O que fazer em Nova York – Musicais da Broadway: Anastasia

Você já ouviu falar em Anastasia Romanov? A história da princesa russa, que teria sobrevivido à execução que vitimou sua família, virou musical na Broadway! Um romance atual, com toques de drama, pitadas de suspense e até mesmo um quê de comédia que vem conquistando espaço entre as melhores montagens da Big Apple e retrata, com algumas adaptações, uma importante passagem da história da Rússia. Se você está de viagem marcada e quer saber o que fazer em Nova York, há uma lista de musicais da Broadway que deveria considerar. Anastasia definitivamente é um deles!

Neste post eu conto mais detalhes sobre o espetáculo, te digo o que esperar de Anastasia on Broadway e tudo mais o que você precisa saber para garantir o seu lugar na plateia. Onde acontece, para quem é recomendado, como comprar os ingressos e muito mais…

 

MUSICAIS DA BROADWAY: ANASTASIA

Lançado oficialmente em Abril de 2017, o musical Anastasia é uma das montagens mais recentes da Broadway. Trata-se de uma adaptação do filme de animação “Anastasia”, cujo lançamento ocorreu em 1997 pela 20th Century Fox. Por sua vez, o filme é uma releitura da história original de Anastasia Romanov, princesa russa, filha de Nicolau II – o último Czar. Na época, o romance conquistou a crítica e o público, alcançando uma bilheteria mundial superior a 130 milhões de dólares e tendo sido indicado a dois Oscars.

20 anos mais tarde, o musical segue trilhando o mesmo caminho. Indicado duas vezes ao Tony Award (uma espécie de Oscar do teatro), ele vem cativando adultos e crianças com seu enredo bem amarrado, detalhes artísticos primorosos (principalmente os figurinos e cenário) e um casting muito bem escalado.

Anastasia on Broadway conta a estória de Anya. Uma jovem que, após perder a memória e passar 10 anos em um orfanato, decide recuperar suas lembranças e ir atrás de sua família. Enquanto isso, em Paris, a imperatriz Ana Feodorovna vive uma busca incansável por qualquer pista de sua neta Anastasia. A jovem seria a única sobrevivente de atentado que vitimou Nicolau II – filho da Imperatriz – e parte da família Romanov.

Anastasia on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Até que um encontro inesperado entre Anya e uma dupla de vigaristas muda o rumo da estória. Dmitri e Vlad estão buscando uma jovem que possa embarcar com eles rumo à França, se fazendo passar por Anastasia. Quando conhecem Anya, ela parece ser a figura perfeita para o golpe! Eles só não podiam imaginar todas as aventuras que viriam ao longo da jornada, é claro. O final da estória talvez você até possa presumir… mas como aqui a gente é contra spoiler, é hora de deixar a sua imaginação trabalhar.

Os figurinos riquíssimos e cenário tecnológico de fazer cair o queixo são pontos altos da produção. Assim como a atuação. Christy Altomare está excelente no papel de Anya e Mary Beth Peil dá vida à imperatriz Ana Feodorovna com precisão, tanto que foi indicada ao Tony Award como melhor atriz coadjuvante. Essa combinação faz com que seja impossível não se deixar envolver pela narrativa. A gente sofre junto, torce junto e se emociona a cada número.

Com um público tão entusiasmado, não é de se surpreender que a história de Anastasia Romanov ganhe ainda mais uma adaptação. Em 2018, foi confirmado o início das produções de um filme live-action (que nada mais é do que um filme “não-animado”, ou seja, interpretado por atores reais) baseado na princesa russa. Bem aos moldes do que vem acontecendo com frequência com as princesas da Disney. E, bom, a depender do sucesso que Anastasia on Broadway tem feito, já podemos esperar mais um megassucesso de bilheteria!

Anastasia on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Mas pera lá… Se você não conhece a verdadeira história de Anastasia Romanov, talvez esteja se se perguntando: que diabos esta princesinha tem de tão especial para ser inspiração de filmes e musical da Broadway, além de exercer tanto fascínio sobre o público? Então, deixa eu te contar toda a fantástica lenda por trás desta jovem… (e se você não curte história – com H meesmo – pode pular para a parte que eu falo sobre as informações práticas do espetáculo!)

 

A HISTÓRIA REAL DE ANASTASIA ROMANOV

Anastasia Romanov foi a quarta filha de Nicolau II, o imperador russo que governava o país às vésperas da revolução. Tinha três irmãs mais velhas e um caçula, Alexei, que – como único sucessor homem – era desejado como herdeiro do império. Acontece que Alexei era portador de hemofilia, uma doença que frequentemente o deixava bastante fragilizado. Preocupados com o estado de saúde do menino, Nicolau II e sua esposa Alexandra, descobriram no místico Grigori Rasputin um fio de esperança.

Rasputin era uma espécie de curandeiro, cuja fama corria por toda a Rússia. Embora alguns acreditassem em seus poderes curativos milagrosos (como era o caso da família Romanov) muitos o consideravam um verdadeiro charlatão. Hoje em dia, historiadores defendem a tese de que Rasputin teria presumido que as crises de Alexei eram agravadas por stress e hipertensão e, assim, teria mantido o jovem longe de situações tensas e sempre rodeado de brincadeiras e estórias divertidas, nada mais que isso. Seus pais haviam ficado muito impressionados com tudo aquilo e passaram a confiar integralmente nos poderes e sabedoria de Rasputin, tomando-o como conselheiro. A situação teria desagradado em muito a oposição do Czar e, numa Rússia em convulsão e repleta de mazelas, a frequente presença e o possível poder que um charlatão exercia sobre a corte foi um grande agravante.

Rasputin foi assassinado em 1916 e, um ano mais tarde, após mais de 3 séculos no poder, os Romanov foram derrubados. O Czar Nicolau II se viu obrigado a renunciar e foi levado preso, ao lado de toda sua família. Algum tempo mais tarde, os líderes da revolução consideraram que, embora presa, a família Romanov ainda era um empecilho para o avanço da Rússia – uma vez que seus parentes mais distantes, reis e rainhas de diversos outros países europeus continuavam a atacar o novo regime. Assim, em 1918, Nicolau II, sua esposa, seus cinco filhos e alguns funcionários da corte foram condenados à execução.

O assassinato aconteceu à baionetas, com todos os prisioneiros amontoados em um pequeno quarto. Guardas que participaram da execução, contaram que a quantidade de tiros disparados criou uma névoa espessa que após se dissipar revelou três das filhas de Nicolau ainda vivas. As jovens carregavam incontáveis diamantes por baixo de suas roupas, onde as balas batiam e imediatamente ricocheteavam, protegendo-as da morte. Anastasia era uma delas. Os relatos contam que as jovens foram mortas, uma a uma, e que seus corpos – assim como todos os demais – foram enterrados em valas comuns. Nicolau II, sua esposa e as três filhas mais velhas teriam sido enterrados juntos, enquanto Anastasia e Alexei teriam sido deixados em outra vala, a alguns metros de distância.

Alguns anos se passaram e, quando os corpos da família Romanov foram, enfim, encontrados, a ausência de dois deles levantou suspeitas. Mesmo com as justificativas apresentadas pelos guardas incumbidos da execução, muita gente passou a acreditar que, de alguma forma, Anastasia pudesse ter sobrevivido. Os diamantes poderiam ter salvo a jovem uma segunda vez. Não havia provas de sua morte. E o caminho ficou aberto para lendas, mitos e esperanças… assim como para fraudes.

Ao longo dos anos, foram várias as mulheres que surgiram se fazendo passar por Anastasia. Criavam teorias sobre como haviam escapado da execução, contavam sobre a suposta vida na corte russa… tudo para serem reconhecidas como princesas e, obviamente, lucrarem um bocado com aquilo tudo. Anna Anderson foi uma delas, a que mais angariou seguidores. Muita gente deu crédito à moça… e mais de 60 anos se passaram até que ficasse, de fato, provado que Anna era uma farsante.

Foi apenas em 2007 que o mistério, finalmente, ganhou uma resolução. Um grupo de pesquisadores confirmou ter encontrado duas ossadas, a poucos metros de distância de onde havia sido enterrada a família Romanov. Testes de DNA foram realizados e confirmaram que ambos eram descendentes do Czar. Era o fim da lenda de Anastasia Romanov. A história sobre “a princesa que renasceu”, no entanto, permanece sendo contada por aí… afinal de contas, o “happilly ever after” sempre aquece o nosso coração!

Se encantou pela história e decidiu conferir de pertinho sua adaptação na Broadway? Então se liga nas informações práticas sobre o espetáculo…

Anastasia on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

O QUE VOCÊ DEVERIA SABER SOBRE O MUSICAL ANASTASIA

Anastasia on Broadway é repleto de momentos especiais e marcantes, mas algumas passagens e fatos merecem uma atenção especial. Anote no caderninho e fique ligado…

– Em primeiro lugar, tenha em mente que o roteiro é baseado no filme que, por sua vez, foi livremente inspirado na realidade. Existem diversos elementos cem por cento ficcionais. Além disso, a produção foi pensada a partir do olhar de Anastasia, o que pode gerar (e gera) uma parcialidade óbvia naquele retrato da realidade russa. Lembre-se, é um musical da Broadway e não uma aula de história, ok?

– Ainda que você já tenha visto o filme, pode esperar por algumas novidades. Rasputin – retratado polemicamente como um vilão na animação – foi excluído da trama. O protagonismo da vilania agora fica por conta de Gleb, o que, em minha opinião foi um grande acerto. Coadjuvante na animação, o romance entre Anya e Dmitri agora ganha um pouco mais de cor e, claro, um bocado de torcida!

Anastasia on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

– O musical conta com as principais canções apresentadas na animação, mas traz diversas outras obras inteiramente novas e tão lindas quanto! Ainda assim, “Once Upon a December” e “Journey to The Past” continuam sendo as minhas preferidas e seus números são sensacionais!

– Anastasia on Broadway tem duração total aproximada de 2h35, com um intervalo. O musical é dividido em dois atos, sendo que o primeiro deles se passa na Rússia e o segundo na França. Uma verdadeira viagem de volta ao mundo sem sair de Nova York, não?

– O Broadhurst Theatre, teatro onde é apresentado o musical – tem áreas preparadas para atender portadores de necessidades especiais. Há também um sistema de áudio-descrição disponível para cegos – neste caso, compreender bem o inglês é fundamental.

 

COMO COMPRAR INGRESSOS PARA OS MUSICAIS DA BROADWAY?

Anastasia on Broadway (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Embora algumas pessoas optem por comprar os tickets para musicais da Broadway in loco – quase sempre em nome de uma possível economia -, eu, particularmente, não sou fã e não recomendo a ideia. Por uma razão bastante simples: ir a Nova York não é, para a grande maioria das pessoas, algo que se faz o tempo todo. Quando você, enfim, consegue colocar em prática aquela viagem que sonhava há tempos, é justo que consiga desfruta-la da melhor forma, do jeitinho que sempre quis. Afinal de contas, a gente nunca sabe quando vai dar pra voltar e ver tudo o que ficou faltando, certo?

Se você quer mesmo assistir Anastasia na Broadway, meu conselho é que compre os seus tickets antecipadamente, antes mesmo de sair do Brasil. Quando mais cedo, melhor. Não vale a pena contar com a sorte. Musicais muito concorridos tendem a ter seus ingressos, ou seus melhores lugares, esgotados rapidamente e deixar para comprar os seus tickets na hora pode ser fatal para os seus planos.

A WePlann é uma excelente opção para quem não quer dar chance pro azar. A empresa, de origem europeia, é especializada na venda de tickets para espetáculos, atividades e tours em diversos países do mundo.

A melhor parte é que comprando na WePlann você consegue pagar seus tickets em Reais (livre de IOF), além de poder parcelar o valor total sem juros. E caso haja qualquer contratempo ou mudança de planos, você ainda pode fazer alterações ou cancelamento da sua reserva. Prático e seguro, né?

Quando você compra seus tickets para os musicais da Broadway na WePlann, logo após a confirmação da compra um e-ticket é encaminhado para o seu e-mail e no dia do espetáculo basta se dirigir diretamente à bilheteria e apresenta-lo junto com um documento de identificação. Mole, mole… fácil, fácil.

Para comprar os seus ingressos para o musical Anastasia na Broadway através da WePlann, acesse: www.weplann.com.br

VALE A PENA ASSISTIR ANASTASIA COM CRIANÇAS?

Se você planeja uma viagem em família, fique atento: o musical Anastasia é indicado para maiores de 7 anos e a entrada é proibida para os pequeninos que ainda não completaram 4.

Na minha opinião, trata-se de uma das melhores opções de musicais para quem visita a cidade com crianças, principalmente quando elas já assistiram a animação antes da viagem. Familiarizados com a trama, fica fácil compreender e se envolver com o musical, ainda que ele seja inteiramente encenado em inglês.

 

MUSICAIS DA BROADWAY: ANASTASIA – ONDE E QUANDO ACONTECE O ESPETÁCULO?

O musical Anastasia, na Broadway, tem 8 apresentações semanais, mas os dias e horários das sessões podem variar.

Minha recomendação é: assim que tiver as datas certas de sua viagem, acesse o site da WePlann, confira as sessões disponíveis no período de sua estada em Nova York. Caso haja ingressos disponíveis para alguma delas, faça sua compra o quanto antes!

O espetáculo é apresentado no Broadhurst Theatre, na West 44th Street – entre a 7th e a 8th Avenue. Confira a localização exata do teatro no mapa abaixo.

 

* Este artigo foi patrocinado por uma empresa que acredita no Imagina na Viagem e na qual também confiamos.

 

Leia mais:

O que fazer em Nova York – Musicais da Broadway: O Rei Leão
O que fazer em Nova York – Musicais da Broadway: Aladdin
New York CityPASS: conheça as vantagens do passe!
New York Pass: Como funciona o passe turístico na Big Apple

Post Anterior

Onde ficar em Cape Town: Radisson Blu Waterfront - a melhor localização!

Próximo Post

O que fazer em Cape Town - Atrações imperdíveis na Cidade do Cabo

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.