Outono em Nova York: vale a viagem? Veja atrações, clima e mais.

Uma das primeiras perguntas que surgem quando a gente começa a planejar uma nova viagem é: quando ir? Tem razão de ser. O clima pode influenciar bastante o sucesso de uma viagem. E na Big Apple não é diferente. Assim, se você está pensando em passar alguns dias de outono em Nova York e ficou na dúvida sobre como é a atmosfera da cidade nesta época do ano, este post traz as respostas que você procura.

Qual o volume de chuvas durante o outono em Nova York? Será que consigo aproveitar bem a cidade e atrações nesta estação? Qual é a temperatura média esperada? Afinal, compensa viajar nesta época? Nas linhas abaixo, você descobre estas e outras informações importantes sobre Nova York no outono – e eu já te adianto um spoiler: SIM, a viagem vale SUPER a pena!

No outono, a vegetação no Central Park ganha tons de laranja e amarelo - outono em Nova York

O QUE VOCÊ VAI VER NESTE POST

As estações do ano em Nova York: Quando é o outono em Nova York?
Outono em Nova York: Clima, chuvas e temperaturas;
Como é o outono em Nova York: o que esperar da viagem;
O que fazer em Nova York no outono: atrações e atividades que cabem no roteiro;
Hospedagem: dicas rápidas de hotéis bem localizados em Nova York;
Arrumando a mala: o que levar para o outono em Nova York;
EXTRA: Sugestões de filmes para entrar no clima da viagem;


AS ESTAÇÕES DO ANO EM NOVA YORK: QUANDO É O OUTONO?

Em primeiro lugar, para entender as estações do ano em Nova York, é importante lembrar que a cidade está localizada no hemisfério norte. Esta é a razão pela qual as estações do ano por lá são sempre inversas às nossas. Assim, quando é verão na maior parte do Brasil, é inverno em Nova York. Logo, quando é primavera no Brasil, é outono em Nova York. Abaixo, você confere detalhadamente as datas de início e fim de cada uma das estações do ano em Nova York.

21 de março a 21 de junho – Primavera
21 de junho a 23 de setembro – Verão
23 de setembro a 21 de dezembro – OUTONO
21 de dezembro a 21 de março – Inverno

Em Nova York as estações do ano são bem marcadas, com verões muito quentes e invernos muito rigorosos. Assim, a experiência de viagem – e a elaboração do roteiro – pode também variar bastante em função da época escolhida. No tópico abaixo, você encontra mais detalhes sobre temperaturas e chuvas ao longo dos meses de outono.


NOVA YORK NO OUTONO – CLIMA E TEMPERATURA

Bom, agora que você já sabe que Nova York tem verões muito quentes e invernos muito frios. Pense no outono como o recheio desse sanduíche. No geral, o outono em Nova York tem temperaturas amenas e muito agradáveis para longas caminhadas ao ar livre. Mas é importante lembrar que se trata de uma estação “de ligação” entre dois extremos. Assim, o começo do outono (coladinho no verão) e o final dele (coladinho no inverno) podem ser MUITO diferentes entre si e, por vezes, tendem a roubar um pouco das características das estações vizinhas.

Nos dias finais de setembro, quando o verão se despede e o outono dá as caras, as temperaturas médias costumam ficar entre 16°C e 24°C. Com 107mm de chuvas.

Em outubro, as temperaturas médias variam entre 10°C e 18°C, com volume médio de chuvas de 109,5mm.

Em novembro, as temperaturas ficam costumeiramente entre 5°C e 12°C, com o volume o médio de chuvas mais baixo da estação: cerca de 89mm ao mês.

E, por fim, dezembro chega trazendo dias ainda mais frios. As médias ficam entre 1°C e 6°C, mas dias com termômetro abaixo de 0°C não são nem um pouco incomuns. A média de chuvas fica em 109mm, e há que se considerar ainda a neve – com cerca de 124mm no mês.

Para além das temperaturas mais amenas, os meses de outubro e novembro são também os melhores para aqueles que sonham em presenciar o fenômeno denominado “fall foliage” – quando as folhas das árvores ganham tons de amarelo e bordô e cobrem como tapete os parques, jardins (e até algumas ruas) da cidade.

A fall foliage ocorre quando as folhas, já secas, caem das árvores, cobrindo o chão de amarelo - outono em Nova York

DICA EXTRA: Ainda que contratação de um seguro-viagem não seja obrigatória em viagens aos Estados Unidos, ela é altamente recomendável. Despesas médicas em território estadunidense são de deixar qualquer mortal de queixo caído e até o mais simples dos procedimentos pode significar um baita prejuízo caso você não tenha um seguro contratado. Um seguro-viagem para os Estados Unidos custa, em média XX por dia e, além da cobertura médica, ainda vai lhe garantir auxílio e ressarcimento em casos como extravio de mala, cancelamento de viagem e outros contratempos. Na Seguros Promo você consegue comparar preços e garante planos bons com excelente custo-benefício. Vale a pena dar uma olhada!


COMO É O OUTONO EM NOVA YORK: O QUE ESPERAR DA VIAGEM

Viagens de meia-estação são (quase) sempre as minhas preferidas. E considerando cidades altamente turísticas, como Nova York, ainda mais. O outono na Big Apple é de temperaturas agradáveis – o clima perfeito para as extensas caminhadas que o turismo na cidade pode exigir. E embora os dias não sejam tão longos quanto no verão, as horas de luz solar ainda permitem aproveitar bastante os passeios.

Uma vantagem importante desta época é o número menos acentuado de turistas (entenda como exceção os feriados e datas festivas – veja abaixo). Há que se dizer: Nova York é sempre agitada. Mas, durante o outono, livre das férias, é comum encontrar filas menores em atrações, além de preço reduzido em hotéis e atividades – um combo para viajante nenhum colocar defeito.

O outono é também época de alguns feriados e datas festivas bastante tradicionais nos Estados Unidos. O primeiro deles, o Halloween, é comemorado sempre em 31 de outubro, mas nas semanas anteriores já é possível ver estabelecimentos e até mesmo residências decoradas com as clássicas abóboras, fantasmas, bruxas e afins. Em novembro o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) é um dos feriados mais importantes da América do Norte. Comemorado sempre na 4ª quinta-feira do mês (veja datas ano a ano logo mais abaixo), trata-se de um dia para celebrar a família, os amigos e agradecer por tudo o que se alcançou durante o ano. Como resultado, estabelecimentos comerciais (lojas e muitos restaurantes) ficam fechados na data e há bastante fluxo de turismo doméstico, com aeroportos e estradas bastante tumultuados.

No dia seguinte ao Thanksgiving Day, assim coladinho mesmo, vem a Black Friday. Se no primeiro as lojas fecham, no segundo elas abrem e lotam! É o dia oficial das promoções nos Estados Unidos, com descontos importantes (nada de ‘black fraude’ – os preços caem mesmo!) e que, claro, atraem muita gente, inclusive turistas.

E, por fim, vale lembrar que embora o Natal aconteça oficialmente no inverno, quem visita Nova York no final do outono já consegue bastante o clima das festas. As decorações de Natal em Nova York começam a ser montadas ainda no final de novembro e, no começo de dezembro já é possível ver a cidade inteira recheada de pisca-piscas, árvores de Natal, pistas de patinação no gelo e muito mais. É realmente imperdível!

Ao final do outono, a cidade de Nova York já se enfeita para o Natal - outono em Nova York

Datas do Feriado de Ação de Graças e Black Friday nos próximos anos:
2021 – 25 e 26 de novembro;
2022 – 24 e 25 de novembro;
2023 – 23 e 24 de novembro;
2024 – 28 e 29 de novembro;
2025 – 27 e 28 de novembro;

DICA EXTRA: Que tal descobrir mais sobre as paisagens de outono em outros destinos pelo mundo afora? Aí vão algumas boas sugestões: em “Outono na Europa: 10 Destinos Pra Você se Apaixonar”, a Regina, do blog Turista Full Time compartilha sua experiência outonal por alguns dos mais famosos destinos europeus. Ainda no mesmo continente, a Lilian, do Uma Senhora Viagem, nos enche os olhos com detalhes sobre a Áustria no post “Innsbruck e Salzburgo no outono”. E a Adelaide, do blog Turista Imperfeito, traz sugestões nada convencionais (mas sensacionais) no post “Outono na Itália: 5 destinos para fugir do óbvio“. Já para quem ainda tem dúvidas sobre se vale ou não a pena viajar nesta época, a Olivia, do blog Olivia Garimpando por Aí, deu sua opinião no post intitulado: ”Outono: uma das minhas épocas preferidas para viajar”. É para terminar de ler e fechar a compra das passagens!


O QUE FAZER EM NOVA YORK NO OUTONO

Como você já sabe, visitar Nova York no outono é uma excelente pedida. Nesta época, é possível aproveitar, sem ressalvas, todas as atrações mais costumeiras da cidade. Há MUITO o que ver e fazer na cidade, mas algumas atrações destacam-se para quem visita Nova York pela primeira vez.

A começar pelas caminhadas românticas no Central Park, agora tingido em tons alaranjados. Aliás, prepare os sapatos mais confortáveis. Nova York é uma daquelas cidades que pedem por longas (e sempre divertidas) caminhadas.

Aproveite pra descansar os pés enquanto aprecia a cidade do alto. Os mirantes – Edge (Hudson Yards) Top of the Rock (Rockefeller Center), Empire State e One World – brigam entre si pelo título de melhor posto de observação da cidade. Por via das dúvidas, os quatro valem a visita – se conseguir, depois da viagem, volte pra me contar o seu preferido!

Para vivenciar o lado mais frenético da cidade, há que se incluir um passeio pelo centro, incluindo, claro, a badaladíssima Times Square – sem a qual um roteiro por Nova York acabaria incompleto. Ao passo que, para descobrir o que de melhor a Big Apple tem a oferecer em se tratando de cultura, um espetáculo musical da Broadway é a melhor pedida. E se escolher o melhor mirante já estava difícil, prepare-se: escolher uma (ou algumas) dentre tantas produções extraordinárias é ainda mais desafiador.

Para quem é fã de esportes, o outono em Nova York pode ser ainda mais especial. Nesta época do ano, estão em andamento as principais competições de três das maiores paixões estadunidenses: o futebol americano, o basquete e o hockey. O MetLife é a casa dos Giants e dos Jets e, a partir de outubro, recebe jogos destes dois times pelo campeonato da NFL. Enquanto isso, jogos da NBA acontecem em dois pontos da cidade: o Barclays Center – casa do Brooklyn Nets – e o Madison Square Garden – onde joga o New York Knicks. Esta última arena também recebe jogos de hockey, sendo a sede oficial do New York Rangers.

Nova York também é generosa com quem curte museus. Existem algumas boas opções na cidade, mas três deles ganham destaque: o Museu de Arte Moderna (MoMA), o Metropolitan Museum of Art (MET) e o Museu Americano de História Natural – este último retratado na franquia cinematográfica “Uma Noite no Museu” e um super sucesso com a criançada.

Por fim, se a agenda (e a disposição) permitir, tente também ultrapassar os limites de Manhattan. Vale a pena. Descubra o Brooklyn, as praias de Cone Island e estique até os Hamptons se quiser conhecer o balneário de luxo dos novaiorquinos mais abastados. Além disso, se o roteiro da viagem ainda estiver em aberto e você aceitar uma sugestão: pense numa road trip até o Canadá! O caminho é longo, mas vale a jornada – principalmente durante esta época do ano. Subindo em direção ao norte, o espetáculo das cores outonais se evidencia ainda mais e as cidades e paisagens que encontrará pelo caminho são nada menos que deslumbrantes.

Pensando em alugar um carro? Minhas dicas são: prefira locadoras mais reconhecidas no mercado como Sixt, Europcar, Avis, Hertz e Álamo e, se puder, faça todos os seguros possíveis. Embora possam encarecer o aluguel, eles garantem uma viagem livre de stress!
Por aqui, nós utilizamos a plataforma RentCars para cotar e alugar nossos carros.
Nela, você consegue comparar ofertas de diversas locadoras e fica fácil encontrar uma opção redondinha para as suas necessidades, sem pesar no seu bolso!
Acesse a RentCars clicando aqui e faça sua simulação!


HOSPEDAGEM: DICAS RÁPIDAS DE HOTÉIS BEM LOCALIZADOS EM NOVA YORK;

Agora que você já sabe como é o outono em Nova York, o que esperar da cidade e já pegou algumas dicas sobre o que incluir no roteiro, bora falar sobre o tema que mais deixa viajantes de cabelo em pé: hospedagem.

Nova York é uma cidade com excelente infraestrutura hoteleira (era de se esperar, não é mesmo?) e, por isso, encontrar um hotel não deve ser difícil. Em contrapartida, a tarefa desafiadora aqui é equilibrar os pratinhos: conforto, localização e custo. Para facilitar, veja nossas sugestões de hotéis com bom custo-benefício em Nova York:

Pod Times Square ****
Nota dos hóspedes: 8,5
Preço médio diária (casal): US$99

MOXY NYC Times Square ****
Nota dos hóspedes: 8,2
Preço médio diária (casal): US$169

Riu Plaza New York Times Square ****
Nota dos hóspedes: 8,5
Preço médio diária (casal): US$149

Pod 39 ***
Nota dos hóspedes: 8,3
Preço médio diária (casal): US$99

Hampton Inn Times Square Central ***
Nota dos hóspedes: 8,6
Preço médio diária (casal): US$146

Four Points by Sheraton Midtown – Times Square ****
Nota dos hóspedes: 8,0
Preço médio diária (casal): US$139

VEJA OUTRAS OPÇÕES NO MAPA

Booking.com

ARRUMANDO A MALA: O QUE LEVAR?

O planejamento da mala para outono em Nova York depende, basicamente, do mês da viagem. Como você já sabe, as temperaturas podem variar bastante do começo para o fim da estação e isso, é claro, deve influenciar na escolha das roupas. Assim, caso viaje no começo do outono, dê preferência aos casacos leves e escolha uma ou duas peças mais pesadas por garantia. E então, a medida, que o inverno vai ficando mais próximo e as temperaturas vão caindo, casacos mais pesados, roupas térmicas e acessórios como luvas, gorros e cachecóis podem se fazer necessários.

Lembre-se sempre de checar a previsão do tempo durante a arrumação da mala. Sites como Weather ou outros portais de meteorologia podem te dar uma dica das temperaturas e clima nos dias da sua viagem. Caso haja previsão de chuva, lance mão de roupas impermeáveis ou capa de chuva. Guarda-chuva também funciona, mas não é lá um grande sinônimo de praticidade durante as viagens.

E, por último, mas não menos importante: seja em qual época for a sua viagem, sempre dê preferência por roupas e calçados confortáveis.


EXTRA: SUGESTÕES DE FILMES PARA ENTRAR NO CLIMA DA VIAGEM

Fechou a viagem e a ansiedade bateu por aí? Calma. Dá pra ter um gostinho de Nova York no outono antes mesmo de embarcar e sem nem se levantar do sofá da sala. Como? Abaixo, selecionamos três filmes com cenas filmadas na cidade durante esta época do ano. Você vai achar lindo, eu sei, mas acredite: ao vivo é ainda melhor.

Outono em Nova York
Romance/Drama – 2000
Elenco: Richard Gere; Winona Ryder;
Disponível em: Amazon Prime Video

Mensagem Para Você
Romance/Drama – 1998
Elenco: Meg Ryan; Tom Hanks;
Disponível em: Google Play e Youtube

Harry e Sally – Feitos Um para o Outro
Romance/Comédia – 1989
Elenco: Meg Ryan; Billy Crystal;
Disponível em: Amazon Prime Video


LEIA TAMBÉM:


QUEM ESCREVE

Marina Heimer

Formada em Cinema e pós-graduada em Jornalismo, já trabalhou como produtora cinematográfica, fotógrafa, redatora, assessora de imprensa...
Mas foi nas viagens - e contando sobre elas - que descobriu sua verdadeira paixão.
Desde 2014, é editora do Imagina na Viagem e consultora de turismo além, é claro, de uma viajante incansável nas horas vagas.

Post anterior

Certificado de Vacinação Covid-19 para viagem - veja como tirar e mais.

Próximo post

Não há publicações mais recentes.

8 Comentários

  1. 11 de outubro de 2021 em 09:20 — Responder

    New York é linda e no outono deve ser maravilhosa.
    Já estive lá no verão e na primavera, mas vou voltar.
    Dicas anotadas!
    Abs

    • 14 de outubro de 2021 em 07:45 — Responder

      Nova York sempre vale o repeteco, né Adelaide?
      A estação do ano é só uma desculpa… hahaha!

  2. Lilian Azevedo
    11 de outubro de 2021 em 11:39 — Responder

    Uau !!!! Que post super completo sobre outono em Nova York. Já visitei a cidade na primavera e no outono e gostei mais dessa última. Tinha programado a volta para 2020 mas os planos foram adiados. Gostei muito de várias dicas ótimas que vc deu principalmente de hospedagem que tem sido um grande desafio. beijocas

    • 14 de outubro de 2021 em 07:44 — Responder

      Eu sou suspeita, Lilian! Sou apaixonada pelo outono… se tem árvores em tons de laranja e folhas caídas no chão, já ganha meu coração. Hehehe… 2020 adiou vários planos por aqui também, NY tá na lista pra assim que as coisas voltarem ao “normal”.

  3. 13 de outubro de 2021 em 19:48 — Responder

    Já virei sua fã. Você detalha tantos aspectos, que me leva de volta a destinos que eu amo. Como é o caso de NY e especialmente no outono, que foi também a época que escolhi para conhecer essa cidade, que na minha humilde opinião, é uma das mais incríveis do Planeta.
    Beijos

    • 14 de outubro de 2021 em 07:42 — Responder

      Ô comentário bom! É recíproco, viu? =) Mas a ideia era essa mesma, trazer dicas e informações (claro!), mas dar também um gostinho da viagem… pro sonho começar antes mesmo do embarque. Beijo!!

  4. Regina Oki
    14 de outubro de 2021 em 22:14 — Responder

    Que delícia de post, Marina! Adorei rever a Big Apple através das suas lindas fotos. Eu estive lá no verão de 1998 e foi tórrido, mesmo. Pretendo voltar, justamente no Outono. Super útil sua seleção BBB de hotéis. Valeu!!!

    • 15 de outubro de 2021 em 08:42 — Responder

      Oi, Regina! Obrigadaa! Eu corro das viagens no verão justamente por isso… de quente já me basta o Rio! Hahaha.
      O outono é ótimo porque além das temperaturas mais amenas ainda tem o bônus da vegetação colorida, né? Amo. =)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.