O que fazer em Nova York – Musicais da Broadway: O Rei Leão

É impossível fazer a dissociação… quem pensa em musicais da Broadway, automaticamente lembra de O Rei Leão. E é fácil entender o porquê. A peça está a mais de 20 anos em cartaz, já foi vista por mais de 90 milhões de espectadores e tornou-se um dos maiores clássicos do teatro musical mundial. Se você está com passagens compradas para Nova York e quer assistir um (ou alguns) musical na Broadway, O Rei Leão é daquelas opções certeiras. Adultos, jovens, crianças… a montagem consegue atender – e encantar – todos os públicos. Na matéria abaixo você confere todos os detalhes sobre o espetáculo e encontra dicas valiosas para incluí-lo em seu roteiro!

 

O REI LEÃO – O MUSICAL

Quando, em 1997, a montagem de O Rei Leão estreou na Broadway, a missão parecia quase impossível: atender às expectativas de um público e crítica ainda inebriados pelo filme, lançado apenas três anos antes. A versão cinematográfica de O Rei Leão tornara-se rapidamente o maior sucesso do universo Disney e, aclamado com inúmeros prêmios e uma bilheteria astronômica, o filme provocava um verdadeiro desafio à montagem teatral… bobeira. Não tardou para que o novo projeto alcançasse o mesmo sucesso. Pouco tempo após sua estreia, O Rei Leão já era tido como uma das mais promissoras montagens da Broadway, abocanhando, nada menos, que seis Tony Awards – o Oscar do teatro americano – entre onze indicações.

O que fazer em Nova York? Musicais da Broadway: O Rei Leão
O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Hoje, mais de 20 anos após sua estreia, não restam dúvidas… O Rei Leão é um dos três espetáculos que a mais tempo estão em cartaz na Broadway. Durante todo este tempo, estabeleceu-se como um de seus maiores clássicos e já foi visto por um público estimado em mais de 90 milhões de pessoas.

A adaptação teatral não traz grandes mudanças à trama – originalmente inspirada em Hamlet, de Shakespeare. Ainda criança, enganado numa artimanha de seu tio – o ganancioso vilão Scar – , Simba acredita ser responsável pela morte de seu pai, o Rei Mufasa. Abalado, o leãozinho foge do reino e vive durante anos na companhia de Timão e Pumba – o núcleo cômico mais inspirador das estórias infantis! Quando, anos mais tarde, Simba reencontra Nala – seu amor de criança – lembranças e respostas vêm à tona e Simba é convencido a retornar ao lugar de onde nunca deveria ter partido.

O que fazer em Nova York? Musicais da Broadway: O Rei Leão
O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Uma boa pitada de drama e romance pegam os adultos pelo pé… enquanto isso, uma comédia apurada e os retratos de amizade e coragem criam laços com as crianças. Tudo isso em meio a uma verdadeira savana africana – retratada lindamente no palco – recheada de personagens ilustres. Crianças, jovens e adultos se encantam rapidamente com leões, girafas, zebras e mais um sem número de animais que preenchem o palco. Todos, vale dizer, interpretados de forma impecável por atores e dançarinos.

É, o musical não conta com a participação de nenhum animal verdadeiro e ainda assim consegue nos fazer acreditar piamente na realidade encenada. Resultado de uma direção perfeitamente executada por Julie Taymor – duas vezes vencedora do Tony Award. A trilha sonora é outro primor… além das músicas originais do filme, o musical conta com composições novas criadas exclusivamente para o espetáculo. Entre os compositores estão Elton John, cuja apresentação é dispensável, Tim Rice – vencedor de Oscar, Globo de Ouro e Grammy – Hans Zimmer, Lebo M, Mark Mancina, Jay Rifkin e Julie Taymor.

Fica fácil entender a razão pela qual O Rei Leão permanece sendo um sucesso de público depois de tantos anos em cartaz, não? Quem já viu, não tem dúvidas em dizer que veria novamente… quem ainda não viu, morre de vontade de ver! Por tudo isso, se você planeja uma visita à Nova York, esta, definitivamente, deveria ser a sua escolha!

 

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O ESPETÁCULO…

O musical O Rei Leão acontece em dois atos e tem duração total de 2h30. O espetáculo é belíssimo e recheado de passagens bastante especiais, mas listamos alguns momentos e fatos aos quais você deve dar ainda mais atenção.

1. O musical começa com pé direito e termina com chave de ouro. A primeira performance do show é embalada pela música Circle of Life e, assim como no filme, retrata o momento em que Simba, recém-nascido, é apresentado aos animais do reino. Num desfile que passa em meio à plateia, aos poucos, aves, zebras, girafas e até elefantes tomam o palco para saudar o leãozinho. O número tem uma espécie de reprise no final do segundo ato, demonstrando o verdadeiro sentido do “círculo da vida”. É realmente lindo de ver!

O que fazer em Nova York? Musicais da Broadway: O Rei Leão
O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

2. Como já contei lá em cima, não há presença de animais verdadeiros no musical. Mas quem foi que disse que isso torna o espetáculo menos interessante? Ao todo, 232 marionetes – algumas em tamanho-real – são responsáveis, junto aos atores, por entreter e encantar o público. Os bonecos e fantasias levaram mais de 37 mil horas para serem produzidos e, dentre os destaques, estão as enormes girafas – com mais de 5 metros de altura – que aparecem durante a performance de “I Just Can’t Wait to Be King”.

3. O musical O Rei Leão faturou, em 1998, o Tony Award em Melhor Direção. Informação boba, não? Exceto pelo fato de Julie Taymor, a diretora do espetáculo, foi a primeira mulher a conquistar o prêmio. E o “girl power” não para por aí, não… a trama adaptada para o teatro retrata Rafiki – o velho babuíno – como uma fêmea. A escolha partiu da diretora, que julgou haver a falta de uma personagem – feminina – de liderança na estória.

O que fazer em Nova York? Musicais da Broadway: O Rei Leão
O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

4. Além do Inglês, seis dialetos africanos são entoados ao longo do show. São eles: Swahili, Zulu, Xhosa, Sotho, Tswana, Congolês.

5. Essa vale para grande parte dos espetáculos da Broadway: logo na entrada do show, você receberá um “Playbill” – trata-se de livreto com informações práticas sobre o musical, como elenco, ordem dos números, etc. O playbill é uma excelente recordação de viagem e muita gente já aprendeu a deixa-lo ainda mais especial, recheando o livreto com autógrafos dos atores da peça. Como? É molezinha… Chegando ao teatro, procure saber a localização exata da Stage Door, é nela que você poderá encontrar o elenco após o espetáculo.

 

INGRESSOS – COMO E ONDE COMPRAR?

Como contei no post “O que fazer em Nova York: Musicais da Broadway – Aladdin”, existem duas formas de adquirir os seus ingressos para um espetáculo da Broadway: in loco ou antecipadamente, ainda aqui no Brasil. Como eu sou zero fã de imprevistos, sempre recomendo a segunda opção. Explico.

Quem deixa para comprar os ingressos na hora pode, vez ou outra, encontrar preços mais em conta, mas além de encarar uma baita fila também corre o sério risco de não encontrar tickets disponíveis para sua peça preferida. Se você planeja assistir aos clássicos e mais procurados musicais da Broadway (como O Rei Leão, Aladdin, O Fantasma da Ópera, etc.), deixar para comprar os seus tickets na hora é dar sorte para o azar. Estes espetáculos podem ter seus ingressos esgotados com até 1 mês de antecedência… e aí, sem ingresso na mão, ou você opta por um show menos procurado ou volta para casa sem vivenciar a experiência. Nada bom, não é mesmo?

Na minha visão, a melhor forma de comprar ingressos para musicais da Broadway é antecipadamente, ainda aqui no Brasil. E neste caso, a WePlann é uma excelente opção.

A WePlann vende tickets para espetáculos, atividades e tours em diversos países do mundo e possui alguns diferenciais excelentes para nós, brasileiros. Além do pagamento ser feito em reais (livre de IOF), existe a possibilidade de parcelamento sem juros – numa viagem internacional, quando as despesas costumam ser pesadas, esta é sempre uma excelente forma de brandear os custos! As compras através da WePlann ainda permitem alterações ou cancelamento no caso de qualquer imprevisto. Legal, né?

Além disso, a WePlann é parceira do Imagina na Viagem e, a cada compra que você faz por lá, o Imagina recebe uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso!

Não tem rolo… quando você compra seus ingressos para musicais da Broadway na WePlann, você já recebe o seu e-ticket por email. No dia do espetáculo, você só precisa apresentar e-ticket – junto a um documento de identificação, como o passaporte – na bilheteria do teatro. Para comprar os seus ingressos para o musical O Rei Leão na Broadway através da WePlann, acesse: www.weplann.com.br

 

MUSICAL O REI LEÃO COM CRIANÇAS

O que fazer em Nova York? Musicais da Broadway: O Rei Leão
O Rei Leão (Foto: WePlann | CC BY-SA 2.0)

Se você viaja a Nova York com crianças e quer leva-las ao show, atente-se ao fato de que o musical O Rei Leão tem faixa etária mínima recomendada de 6 anos. Não há meia entrada ou descontos para crianças de qualquer idade.

The Lion King é uma das melhores opções de musicais da Broadway para quem viaja com crianças. Além da familiaridade que as crianças têm com o enredo, elas costumam ficar encantadas com a quantidade de animais retratados no espetáculo. É uma graça!

No mais, vale destacar, apesar do espetáculo acontecer, originalmente, em inglês, existe a possibilidade de alugar uma espécie de “audioguia” com comentários sobre a trama em português. Assim, adulto ou criança, quem não tem domínio sobre o idioma pode aproveitar bastante o show através da tradução simultânea. Os aparelhos podem ser alugados no teatro, no dia do show, mas lembre-se de chegar com antecedência para garantir o seu!

 

ONDE E QUANDO ACONTECE O ESPETÁCULO?

O musical O Rei Leão, na Broadway, acontece, geralmente, de Terças a Domingos, com uma ou duas sessões diárias, mas tanto as datas quanto os horários podem sofrer variações. Meu conselho? Se você já tem as datas da sua viagem, consulte o site da WePlann. Lá você encontra os dias e horários exatos das apresentações.

O espetáculo é realizado sempre no Minskoff Theater – na West 45nd Street, entre a 7th Avenue e a 8th Avenue. No mapinha abaixo você encontra em destaque a localização do teatro.

 

 

 

* Este artigo foi patrocinado por uma empresa que acredita no Imagina na Viagem e na qual também confiamos.

Post Anterior

O que fazer em Nova York - Musicais da Broadway: Aladdin

Próximo Post

Viagem para Los Angeles – Dicas espertas para você planejar a sua!

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.