10 cidades da França que você PRECISA conhecer!

Já perdi as contas de quantas vezes ouvi a afirmação “meu sonho é conhecer Paris!”. Minha primeira reação é sempre a mesma: um sorrisão largo no rosto. Já estive nesse lugar – não em Paris (apesar de já ter estado lá também) mas no lugar de quem sonha em conhecê-la. Anseava, desejava, planejava… e me vejo em cada um dos emails que chegam, dos comentários que recebo. Minha segunda reação também é sempre a mesma: “Paris é absolutamente incrível e eu espero que você a ame tanto quanto eu, mas que tal aproveitar suas férias para conhecer outras cidades da França também?”.

 

Pois é… tem gente que me acha uma chata de galochas quando falo isso (como se uma viagem a Paris fosse pouca coisa… pf!). Outros agradecem a sugestão e prometem pensar na possibilidade. Apenas alguns dão um jeitinho de alongar o roteiro. E esses – particularmente esses – sempre me procuram quando voltam de viagem. São histórias sem fim… algo sobre um castelo esplendoroso no Vale do Loire, sobre a surpresa de encontrar um imenso campo de flores em meio às estradas da Provence, o cheiro das lavandas no mês de Junho ou o verde esmeralda – que chega a doer os olhos – de um paraíso no mediterrâneo. No fim, um agradecimento. E aí é como se uma mágica acontecesse. Um combustível, o mais poderoso que eu conheço, toma conta de mim – e do Imagina na Viagem. É o que nos move, o que nos inspira a continuar, escrever mais e mais, dividir o máximo possível… saber que as nossas experiências inspiram e possibilitam momentos tão especiais para outras pessoas é melhor (BEM MELHOR!) que ouvir “tripulação, portas em automático!”.

Por isso, e antes de começar, preciso confessar: esse post é feito pra você – que sonha em conhecer a França para além de Paris -, mas é feito pra mim também. Numa esperança gostosa de que daqui a um mês, ou um ano, outros tantos emails lotem a caixa. Outras tantas histórias (suas!) façam felizes os meus dias. Outros tantos agradecimentos elevem a energia e levem o Imagina na Viagem ainda mais longe!

Dito isso, abaixo você confere uma lista – recheada de amor e boas recordações – de 10 cidades da França que você, definitivamente, deveria colocar no seu roteiro! Boa viagem!

1. AVIGNON

Você sabia que a Igreja Católica teve, durante alguns anos, uma sede oficial fora do Vaticano? Pois é… esta é uma das principais “cartas na manga” do turismo de Avignon, cidade da região da Provence, localizada a cerca de 700km ao sul de Paris. Dá pra imaginar o tanto de riquezas históricas a cidade abriga, não? Quem tem o mínimo de interesse pelo tema, certamente irá amar o destino. Estando por lá, não deixe de visitar o Palácio dos Papas para entender um pouco mais sobre este período um tanto quanto turbulento do catolicismo.

Eu contei mais sobre Avignon – e dei todas as dicas para quem planeja visitar a cidade – no post: Avignon: Um guia completo sobre a joia da Provence.

Se, por outro lado, esse papo de história não te comove, resta dizer que Avignon é uma cidade belíssima, repleta de ruelas charmosas, construções encantadores e – durante algumas semanas do ano – inúmeros campos de lavandas. Além disso, é também, em minha opinião, uma das melhores bases para quem pretende conhecer a região da Provence, já que oferece infra-estrutura de altíssimo nível e está a uma curta distância de grande parte dos principais destinos da região.

2. CASSIS

Antes de mais nada, um aviso: falar sobre Cassis é um grande problema pra mim. Na maior parte das vezes que o faço, pareço a personificação do exagero. Mas juro juradinho que a cidadezinha provençal banhada pelo mar Mediterrâneo é nada menos do que absolutamente maravilhosa (viu? você me achou exagerada agora!).

Cassis é daqueles lugares que apaixonam à primeira vista – seja ela o panorama de uma calanque, as ruelas de pedrinhas de seu centro turístico, seu porto repleto de embarcações ou suas praias verde esmeralda. E foi, sem dúvida alguma, uma das cidades que mais nos surpreendeu e encantou ao longo da road trip que fizemos pela França.

Para saber mais sobre Cassis, veja o post que fizemos sobre a cidade em: Cassis: um guia completo do pedacinho esmeralda da Provence

Cassis está a cerca de 800km ao sul de Paris. O acesso pode ser feito de carro ou trem (numa viagem tranquila – e repleta de paisagens lindas – com duração aproximada de 4h).

3. GORDES

Quando, ainda na estrada, avistamos Gordes pela primeira vez o pensamento foi: “como é possível?” A microcidade, inteiramente construída em pedras, no alto de uma colina é tão linda quanto surpreendente. Passar uma tarde por ali é uma delícia, escolher um dentre seus hotéis espetaculares para passar as “férias das férias” nos pareceu ser ainda melhor – e tornou-se um plano pro futuro.

Leia mais sobre Gordes no post: Gordes: um guia sobre a pérola do Luberon, na Provence.

Gordes está localizada dentro do Parque Natural Regional do Luberón, em Vaucluse, na Provence, e é classificada como uma das Plus Beaux Villages de France – ou, em bom português, um dos mais belos vilarejos da França. Nada mal, não é mesmo?

Estando por lá, vale visitar a Igreja de São Firmino, o Château de Gordes, tomar um drink nas sacadas do La Bastide de Gordes (o hotel mais incrível da região!) e, por fim, esticar numa visita ao Museu da Lavanda que, embora não fique exatamente no vilarejo, está a pouquíssimos minutos de carro dali. Nós estivemos por lá e contamos sobre a experiência no post: Museu da Lavanda – Provence: tudo sobre a visita!

4. VERSAILLES

Quem visita Paris, tem a oportunidade de, em um rápido e fácil bate e volta, conhecer um dos palácios mais emblemáticos do mundo! Localizado na cidade de mesmo nome, o Château de Versailles é parte importante da história da França, tendo sido residência oficial de alguns reis – incluindo o Rei Sol, Luís XIV.

As visitas podem ser feitas através de excursões – que partem diariamente de Paris, na companhia de guias especializados – ou por conta própria. Quem opta pela segunda opção, pode fazer uso do RER, numa viagem de trem que leva pouco mais de 30 minutos. Chegando no palácio, não abra mão dos audioguias, eles transformarão a sua visita em uma verdadeira aula de história!

Por fim, antes de voltar a Paris, um passeio sem pressa pelos famosos jardins do palácio também é imperdível!

5. DIJON

Dijon é uma cidade da região da Borgonha, a cerca de 300km a sudeste de Paris. A cidade é famosa mundialmente pela mostarda e, sim, foi basicamente isso que nos levou até lá. Mas que surpresa a nossa quando descobrimos que Dijon tem tantos outros sabores e encantos. O principal dele, seu centro histórico, é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e pense em um lugar agradável para passear…

Entre os muitos atrativos do lugar, o Jardin Darcy merece destaque. Datado de 1880, em estilo neo-renascentista, ele foi o primeiro jardim público de Dijon e até hoje é queridinho por lá. A praça de mesmo nome (Place Darcy) – com seu Porte Guillaume, o arco do triunfo de Dijon – também vale alguns minutinhos de seu roteiro. Por fim, um passeio pela Rue de la Liberté, com suas incontáveis lojinhas, pode render degustações deliciosas das mostardas típicas da região.

6. AIX-EN-PROVENCE

A cidade de Paul Cézanne é singular. Arrisco dizer que não há destino mais jovem e solar na França (pelo menos entre os tantos que já tivemos a chance de conhecer). Esse perfil descontraído e vida noturna superativa são, em parte, justificados pelos campus universitários renomados que existem ali. A vibração dos estudantes, somada à inquietude dos turistas resulta numa agitação gostosa de presenciar!

Por outro lado, Aix-en-Provence consegue preservar como poucos sua história, sendo um destino fabuloso também para os amantes de arte. O Museu Granet e o Ateliê de Cézanne são preciosos, e uma caminhada pela Cours Mirabeau e pelo centro histórico da cidade rendem momentos agradabilíssimos.

7. CÔTE D`AZUR

Antes de mais nada, preciso explicar: aqui faço uma espécie de “licença poética”, uma vez que a Côte d’Azur – ou Riviera Francesa – não é uma cidade mas sim toda uma região. A questão é que escolher apenas um entre tantos destinos incríveis seria, no mínimo, uma grande injustiça.

Eu poderia me ater a falar sobre Nice, que possui boa infra-estrutura, praias extensas de um azul cristalino e serve perfeitamente como base para uma road trip por aquelas bandas… mas como ignorar Villefranche-sur-Mer, ali tão pertinho, e dona da faixa de areia mais absurdamente maravilhosa que já pude presenciar? Ou Antibes, com seu centrinho gracioso, praias tranquilas e iates opulentos. Ou ainda Cannes, com tudo isso somado a sua importância no cenário audiovisual… Ou Saint-Tropez e sua vida social badaladíssima (íssima íssima).

Quer saber por quais cidades da Côte d’Azur nós passamos ao longo de nossa road trip pela França? Veja o roteiro completo no post: Road Trip pela França: de Paris à Côte d’Azur

Você me entende? E me perdoa? Experimente fazer um roteiro pela região e, se possível, conhecer cada um desses mini paraísos mediterrâneos. Eu te garanto que ao final da viagem você vai fazer as pazes comigo e agradecer pela sugestão “imprecisa”. 😉

8. VALE DO LOIRE

“Mas Marina, eu te dou a mão e você quer o braço inteiro. Outra licença poética?” – eu quase posso te ouvir dizendo. Mas aqui a questão é outra… é claro que também trata-se de injustiça (como falar de apenas uma cidade do Vale do Loire em detrimento das outras?), mas mais do que isso trata-se de logística e possibilidade. É absolutamente possível conhecer mais de um destino do Vale do Loire em apenas um dia – numa viagem de bate e volta partindo de Paris. Foi assim que fizemos. Nosso bate e volta passou por três dentre os principais castelos – são centenas deles! – da região e, embora o passeio seja cansativo, valeu cada minuto!

Você pode ler mais sobre nossas experiências no Vale do Loire nos posts:
– Visitando o Chateau de Chambord – Vale do Loire
– Visitando o Chateau de Chenonceau – Vale do Loire
– Visitando o Chateau de Cheverny – Vale do Loire

Ao todo, o Vale do Loire tem cerca de 800km² recheados de cenários espetaculares, jardins que inspiram romance e castelos a perder de vista. A viagem a partir de Paris dura cerca de 2h e pode ser feita por conta própria ou com agências de turismo. Uma opção bacana para quem tem tempo sobrando no roteiro é reservar alguns dias para explorar a região com calma a bordo de um motorhome. Vários palácios contam com opções de estacionamento específicas para pernoite!

9. BEAUNE

Beaune é popularmente conhecida como “a capital dos vinhos da Borgonha”. E apesar de fazer jus ao nome – com louvor! – produzindo alguns dos melhores rótulos da região, a cidade é muito mais do que um destino puramente enoturístico. Beaune, por si só, é um encanto. Uma cidade que parece não ter saído do passado, onde o turismo é mero coadjuvante e a tradição da vida interiorana francesa é protagonista.

Caminhe sem rumo por suas ruas silenciosas, surpreenda-se com o charme de cada uma das pracinhas, fontes e edifícios históricos que encontrará pelo caminho, permita-se o pecado da gula e saboreie a autêntica gastronomia francesa em cada esquina! Os escargots são o carro-chefe por ali e você não deveria deixar a cidade sem experimentar!

Veja mais detalhes sobre Beaune no post: Beaune: uma base perfeita para sua viagem no interior da França

Por fim, se ainda lhe faltam motivos para incluir Beaune em seu roteiro, vale dizer que a cidade está estrategicamente localizada entre Paris e a Provence, além de estar a poucos quilômetros de alguns destinos suíços, ou seja: a base perfeita para alguns dias de sua road trip!

10. PARIS

Seria impossível finalizar esta lista sem falar dela: a linda Cidade Luz. Paris é daqueles lugares que você pode amar ou odiar, o fato é que não há como ser indiferente a ela… no nosso caso, foi amor à primeira, segunda, terceira e quarta vista. E arrisco dizer que será assim quantas tantas outras vezes Paris surgir em nosso caminho.

Quem não curte, quase sempre põe a culpa no turismo. E, convenhamos, como uma da cidades mais visitadas do mundo, é bem verdade que Paris é agitada, repleta de estrangeiros e que isso pode, em alguns momentos, esconder um bocadinho de seu charme. Mas, quer saber? Basta saber procurar, fugir alguns quarteirões do “circuito turistão” e pronto… ela está lá, com toda sua pureza e elegância – como poucas no mundo sabem ter.

Seja visitando os pontos turísticos mais badalados da cidade, descobrindo toda a beleza de sua história, flanando por ruas alternativas ou – como um típico francês – lendo um livro sob a sombra das árvores em uma pracinha escondida, vivenciar Paris é, na minha opinião, uma das melhores experiências de viagem que se pode ter. Permita-se vivê-la.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva – Lista Top 10. Que tal dar uma olhada nas listas espertas que outros blogueiros prepararam? Veja abaixo todos os posts participantes!

      1. Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
      2. Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça
      3. Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
      4. Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
      5. Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
      6. Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis
      7. Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
      8. Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
      9. Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia
      10. Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo
      11. Uma Turista na Nuvens – 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
      12. Ligado em Viagem – 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
      13. Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil
      14. Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
      15. Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando
      16. E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
      17. De Mochila e Caneca – 10 principais parques de Curitiba
      18. Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
      19. Holandesando – 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrecht

Post Anterior

Compras em Paris: dicas para comprar bem e barato na Cidade Luz

Próximo Post

New York Pass - Como funciona o passe turístico na Big Apple?

26 Comentários

  1. 29 de março de 2018 at 20:29 — Responder

    Linda lista! A França é muito mais que Paris e seu post mostrou bem isso. Vontade de ir correndo conhecer cada uma delas. 🙂

    • 18 de abril de 2018 at 18:49 — Responder

      Obrigada, Lulu!
      A ideia era bem essa mesmo, deixar todo mundo morrendo de vontade (e planos) de uma road trip francesa! 😛

  2. 29 de março de 2018 at 20:44 — Responder

    Estou planejando uma viagem de carro pela França em 2019, adorei sua lista, vou salvar aqui para me ajudar a montar o roteiro, só conheço Paris e amei! Abraços.

    • 18 de abril de 2018 at 18:52 — Responder

      Que legal, Angelica! 🙂
      Fizemos uma road trip por lá no ano passado e foi uma delícia! Foi quando conhecemos a maior parte dos destinos listados…
      Tem vários posts sobre essa viagem aqui no blog!
      Se precisar de qualquer help no planejamento, é só falar! 😉

  3. 30 de março de 2018 at 00:07 — Responder

    Que lista top! Não conheço a França, mas deu para ter uma noção!
    Gostei muito dos dois destinos de praia, dos palácios e castelos.

    • 18 de abril de 2018 at 18:53 — Responder

      Vale muito a pena conhecer, Jair!
      É um país bastante plural, com atrações para todo tipo de público! 🙂

  4. 30 de março de 2018 at 13:18 — Responder

    França tem uma lista enorme, 10 não são suficientes, ne? Eu só fui a Lyon e Chamonix-Mont-Blanc e amei!

    • 18 de abril de 2018 at 18:54 — Responder

      Não são mesmo… eu penei para conseguir selecionar e, mesmo assim, precisei “roubar” duas vezes! Hahah…
      Ô país pra ser maravilhoso esse! 😛

  5. 30 de março de 2018 at 17:28 — Responder

    Conheço praticamente nada da França. Desta tua lista, estive apenas em Paris e Versailles….. Mas a achei fantàstica!
    😉

    • 18 de abril de 2018 at 18:54 — Responder

      É um bom motivo pra planejar um repeteco, Juliana! Hehehe… 🙂

  6. 30 de março de 2018 at 22:26 — Responder

    Nossa, só conheço Paris e Versailles dessa lista =/ , preciso fazer um mochilão pela França e conhecer as outras cidades, todas lindas, dessa lista. Adorei.

    • 18 de abril de 2018 at 18:56 — Responder

      Eu coloco a maior pilha, Diego! 😛
      Vi muita gente fazendo mochilão por lá e, até hoje, não conheci ninguém que não tenha amado a experiência!

  7. 3 de abril de 2018 at 17:13 — Responder

    Ah, a França! Na verdade, o post poderia ser 100 cidades na França que você deveria conhecer kkkk. Tudo maravilhoso por lá!

    • 18 de abril de 2018 at 18:59 — Responder

      Taí uma verdade, Adriana! Hahaha…
      Foi bem difícil chegar a 10 destinos e muita coisa legal acabou ficando de fora… Se formos pensar em tudo de lindo que há por lá, acho que mesmo uma lista com 100 ainda seria pouco, viu? 😛

  8. 3 de abril de 2018 at 19:50 — Responder

    Conheço Versailhes, Cote D´Azur e Paris da sua lista. E que lista sensacional! Adoro a França, me sinto muito bem neste país, é tudo tão encantador que mais parece que estamos em um filme. Adorei suas outras sugestões, foram para a lista também.

    • 18 de abril de 2018 at 19:02 — Responder

      É exatamente assim, Gisele. A sensação de estar num filme também rola por aqui… é tanta coisa linda – e diferente do que estamos habituados a ver – que de cara a gente confunde com cenário! Rs… Mesmo depois de 4 visitas ainda não consegui me acostumar! 😛

  9. Ana Carolina Miranda
    9 de abril de 2018 at 10:38 — Responder

    Tenho muita vontade de conhecer Côte d’Azur parece um belo destino. Da sua lista só conheci apenas 3, acabei de acrescentar outras cidades na minha lista! Ótimas dicas!

    • 18 de abril de 2018 at 19:04 — Responder

      É um destino maravilhoso mesmo, Carol!! As cidadezinhas cheias de bossa, o mar cristalino, o clima agradável… uma combinação perfeita. Recomendo muuuito! 🙂

  10. 13 de abril de 2018 at 07:24 — Responder

    Eu já queria fazer uma viagem pela região de Côte D`Azur, agora só aumentou a vontade! É muito bom conhecer um país além daquela cidade turistona!

    • 18 de abril de 2018 at 19:06 — Responder

      Concordo com você, Aline. E por isso sou apaixonada pelas road trips… desbravar os interiores e descobrir cidadezinhas menos badaladas é o meu “tipo” preferido de viagem. 🙂 Sobre a Côte d’Azur, sou suspeita pra falar, mas se tivesse que dar um conselho diria: vai logoo! Rs!

  11. 16 de abril de 2018 at 20:13 — Responder

    Adoramos a sua lista! Conhecemos Paris e Versalles e ficamos com vontade de visitar Dijon e suas atrações e, é claro, experimentar as variações da famosa mostarda.

    • 18 de abril de 2018 at 19:09 — Responder

      Fico feliz, Lais! 🙂
      Dijon é uma gracinha e as mostardas são uma perdição… Se cabe uma dica, vá com sobra de espaço e peso na mala! É quase impossível resistir a tentação de trazer alguns vidros pra casa… 😛

  12. 3 de maio de 2018 at 17:25 — Responder

    A França é um país que nos faz suspirar de tão lindo. Conheço Paris e Versailhes e além da sua lista, Mont Saint Michel que pra mim é um dos lugares mais lindos do mundo.

    • 21 de maio de 2018 at 15:49 — Responder

      Tenho certeza que é, Cynara. Já coloquei como obrigação em uma próxima viagem ao país! Rs… 🙂

  13. 7 de maio de 2018 at 19:08 — Responder

    Visitei a França pela primeira vez este ano e fiquei encantada com a beleza das cidadezinhas que conheci. Fui para Alsase e amei demais. Agora planejando uma viagem à Paris mês que vem.

    • 21 de maio de 2018 at 15:50 — Responder

      Ai, que delícia! Já quero acompanhar essa viagem! 🙂

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.