Natal em Paris: vale a pena viajar em Dezembro? Veja dicas e atrações!

Desde que estive em Paris pela primeira vez – e lá se vão quase 10 anos -, passei a sonhar com o dia que eu veria, ao vivo, a Cidade Luz enfeitada para o Natal. Quem já esteve por lá sabe o quão [ainda mais] linda a cidade fica quando a noite cai e as luzes se acendem… e, pensar que havia uma época do ano na qual Paris ficava ainda mais iluminada, fazia vibrar meu coração. Eu precisava ver aquilo! Demorou, mas aconteceu… em Dezembro de 2018, em nossa quinta vez na cidade, desembarcamos em meio às luzes, pinheiros, pistas de patinação, mercados e inúmeros outros encantos do Natal em Paris.

Se valeu a pena? Bom, talvez a empolgação do primeiro parágrafo já tenha dado a resposta. No decorrer deste artigo, eu conto os prós e contras de viajar para Paris em Dezembro, dou uma lista de atrações imperdíveis exclusivas dessa época do ano e finalizo com dicas importantíssimas para quem, assim como eu, deseja experimentar o Natal em Paris. Pode entrar no clima, pegar o chocolate quente e dar play no Jingle Bell que a viagem tá só começando…

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Fabian Charaffi

DEZEMBRO EM PARIS, VALE A PENA?

Para quem é apaixonado pela Cidade Luz, qualquer época parece uma boa época, certo? Nem sempre. Durante algumas épocas do ano, em geral, três são as razões que podem “atrapalhar” a viagem: o clima, os dias curtos e a lotação da cidade.

Você sabia que o seguro médico é item OBRIGATÓRIO em todas as viagens para a Europa? Se você ainda não contratou o seu clique aqui e cote com a SegurosPromo - empresa parceira do Imagina na Viagem. Evite perrengues nas suas férias! Utilizando o cupom de desconto IMAGINANAVIAGEM5 você ainda garante 5% de desconto na contratação do serviço!

LOTAÇÃO DA CIDADE

Para o turismo, Dezembro é sempre alta temporada. Época de férias, de festas. As passagens aéreas e diárias de hotéis costumam ser mais caras e as principais atrações turísticas podem ter filas. O que eu observei quando estive em Dezembro em Paris? Os preços são sim mais altos, mas, no que diz respeito a quantidade de turistas, a cidade estava muito mais tranquila do que eu jamais poderia imaginar. Havia turistas, é claro… em Paris, sempre haverá. Mas, para minha surpresa, vi filas imensamente maiores quando estive por lá em Abril e Maio.

Então, pela minha experiência, te digo: Dezembro em Paris pode ser sim uma boa ideia, mesmo para aqueles que não são muito chegado a filas e tumultos. É o mês mais vazio? Não, não é. Para isso, agende sua viagem para Outubro, Novembro, Fevereiro ou Março. Mas também não é – como Julho ou Agosto costumam ser – um mês de superlotação na cidade.

CLIMA E TEMPERATURAS

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Amélie Dupont

Agora é que são elas. Bom, se eu te disser que, levando em consideração o clima, Dezembro é o mês ideal para uma viagem à Paris, estarei mentindo descaradamente. E mesmo quem gosta de frio – como é o nosso caso por aqui – encontra algumas desvantagens nesta época do ano. Mas, calma. Também não precisa descartar os planos…

Com temperaturas médias que variam de 2 a 7 graus, o frio pode ser intenso. Veja bem, eu disse médias… não se espante se desembarcar em Dezembro em Paris com temperaturas negativas.

Uma mala bem pensada, pode ajudar bastante a fazer da sensação térmica menos incômoda, é verdade (ao final do post, eu dou algumas dicas sobre como equipar a sua mala para o Natal em Paris). No entanto, há que se admitir que vestir 5 camadas de roupas é sim desagradável. Mais que isso, o tira e põe de casacos em cada restaurante, loja, museu, estação de metrô ou afins (todos com a calefação ao máximo!) é sacal.

Sobre chuvas, não há muito com o que se preocupar (ufa!). Em Dezembro, a média mensal de chuvas em Paris é de 57,8mm distribuídos ao longo de 10 dias, mais ou menos. Os números ultrapassam um pouquinho a média da maior parte dos outros meses do ano, mas bem pouquinho mesmo. Ou seja, a probabilidade de pegar chuvas em Paris é quase sempre a mesma, independente do mês do ano. E, via de regra, chuva em Paris é, quase sempre, um chuvisco fino. Nada que vá lhe impedir de sair do hotel.

Já reservou seu hotel em Paris? Eu sempre opto por reservar os meus hotéis através do Booking.com. Nele fica fácil encontrar as melhores opções de hospedagem - e excelentes ofertas! Reservando seu hotel através de nossos links, você contribui com o Imagina na Viagem sem pagar nadinha a mais por isso! Acesse em: Booking.com

Por fim, outro ponto negativo: a duração dos dias. Para o Hemisfério Norte, Dezembro é o mês com dias mais curtos. Em Paris, neste mês, o Sol pode nascer às 8h40 e se pôr antes das 17h, em dias que duram pouco mais de 8h. Isso, é claro, influencia bastante na rotina da cidade e, claro, na programação de quem viaja.

Mas, aí você me pergunta: com frio e dias curtos (e uma chuvinha fina que cismou de cair durante nossa estada por lá), a viagem foi uma furada? E eu te respondo: longe disso. Preparamos uma mala bem equipada para o frio, entubamos a chateação do tira e põe de casacos, montamos um roteiro esperto levando em consideração as horas de Sol e ocupamos as noites com programas também divertidos. Tendo isso em mente, o que poderiam ser pontos negativos, vira parte peculiar da viagem… e, se você for como eu, ao ver o primeiro mercado de natal, repleto de pinheiros (de verdade!) iluminados, vai pensar: é óbvio que vale a pena!

NEVE EM PARIS: VAI NEVAR EM DEZEMBRO?

Certeza que se você viaja em Dezembro deve ter, em algum momento, pensado (e talvez desejado!) encontrar Paris toda branquinha. De fato, ver a Cidade Luz coberta pela neve, deve ser uma experiência encantadora – e gelada, né? Mas, embora seja possível, não é lá muito comum ver neve em Paris durante o mês de Dezembro.

Quem viaja ao final do mês, tem chances um pouco maiores. Quem viaja em Janeiro ou Fevereiro, ainda mais. Mesmo assim, não há garantias.

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Daniel Thierry

Se o seu desejo de ver neve é muito grande, talvez valha a pena alongar um pouquinho as férias e passar alguns dias em regiões da França onde o fenômeno é rotineiro, como os Alpes ou a Alsácia – esta última especialmente muito famosa pelas tradições de Natal. Há trens partindo regularmente de Paris para cidades de ambas as regiões, uma alternativa ideal para quem não se sente confortável em dirigir por estradas com neve.

Pensando em alugar um carro? Minhas dicas são: prefira locadoras mais reconhecidas no mercado como Sixt, Europcar, Avis, Hertz e Álamo e, se puder, faça todos os seguros possíveis. Embora possam encarecer o aluguel, eles garantem uma viagem livre de stress!
Por aqui, nós utilizamos a plataforma RentCars para cotar e alugar nossos carros.
Nela, você consegue comparar ofertas de diversas locadoras e fica fácil encontrar uma opção redondinha para as suas necessidades, sem pesar no seu bolso!
Acesse a RentCars clicando aqui e faça sua simulação!

DEZEMBRO EM PARIS: TODAS AS ATRAÇÕES FUNCIONAM? TUDO FECHA MAIS CEDO?

A rotina da cidade muda durante o inverno, isso é inegável. O zumzumzum nas ruas começa mais tarde (algo presumível quando o Sol nasce quase às 9h da manhã, certo?) e pode sim terminar mais cedo, mas as principais atrações turísticas da cidade seguem funcionando normalmente.

O que pode acontecer, em um caso ou outro, são algumas mudanças nos horários de funcionamento, principalmente em se tratando de atividades ao ar livre. É o caso dos ônibus hop-on hop-off que, geralmente, circulam por menos horas durante esta época do ano.

Seja a sua viagem o mês que for, o ideal é sempre checar, antecipadamente, os horários de funcionamento das atrações que você deseja conhecer. Alguns museus, por exemplo, independente da época do ano, podem estar fechados durante alguns dias da semana. É o caso do Louvre e do Pompidou que não abrem às terças-feiras, ou do Musee d’Orsay que mantém as portas fechadas sempre às segundas.

Lojas e comércio, em geral, funcionam de 10h às 20h. A exceção fica por conta das lojas na Champs Élysées que funcionam, em sua maioria, até mais tarde. Restaurantes, principalmente aqueles localizados em regiões mais turísticas, também não fecham cedo e, diferentemente de outras cidades da Europa, não fazem intervalo durante a tarde.

 

NATAL EM PARIS: O QUE VER?

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Amélie Dupont

Mas, afinal de contas, o que faz de Paris tão especial em Dezembro? Eu poderia dizer que são as luzes, os pisca-piscas espalhados por cada cantinho da cidade. Os monumentos que, já sempre tão lindos, conseguem ficar ainda mais especiais quando suas fechadas parecem constelações lotadas de micro estrelinhas. Poderia falar dos pinheiros, que enfeitam e perfumam cada esquina, e de como foi difícil aceitar que eu não poderia trazer um deles comigo no avião.

Poderia falar dos mercados de Natal… ah, os mercados de natal. Com suas casinhas de madeira, recheados de artesanatos lindos e comidas deliciosas. As pistas de patinação espalhadas pela cidade, as vitrines das grandes lojas de departamento, a gigantesca e tradicional árvore de Natal das Galeries Lafayette, o cheiro de castanhas assadas e vinho quente que toma conta da cidade.

Mas a verdade, é que o mais especial do Natal em Paris é o conjunto de tudo isso e mais um pouco. É a atmosfera da cidade. É a forma como todos os nossos sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – são convidados a viver o clima natalino.

Você não vai precisar caminhar muito pela cidade para lembrar das minhas palavras e entender do que estou falando. Um passeio despretensioso e livre de mapas lhe fornecerá todas ou muitas das experiências e sensações que relatei acima. Mas, se quiser garantir as melhores delas, confira abaixo uma seleção de alguns lugares e programas imperdíveis do Natal em Paris.

 

NATAL EM PARIS: LUZES DE NATAL

Tour Iluminações de Natal

Anota, porque essa é a dica de ouro do artigo. Se eu pudesse lhe dar apenas uma sugestão de programa para curtir o Natal em Paris, esta certamente seria a excursão “Iluminações de Natal”, organizada pela Paris City Vision – uma das maiores empresas de turismo da cidade.

Trata-se de um roteiro exclusivo, desenvolvido especialmente para esta época do ano, no qual o visitante pode admirar, de uma só vez, as iluminações especiais das principais atrações da cidade. O circuito é feito à noite, em ônibus de dois andares (sendo o segundo andar aberto) e passa, dentre outros lugares, pela Opéra Garnier, Champs- Elysées, Place Vendôme, Place de la Concorde, Torre Eiffel, Invalides e Louvre. O tour conta com comentários em 9 idiomas, incluindo português e as crianças têm um canal especial com narração exclusiva.

Todos que embarcam no ônibus recebem, fones de ouvido, uma manta e uma bebida quente – um mimo muito bem-vindo nas baixas temperaturas de Dezembro/Janeiro. Os pequenos também recebem doces!

Os passeios duram 1h30 e acontecem diariamente entre os dias 30 de Novembro e 6 de Janeiro (exceto 24 e 31 de Dezembro).

É imprescindível que a compra seja feita com a maior antecedência possível, uma vez que as vagas são limitadas e o passeio é concorrido. A melhor forma de garantir o seu lugar é comprando o ticket online, através do site da Paris City Vision (acesse clicando aqui!). Após a compra, uma confirmação e o voucher chegarão por e-mail. Basta imprimir o documento e apresenta-lo na agência antes do embarque. Se, porventura houver qualquer mudança de planos, eles garantem cancelamento gratuito até 3 dias antes do tour.

Tanto a saída quanto o retorno acontecem em frente a agência da Paris City Vision, no número 13 da Rue Auber, bem próximo a Opéra. Se você está distante, pode chegar até lá usando as linhas M3 ou M9 (descer na estação Havre – Caumartin), M7 (descer na estação Opéra), M8 ou M12 ou M14 (descer na estação Madeleine).

Luzes de Natal na Avenue des Champs-Elysées
Onde: Avenue des Champs-Élysées – do Arco do Triunfo à Praça da Concórdia.
Quando: de 22 de Novembro de 2018 a 9 de Janeiro de 2019. Diariamente, das 17h às 2h. Nos dias 24 e 31 de Dezembro a iluminação poderá ser vista ao longo de toda a noite e madrugada.

Luzes de Natal no Boulevard Haussmann
Onde: Boulevard Haussmann.
Quando: de 29 de Novembro de 2018 a 7 de Janeiro de 2019. Diariamente, das 17h às 24h.
Fique ligado: usando o aplicativo #OnlyHaussmann (disponível no Google Play e App Store), os visitantes podem participar da celebração ajudando a escolher as cores e efeitos da iluminação da via. Durante os finais de semana, de 12h30 às 20h30, a Boulervard Haussmann se transforma em um grande palco de teatro, com personagens desfilando pela rua e recebendo e auxiliando seus visitantes.

Luzes de Natal da Place Vendôme
Onde: Place Vendôme – entre o Jardin des Tuileries e a Opéra.
Quando: de 22 de Novembro de 2018 a 10 de Janeiro de 2019.

Vitrines de Natal da BHV Marais
Onde: Le BHV Marais – 52 rue de Rivoli.
Quando: de 14 de Novembro de 2018 a 31 de Dezembro de 2018.
Fique ligado: este ano, a decoração de Natal da BHV Marais homenageia o lançamento do filme O Retorno de Mary Poppins. Além das vitrines e fechadas enfeitadas, estão programados diversos eventos como workshops para crianças, apresentação de coral natalino, sessão de fotos com o Papai Noel e por aí vai.

Vitrines de Natal da Printemps Haussmann
Onde: Printemps Haussmann – 64 Boulevard Haussmann.
Quando: a partir de 8 de Novembro de 2018.

Vitrines e Árvore de Natal da Galeries Lafayette
Onde: Galerias Lafayette Paris Haussmann – 40 boulevard Haussmann.
Quando: a partir de 7 de Novembro de 2018.

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Amélie Dupont

NATAL EM PARIS: MERCADOS DE NATAL

Muito populares em diversos destinos europeus, os mercados de Natal também tomam conta de Paris. São como grandes feirinhas, formados por pequenos chalés de madeira – que você pode chamar de barraquinhas mesmo – que vendem de um tudo, desde decoração natalina, passando por roupas, acessórios e artesanatos em geral, até quitutes típicos como queijos, temperos e etc. Na maior parte deles, há ainda uma área destina exclusivamente à gastronomia. Preparações clássicas francesas como a raclette, o tartiflette e crepes são o carro-chefe, mas há opções diversificadas que atendem a todos os paladares.

Mercado de Natal La Magie de Noël aux Tuileries
Onde: Jardin das Tuileries – Place de la Concorde.
Quando: de 24 de Novembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019. Segundas à Quintas das 11h às 23h. Sextas e Sábado das 11h às 00h45. Domingos das 11h às 23h45. Horário especial nos dias 25 e 31 de dezembro: das 11h às 21h.
Fique ligado: são mais de 120 chalés, roda gigante, pista de gelo, carrossel e muitas atividades para a criançada. Trem fantasma natalino, você já viu? Pois é, eu nunca tinha visto, até visitar o La Magie de Noël aux Tuileries.

Mercado de Natal do Hôtel de Ville
Onde: Place de l’Hôtel de Ville.
Quando: de 14 de Dezembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019. Diariamente, das 10h às 20h.

Mercado de Natal de La Défense
Onde: Parvis de la Defense.
Quando: de 22 de Novembro de 2018 a 29 de Dezembro de 2018. Exceto em 25 de Dezembro.
Fique ligado: trata-se, sem dúvida alguma, de um dos maiores marcados de Natal de Paris. São mais de 10 mil metros quadrados, com cerca de 350 expositores.

Mercado de Natal da Sacré-Coeur
Onde: Parvis du Sacré-Coeur – 35 rue du Chevalier de la Barre.
Quando: de 12 de Dezembro de 2018 a 24 de Dezembro de 2018. Diariamente, das 9h30 às 18h.
Fique ligado: Às quartas-feiras há oficinas gratuitas para as crianças. Sábados e Domingos o mercado recebe a ilustre presença do Papai Noel.

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Amélie Dupont

Mercado de Natal da Notre-Dame
Onde: Place René Viviani – 2 rue de Fouarre.
Quando: de 14 de Dezembro de 2018 a 23 de Dezembro de 2018. Diariamente, das 10h às 20h. Sextas, Sábados e Domingos a feira se prolonga por uma horinha a mais e é possível curti-la até as 21h.

Mercado de Natal da St. Germain des Prés
Onde: Place Saint-Germain-des-Prés
Quando: de 1 de Dezembro de 2018 a 1 de Janeiro de 2019.

Mercado de Natal Paris Beaubourg
Onde: Place Georges Pompidou.
Quando: de 1 de Dezembro de 2018 a 2 de Janeiro de 2019. De Domingo à Quinta das 11h às 21h. Sexta e Sábado das 11h às 22h.

Mercado de Noel da Alsácia na Gare de l’Est
Onde: Place du 11 novembre 1918.
Quando: de 5 de Dezembro de 2018 a 21 de Dezembro de 2018. De Segunda a Sábado das 9h às 20h. Domingo das 10h às 19h.

Mercado de Natal Canopée des Halles
Onde: Forum des Halles
Quando: de 1 de Dezembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019. Segundas e Terças das 10h às 20h30. Quarta a Sábado das 10h às 21h. Domingo das 11h às 20h.
Fique ligado: perto dos grandes mercados de Natal da cidade, o mercado do Forum des Halles pode parecer pequeno com seus “módicos” 50 chalés, mas o abeto de mais de 20 metros de altura que decora o lugar que faz a visita valer a pena! Lindo!

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Amélie Dupont

NATAL EM PARIS: ATIVIDADES ESPECIAIS

Disneyland Paris em clima de Natal

Visitar a Disney de Paris é programação obrigatória para quem viaja com pequenos – e, por que não, desejo de muitos grandinhos também. Durante o período de Natal (mais precisamente entre 10 de Novembro e 6 de Janeiro) o parque ganha ares natalinos, com decoração especial, uma enorme árvore e desfile de Natal. Ainda mais imperdível, não?

A Paris City Vision vende tickets avulsos, bem como pacotes com translado de Paris à Disney. Você pode conferir as opções disponíveis em: www.pariscityvision.com/parques-de-diversoes

Château de Vaux-le-Vicomte

Visitar um castelo na França é sempre uma experiência bacana – eu já estive em vários deles e adorei todos! -, mas visitar um castelo na França todo ornamentado para o Natal tem tudo para ser ainda mais emocionante. O Château de Vaux-le-Vicomte, localizado em Maincy (a 60km de Paris), conta com celebrações de Natal e visitas especiais nesta época do ano.

Em 2018, para sua 12ª edição, o castelo preparou decorações especiais em diversos aposentos, como o Grande Salão, as Salas de Aparato e as cozinhas. Além disso, o clima natalino também se estende aos jardins que, iluminados, podem ser visitados à pé ou a bordo de charretes. Uma graça!

A Paris City Vision tem um passeio exclusivo até o Château de Vaux-le-Vicomte. O tour inclui transporte de ida e volta em ônibus de turismo, tickets de entrada no castelo, tempo livre nos jardins iluminados e uma visita com audioguia às dependências do castelo. E, para quem reserva o passeio com a empresa e viaja com crianças, um bônus: os pequenos têm direito a se fantasiar, gratuitamente, durante a visita ao castelo.

As visitas começaram em 24 de Novembro e vão até o dia 6 de Janeiro de 2019. A duração total é de 5 horas e os tickets podem – e devem! – ser comprados com antecedência pois podem se esgotar. Para ver preços e datas disponíveis e reservar o seu lugar, acesse o site da Paris City Vision em: www.pariscityvision.com

Após efetuada a compra, você receberá a confirmação e o voucher por e-mail. Basta imprimir o documento e apresenta-lo na agência antes do embarque. Há possibilidade de cancelamento gratuito até 3 dias antes do tour.

Tanto a saída quanto o retorno acontecem em frente a agência da Paris City Vision, no número 2 da Rue des Pyramides, quase em frente ao Museu do Louvre. Se você está distante, pode chegar até lá usando as linhas M1 (descer na estação Tuileries), M7 ou M13 (descer na estação Pyramides).

 

PISTAS DE PATINAÇÃO NO GELO

La Défense
Onde: Grande Arche – Parvis de la Défense.
Quando: de 6 de Dezembro de 2018 a 9 de Janeiro de 2019.

Canopée des Halles
Onde: Forum des Halles
Quando: de 8 de Dezembro de 2018 a 6 de Janeiro de 2019. Das 14h às 19h durante a semana e a partir das 11h durante os finais de semana e férias escolares.

Grand Palais des Glaces
Onde: Grand Palais
Quando: de 16 de Dezembro de 2018 a 9 de Janeiro de 2019. Diariamente, das 10h às 2h, exceto em 24 e 31 de Dezembro, quando pista fechará às 18h.

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : Amélie Dupont

NATAL EM PARIS: CONCERTOS E MISSAS DE NATAL

Algumas igrejas de Paris contam com programação especial para o Natal. É o caso da Catedral de Notre Dame e La Madeleine, que produzem os mais tradicionais concertos natalinos da cidade e organizam missas exclusivas para a data festiva.

La Madeleine
Já o concerto de Natal traz canções natalinas, tocadas no grande órgão da igreja pelo organista François-Henri Houbart e acontece às 16h do no dia 25 de Dezembro. As missas de Natal de La Madeleine ocorrem nos dias 24 (às 22h) e 25 (às 11h e às 18h) de Dezembro.

Notre-Dame de Paris
O concerto de Natal conta com orquestra e apresentação do famoso órgão da catedral. Em 2018, o concerto ocorrerá em duas datas: 18 e 19 de Dezembro. Já a missa especial de natal ocorre à meia noite, na passagem do dia 24 para 25.

Natal em Paris / Paris em Dezembro / Vale a pena?
© Paris Tourist Office – Photographe : © Sarah Sergent

 

MAPA

No mapa abaixo, você encontra a localização exata das atrações e atividades de Paris descritas acima.

 

DICAS FUNDAMENTAIS PARA QUEM VIAJA A PARIS NO NATAL:

– Se possível, defina seu roteiro e reserve todos os seus tickets antecipadamente. Eu disse que não vi filas astronômicas, mas isso não quer dizer que não há filas. Comprar os ingressos com antecedência lhe poupará tempo durante a viagem e garantirá que você consiga visitar/fazer tudo o que programou. Em Paris, eu recomendo (e uso!) sempre o site da Paris City Vision, que super confiável, tem excelente preço e uma boa oferta de serviços.

– Não é hora de poupar espaço na mala. Foque em levar tudo o que lhe deixará confortável sob frio extremo. Isso inclui, dentre outras coisas, roupas térmicas (camisas, ceroulas e meias!), casacos corta-vento e impermeáveis, sapatos impermeáveis, gorros, cachecóis e luvas com touch (afinal você vai querer continuar usando o seu celular sem congelar os dedos, certo?). No nécessaire, hidratantes para o rosto, corpo e lábios são fundamentais, já que o frio pode causar forte ressecamento. Na farmacinha de viagem, não esqueça de incluir pastilhas e/ou sprays para a garganta.

– Mais do que nunca, tenha cuidado ao escolher sua hospedagem. Uma boa localização é sempre fundamental – estar perto das atrações poupa grana e tempo gastos com deslocamento -, mas, acima de tudo, certifique-se de que seu hotel escolhido possui calefação nos quartos. É o mínimo para garantir noites confortáveis de sono durante o inverno em Paris.

– Você é do tipo que não abre mão de fotografar e filmar toda a viagem? Então vale a pena levar baterias extras para seus equipamentos. O frio promove uma menor duração das baterias e você não quer ficar na mão no meio de um passeio superespecial por Paris, certo?

 

Leia mais:

Compras em Paris: dicas para comprar bem e barato na Cidade Luz
Road Trip pela França – de Paris à Côte d’Azur
Paris Museum Pass – vale a pena mesmo?
10 cidades da França que você PRECISA conhecer!

PLANEJE SUA VIAGEM E RESERVE AQUI!


Quando você faz uma reserva através de nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Imagina na Viagem a continuar produzindo conteúdo e trazendo dicas pra você! Então, o que tá esperando? Faça a sua reserva e nos dê uma força!


Post Anterior

Cabo das Agulhas – vale a pena visitar o ponto mais ao sul da África?

Próximo Post

Natal em Amsterdam: como é e o que fazer na cidade em Dezembro.

11 Comentários

  1. Cassiara
    3 de março de 2019 at 08:57 — Responder

    Gratidão pelas dicas. Foram de grande importancja para min.

    • 3 de março de 2019 at 13:42 — Responder

      Fico feliz por poder ajudar, Cassiara. 🙂
      Muito obrigada pela visita e comentário. E uma linda viagem pra você.

  2. Susana
    17 de março de 2019 at 02:36 — Responder

    Amei, vc me respondeu muitas dúvidas, adorei as dicas, eu minha filha e uma amiga iremos em dez/19.

    • 4 de abril de 2019 at 19:43 — Responder

      Oi Susana!

      Fico muito feliz por ter ajudado. 🙂
      Aproveitem bastante o final de ano por lá!

  3. Juliana
    27 de abril de 2019 at 11:48 — Responder

    Oi, Marina! Obrigada pelas dicas, estou planejando ir neste dezembro, mas fiquei com medo devido ao frio. Como ficam os passeios aos parques nesta época? Luxemburg, dentre outros?

    • 27 de abril de 2019 at 15:11 — Responder

      Oi, Juliana. Tudo bem?
      Eu que agradeço pela visita. 🙂

      Paris em Dezembro é bem legal. A cidade fica linda para o Natal e, estando com as roupas certas, dá pra suportar o frio numa boa. 🙂
      Sobre os parques, eles funcionam normalmente, apenas com horário reduzido. Se durante o verão o Jardim de Luxemburgo fica aberto até depois das 21h, por exemplo, nos meses de inverno ele fecha bem mais cedo, mas nada que impossibilite a visita. O ideal é que você selecione os parques que deseja visitar e cheque o horário de cada um deles na hora de montar seu cronograma.
      Sobre Luxemburgo, especificamente em Dezembro, o horário de funcionamento é das 8h15 às 16h30.

      Espero ter ajudado. 🙂
      Vou torcer pra que a viagem saia e seja incrível.

  4. DENISE DINUCCI
    2 de junho de 2019 at 21:04 — Responder

    Ola, Marina… já fiquei apaixonada só de ler seu artigo. Onde consigo roupas apropriadas para levar de sao paulo? É possível alugar? Deveremos ir entre 11 a 23/12.
    Muito obrigada !
    Denise

    • 7 de junho de 2019 at 13:02 — Responder

      Oi, Denise. Tudo bem?

      A Decathlon costuma ter boas opções de roupas de frio (térmicas, casacos pesados, etc.) a bom preço. Já comprei bastante coisa por lá. 🙂
      E certamente existem lugares que alugam também, mas não sei recomendar nenhum em São Paulo.

      Sobre os hotéis, dá uma olhada nesse post, ó: Onde ficar em Paris: guia completo de bairros, arrondissements e hotéis. Nele eu selecionei boas opções de hotéis (de variados preços) espalhados por toda a cidade.

      Uma linda viagem pra você e muito obrigada pela visita.

  5. DENISE DINUCCI
    2 de junho de 2019 at 21:05 — Responder

    Por favor, Marina. Me indique hoteis. Não queremos luxo. Hotel simples e quentinho com preços acessíveis.

    Obrigada !
    Denise

  6. Raiane
    3 de junho de 2019 at 01:12 — Responder

    Amei demais suas dicas!!! Estou montando um roteiro para Lua de Mel e estava na dúvida sobre Europa em dezembro, devido o frio (apesar de amar rsrs). Mas me encantei com seu relato sobre Paris, agora só preciso resolver quais os países farei juntamente com a França >.<
    Obrigada por compartilhar suas experiências, ajuda muito!

    • 7 de junho de 2019 at 12:49 — Responder

      Oi, Raiane.

      Posso apostar que vai ser inesquecível.
      Se Paris no inverno (toda iluminada com as decorações de Natal) já é super romântica… numa viagem de lua de mel, então. <3

      Aproveitem bastante por lá. 🙂

report this ad

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.