHÃ E GASTRONOMIA

O café da manhã do Hôtel 71 é servido diariamente no salão Estèbe ou, ainda, no salão do restaurante Il Matto. Não há buffet, mas sim um menu com combinações variadas – sendo duas delas (American e Continental) totalmente inclusas no valor da diária. Nestas, espere encontrar pães, queijos e frios, bacon, salsichas, ovos, iogurte e salada de frutas. Além de sucos, cafés ou chocolate quente. Outras combinações estão disponíveis a uma taxa extra e podem incluir doces, waffles e outras delícias.

Hôtel 71 - Café da Manhã - © Imagina na Viagem
Hôtel 71 - Café da Manhã - © Imagina na Viagem

Il Matto é o restaurante do Hôtel 71. Especializado na culinária italiana, ele está aberto de segunda a sexta para almoço e jantar (das 11h30 às 14h30 e das 17h30 às 22h30) e aos finais de semana apenas para o jantar (das 17h30 às 22h30). O menu é variado, tem preço compatível com os demais restaurantes dos arredores e a carta de vinhos promete agradar. Não por menos, o Il Matto é citado pelo guia Fodor’s como um dos melhores de toda Quebec.

NOSSO TOP 5 NO HÔTEL 71

  • Um hotel de PERSONALIDADE – Se você viaja com regularidade, certamente já esqueceu muitos dos hotéis onde esteve. Por aqui, acontece com frequência. “Como era mesmo o hotel de tal lugar? Consigo me lembrar do lobby, mas não me lembro do quarto! Tinha banheira ou era só chuveiro?”. Alguns hotéis, no entanto, são tão peculiares e originais que tornam-se impossíveis de serem esquecidos. É o caso do Hôtel 71. Eu jamais esquecerei a porta de cofre em meu quarto, dos detalhes originais no teto do lobby, da fachada tão particular do século XIX. Personalidade. Eu já usei essa palavra hoje, certo?.
  • Localização – Simplesmente ideal para quem pretende conhecer Quebec a pé, o Hôtel 71 está localizado em uma rua tranquila, a apenas um quarteirão do porto da cidade e a cerca de 5 minutos de caminhada do Quartier Petit Champlain. Na prática, isso significa estar a pouquíssimos passos de todo o agito da cidade (seus restaurantes, lojinhas e principais pontos turísticos) e ainda ter noites de sono bastante agradáveis – sem tumulto ou falação de baixo da nossa janela. Em resumo: melhor possível.
  • Serviço – O que é luxo para você? Conversando com Ingrid Lamm, diretora de relações públicas do Hôtel 71, eu descobri que sua equipe tem uma visão bastante similar à minha. A preocupação de fazer de cada ambiente do hotel um espaço de aconchego (com decoração bem pensada e materiais de primeira qualidade) é evidente. Mas luxo, na proposta do Hôtel 71, está para além disso. Eles acreditam que grandes experiências – aquelas que a gente nunca mais consegue esquecer – valem mais, muito mais, que uma decoração arrojada (e muitas vezes escrava do tempo e da moda). Eu concordo. Atendimento personalizado, simpatia, cortesia, atenção e afeição foram os melhores dos luxos que encontramos por lá. Nosso muito obrigado especial a todos aqueles que se empenharam nisso, da equipe de camareiras, aos funcionários da recepção e até mesmo os manobristas – que nos ofereciam garrafinhas de água “para levar na viagem” sempre que saíamos de carro.
  • Suíte – Estivemos por quatro noites no Hôtel 71 e eu ficaria feliz em passar muitas outras mais. Nossa suíte era espaçosa, confortável e aconchegante. Havia bom espaço para as malas, ótima área de trabalho e sala de estar, além de uma cama que nos fez lutar para acordar todos os dias pela manhã. As grandes janelas com vista para a cidade foram ótimas parceiras quando a chuva nos fez correr de volta para o hotel. Protegidos em nosso quarto, era como se dali ainda conseguíssemos aproveitar, inteiramente, a aura da cidade.
  • Responsabilidade Social – Se tem uma coisa que faz um hotel – ou qualquer outro empreendimento – ganhar pontos comigo, é a sua preocupação e atuação pelo bem-estar social no ambiente onde está inserido. Assim, foi com muita felicidade que descobri que o Hôtel 71 trabalha em parceria com a Galerie Vincent et Moi, na promoção de artistas locais com comprometimento de ordem psicológica e/ou mental. Atualmente, obras de quatro artistas estão em exposição nas áreas comuns do hotel e todas elas podem ser adquiridas por hóspedes ou visitantes. Muito bacana, não?

SERVIÇO

Hôtel 71 – Soixante & Onze
71 Saint-Pierre Street
Quebec – Canadá
Tel: 418 692-1171

E-mail: info@hotel71.ca

www.hotel71.ca

* O Imagina na Viagem esteve no Hôtel 71 em sistema de parceria a fim de conhecer os serviços do estabelecimento e retratá-los nesta resenha. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou alteração de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

PLANEJE SUA VIAGEM E RESERVE AQUI!


Quando você faz uma reserva através de nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Imagina na Viagem a continuar produzindo conteúdo e trazendo dicas pra você! Então, o que tá esperando? Faça a sua reserva e nos dê uma força!


Post Anterior

Acessórios para viagem - 20 itens INDISPENSÁVEIS para levar na mala.

Próximo Post

Hotel X Toronto - um oásis urbano com vista para o skyline mais famoso do Canadá.

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.