Hop-On Hop-Off Paris: vale a pena fazer um open tour?

Você sabe o que é um ônibus Hop-On Hop-Off? Desde nossa primeira vez em Paris (lá se vão alguns anos e repetecos!) esse meio de locomoção foi o nosso preferido! É verdade que a cidade tem uma malha metroviária bastante eficaz e o metrô é capaz de te levar para quase todos os pontos de interesse, por isso acaba sendo (quase sempre) a opção número 1 dos viajantes. Mas circular de metrô por Paris tem suas desvantagens… e é nesta hora que, na minha opinião, os ônibus de dois andares (ou open tour) largam em vantagem. Neste post, explico a razão pela qual prefiro os ônibus Hop-On Hop-Off em Paris, conto sobre nossas experiências a bordo e dou as dicas para que você também aproveite seus benefícios! Leia abaixo!

 

HOP-ON HOP-OFF EM PARIS: PORQUE ESCOLHER? 

Paris é sem dúvida alguma uma das cidades mais bem abastecidas por metrô em todo o mundo. São várias linhas e centenas de estações que permitem que o parisiense e o visitante possam se locomover com rapidez por toda a cidade. Mas, se pensarmos bem, vale a pena mesmo cruzar a linda Paris por debaixo da terra? Assim… sem ver nadinha pela janela? Foi com isso em mente que, em nossa primeira viagem à capital francesa, optamos por outro meio de transporte: o ônibus.

Pode até ser que o “busão” – e o trânsito agitado de Paris – torne o deslocamento um pouco mais lento, mas com certeza ele irá permitir que você aproveite muito mais da cidade, passando e conhecendo lugares que, em outras circunstâncias, não fariam parte do seu roteiro. E, no final das contas, é assim: “meio sem querer” que a gente acaba encontrando cantinhos intocados, points que só os locais frequentam e mais mil e uma coisas interessantes.

Tem jeito de ficar ainda melhor? Para nós, teve! Pesquisando pela internet, descobrimos os ônibus Hop-On Hop-Off em Paris, da PARISCityVISION. Os ônibus Hop-On Hop-Off, também conhecidos como open tour, são aqueles típicos ônibus abertos de dois andares e  têm uma vantagem bastante interessante: com um bilhete de um dia você pode embarcar e desembarcar livremente– quantas vezes e em quantas paradas quiser!

Já reservou seu hotel em Paris? Eu sempre opto por reservar os meus hotéis através do Booking.com. Nele fica fácil encontrar as melhores opções de hospedagem - e excelentes ofertas! Reservando seu hotel através de nossos links, você contribui com o Imagina na Viagem sem pagar nadinha a mais por isso! Acesse em: Booking.com

COMO FUNCIONAM OS ÔNIBUS OPEN TOUR HOP-ON HOP-OFF EM PARIS?

Basicamente, a coisa funciona assim: você compra um passe e tem direito a entrar e sair dos ônibus da quantas vezes quiser em qualquer um dos 34 pontos, distribuídos ao longo das 3 linhas oferecidas pela empresa. E um extra para os viajantes amantes de história: os ônibus Hop-On Hop-Off contam com um sistema de áudio individual e, enquanto você curte o visual pela janela e conhece a cidade, você pode ouvir sobre fatos históricos e curiosidades sobre Paris e cada um de seus monumentos mais importantes. Os fones de ouvido são disponibilizados quando você embarca nos ônibus Hop-On Hop-Off pela primeira vez e você deva guarda-los com você para uso posterior. O melhor de tudo? As narrações estão disponíveis em diversos idiomas, incluindo o português do Brasil. 🙂

As 3 linhas oferecidas pelos ônibus Hop-On Hop-Off da PARISCityVISION rodam pelos principais pontos da cidade e certamente você vai encontrar um ponto perto do seu hotel e/ou daquele ponto turístico que você não quer deixar de conhecer.
Dê uma olhada no mapa abaixo e confira o quão bem distribuídos são os circuitos:

Hop-On Hop-Off em Paris © Imagina na Viagem
Mapa do Open Tour PARISCityVISION em Paris. Fonte: L`Open Tour / Divulgação

 

VALE A PENA USAR O ÔNIBUS HOP-ON HOP-OFF EM PARIS?

Em primeiro lugar pode ir tratando de esquecer aquele papo de que ônibus open tour é coisa pra turista de primeira viagem. Os “pré-conceitos” são inimigos número 1 dos viajantes e os principais responsáveis por nos fazer abdicar de experiências que, na maior parte das vezes, poderiam tornar nossos passeios muito mais divertidos!

Viajar em um Hop-On Hop-Off em Paris é uma forma incrível de descobrir a cidade para quem a visita pela primeira vez, já que os ônibus passeiam através dos principais pontos turísticos em um curto espaço de tempo e ainda nos dizem bastante sobre a história e curiosidades vividas em cada um destes monumentos.

Você sabia que o seguro médico é item OBRIGATÓRIO em todas as viagens para a Europa? Se você ainda não contratou o seu clique aqui e cote com a SegurosPromo - empresa parceira do Imagina na Viagem. Evite perrengues nas suas férias! Utilizando o cupom de desconto IMAGINANAVIAGEM5 você ainda garante 5% de desconto na contratação do serviço!

 

E mesmo que você já tenha visitado Paris outras vezes, na minha opinião, os ônibus de dois andares seguem sendo uma excelente pedida. Primeiro porque eles são o meio de transporte ideal para quem não quer perder, nem por alguns minutinhos, tudo de lindo que Paris tem oferecer – e eu, definitivamente, me encaixo nesse grupo. Além do mais, eles são a escolha perfeita para um primeiro dia de viagem (seja ela primeira, segunda, terceira…) pois são uma belíssima forma de se “re-familiarizar” com a cidade, enquanto descansa de um longo voo!

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de utilizar o Hop-On Hop-Off em Paris, aí vai mais um benefício camarada: se for passar mais de um dia na cidade, a PARISCityVISION tem opções de vendas combinadas que garantem passes de 2 ou mais dias de Hop-On Hop-Off e ainda incluem passeios de barco pelo rio Sena! Os valores são muito atraentes e os passeios de barco são uma experiência absolutamente imperdível na cidade!

Hop-On Hop-Off em Paris © Imagina na Viagem
A Champs Élysées é um dos pontos cobertos pelos ônibus Hop-On Hop-Off em Paris. Linda toda vida! © Imagina na Viagem

 

COMO COMPRAR O PASSE DO HOP-ON HOP-OFF EM PARIS

Em todas as vezes que estivemos em Paris, optamos por utilizar os serviços de Hop-On Hop-Off da PARISCityVISION. Por uma razão simples: A PARISCityVISION é uma das maiores e mais reconhecidas empresas de turismo de Paris, contando com muitas recomendações e boas – e econômicas! – opções em diversas frentes: passeios em Paris, excursões para outras cidades da França e muitas outras atividades. Na primeira vez, foi um tiro no escuro. E deu certo. De lá pra cá, já experimentamos vários passeios e excursões da empresa em diversas oportunidades diferentes e por isso me sinto bastante confortável em indica-los. Pode confiar… palavra de viajante bem pentelha! 😛

Os passes para o Hop-On Hop-Off da PARISCityVISION são válidos para 1, 2 ou 3 dias consecutivos e podem ser comprados pela internet aqui no Brasil, ou diretamente com os motoristas nos ônibus da empresa.

Minha sugestão? Compre antecipadamente pela internet! Além de viajar com o roteiro redondinho e sem chances de contratempos, comprando online você conseguirá aproveitar promoções e combos bastante vantajosos, como o que dá direito ao passe de 2 ou mais dias + passeios de barco pelo Sena. Existem ainda opções que incluem ingressos para o Louvre (sem filas!), jantares a bordo de cruzeiros no Sena, shows no Moulin Rouge e muito mais… vale a pena dar uma olhada no site.

Para conferir o site da PARISCityVISION, basta acessar: www.pariscityvision.com

Para facilitar, você também pode ir direto para a página do produto ou combo, na listinha abaixo:

1. Passe Hop-On Hop-Off válido por 1, 2 ou 3, dias
www.pariscityvision.com/pt/paris-opentour-passe-1-dia

2. Passe Hop-On Hop-Off válido por 2 dias ou 3 + Barco
www.pariscityvision.com/pt/paris-onibus-cruzeiro-pass-2-dias

3. Passe Hop-On Hop-Off válido por 1 ou 2 dias  + Paris Museum Pass
www.pariscityvision.com/pt/paris-city-tour-museum-passe

4. Passe Hop-On Hop-Off válido por 1 dia  + Ingresso sem filas para o Louvre
www.pariscityvision.com/pt/passe-paris-opentour-bilhete-louvre

5. Passe Hop-On Hop-Off válido por 1 dia  + Ingresso sem filas para o Louvre com audioguia
www.pariscityvision.com/pt/paris-l-opentour-visita-museu-louvre-audio-guia

 

E detalhe: Comprando através dos nossos links, você contribui com o Imagina na Viagem sem pagar nadinha a mais por isso!

Hop-On Hop-Off em Paris © Imagina na Viagem
Com os combos da PARISCityVISION ainda dá pra aproveitar passeios de barco superagradáveis pelo Sena! © Imagina na Viagem

 

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR AS LINHAS DOS ÔNIBUS HOP-ON HOP-OFF EM PARIS

Como minhas experiências sempre foram a bordo dos ônibus Hop-On Hop-Off da PARISCityVISION, as dicas a seguir são exclusivamente para os ônibus e linhas desta empresa, certo? Se você contratou ou vai contratar um serviço similar em uma empresa concorrente, é provável que o conteúdo a seguir não se encaixe no seu caso.

1. Atualmente, existem 3 linhas circulares dos ônibus Hop-On Hop-Off da PARISCityVISION, identificadas pelas cores: azul, vermelha e branca.

2. Os 34 pontos espalhados pela cidade são bem sinalizados e bastante fáceis de localizar. Geralmente estão próximos a pontos de ônibus convencionais, mas possuem um poste sinalizador com a inscrição “L’Open Tour“. O ideal é que você tenha sempre um mapa dos circuitos com você, com ele em mãos tudo fica ainda mais fácil!

3. Alguns pontos são comuns a mais de uma linha, ou seja, no mesmo ponto em que passa um ônibus da linha azul, pode passar também um ônibus da linha branca. Isso acontece para que você possa trocar de linhas com facilidade. Terminou seu circuito na linha azul? Desembarque e embarque, no mesmo ponto, na linha branca.

4. Caso você esteja em um destes pontos comuns a mais de uma linha, fique tranquilo: distinguir os ônibus de cada linha é facílimo e, com um pouco de atenção, o risco de embarcar na linha errada é zero! Os ônibus possuem um grande quadrado colorido no canto inferior esquerdo de seu vidro central. Os ônibus da linha azul têm um quadrado azul e assim por diante…

5. Você não precisa fazer sinal para que o ônibus pare no ponto ou se apressar quando ele estiver chegando. Os ônibus param independentemente de haver ou não um passageiro aguardando. Permanecem parados por alguns minutinhos e partem logo em seguida. Dá tempo de embarcar sem sufoco ou correria.

6. Fazer mais de um circuito por dia é perfeitamente possível. Quantos você conseguirá fazer, irá depender basicamente de você e do tipo de viagem que está fazendo… você pode optar por percorrer todo o circuito sem descer em nenhuma parada e apenas conhecer a cidade sem sair do ônibus. Ou pode preferir dedicar algum tempinho a mais aos principais pontos turísticos que cruzarem o seu caminho, descendo e subindo dos ônibus inúmeras vezes ao longo de um único circuito. São experiências bastante distintas e obviamente ocupam períodos de tempo bastante diferentes também… Minha dica é: planeje bem o seu roteiro, defina onde irá descer, inclua algumas paradas inesperadas para caso descubra alguma coisa interessante no meio do caminho e faça uma previsão de quanto tempo gastará em cada circuito. Só assim poderá ter uma noção de quantos circuitos conseguirá cobrir em 1, 2 ou 3 dias de passeios.

7. Se a sua ideia é fazer fotos bacanas, prefira viajar no segundo andar do ônibus. A ausência de vidros rende imagens bem melhores! Por outro lado, se a sorte está em falta e você viaja em dias muito frios ou chuvosos, o andar de baixo garante um passeio quentinho e ao abrigo da chuva.

8. Tem pouco tempo e não vai dar pra percorrer todas as linhas? Qual delas escolher? Se eu precisasse priorizar, escolheria nessa ordem: azul > vermelha > branca. É uma questão de escolha pessoal mesmo e cada um deve definir por conta própria o que lhe é mais interessante. No entanto, a linha azul é a maior e consequentemente a que cobre o maior número de monumentos emblemáticos (dentre eles a Torre Eiffel, a Champs Élysées, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre). Parece excelente, não? E é!

 

O QUE VOU VER EM CADA UMA DAS LINHAS/CIRCUITOS DO HOP-ON HOP-OFF EM PARIS?

LINHA AZUL

  • Torre Eiffel
  • Champs Élysées
  • Arco do Triunfo
  • Museu do Louvre
  • Musée d’Orsay
  • Trocadero
  • Hôtel des Invalides / Musée de la Armée
  • Place de la Concorde
  • La Madeleine
  • Ópera Garnier
  • Muito mais…

LINHA VERMELHA

  • Sacré-Coeur
  • Ópera Garnier
  • Moulin Rouge
  • Place de la Republique
  • Hard Rock Café Paris
  • Muito mais…

LINHA BRANCA

  • Notre-Dame
  • Quartier Latin
  • Jardim e Palácio de Luxemburgo
  • Pantheón
  • St Germain-des-Prés
  • Tour du Montparnasse
  • Hôtel des Invalides / Musée de la Armée
  • Muito mais…

 

Leia mais:

+ Um tour pelo Vale do Loire
Road Trip pela França: de Paris à Côte d’Azur
Paris Museum Pass: vale a pena mesmo?
Compras em Paris: dicas para comprar bem e barato na Cidade Luz
+ Uber em Paris – Vale a pena usar?

 

Post Anterior

Mil e uma dicas da Europa vindo por aí...

Próximo Post

O primeiro dia em Paris - Abril/2015

10 Comentários

  1. 25 de março de 2017 at 23:26 — Responder

    Mariana como vou ficar no mesmo hotel que você, Central Saint Germain, onde fica a parada do ônibus turistico que indica?

    Sou meio perdida espacial eheh e você pode dizer onde pegou o ônibus, mesmo tendo comprado pela internet?

    Obrigada e aguardo urgente, porque vou em maio e estou fazendo o roteiro!!!!
    bj
    Beth

  2. Camila Mariana
    14 de julho de 2017 at 13:44 — Responder

    Olá Marina,
    Tenho uma dúvida, será que poderia me ajudar? Fui ao site pariscityvision para comprar os e-tickets de 2 dias combo ônibus mais barco, e vi que lá eles perguntam o horário do seu tour. São apenas 3 opções de horários. Minha dúvida é a seguinte: estarei limitada a fazer o passeio apenas no horário em que selecionei ou será ilimitado como fala da descrição do passeio?
    Desde já muito obrigada!

    • 2 de agosto de 2017 at 14:45 — Responder

      Oi Camila! 🙂 Sua resposta já foi por email! Rs!
      Mas só pra constar, você pode fazer o tour de forma ilimitada sim.
      O horário que você vai selecionar é o horário no qual quer começar a utilizar o serviço.
      Boa viagem e curta muito Paris!
      🙂

  3. kelly melo
    10 de setembro de 2017 at 01:27 — Responder

    Ola Marina! Eu estarei em paris dis 13 de outubro , chegarei pela manha e gostaria de pegar este onibus já assim que eu chegar. Meu hotel é FIAP Jean Monnet 30, eu iriei sozinha e esta é minha peimiera vez. Gostaria de saber se da para fazer mais de uma linha em um dia e onde eu posso pegar a linha verde, será que voce sabe informar um lugar mais proximo de onde eu ficarei. Desde já agradeço. Kelly

    • 11 de setembro de 2017 at 17:17 — Responder

      Oi Kelly, tudo bem?
      Dá pra fazer mais de uma linha no mesmo dia sim. O passe te dá direito a usar todas as linhas, quantas vezes quiser, durante todo o período que você contratou (1 dia, 2 dias…).

      Para pegar a linha verde, saindo do seu hotel, você tem duas opções bacanas.
      A primeira delas é caminhar por 3km até a “parada 6 – Notre-Dame”, que fica na Petit Point Cardinal Lustiger (a ponte que liga a Rue Saint-Jacques à Ile de la Cité).
      Ou, você pode pegar a linha laranja na “parada 31 – Catacombes” (em frente ao número 293 da Boulervard Raspail, a 1km do seu hotel) e seguir na linha laranja até Les Invalides. O ponto de Les Invalides é um ponto de ligação entre as linhas laranja e verde. Nesse caso, basta você pode descer do ônibus da linha laranja e, no mesmo local, aguardar pelo ônibus da linha verde. 🙂

      Pra ficar mais fácil de entender/visualizar, recomendo que você acesse o mapinha interativo das linhas. Lá você vê todo o trajeto dos ônibus e cada uma das paradas.
      O link é esse aqui ó: http://www.paris.opentour.com/en/lines/#

      Espero ter ajudado e que sua passagem por Paris seja incrível!
      Boa viagem!! 😉

      • Kelly
        11 de setembro de 2017 at 17:47 — Responder

        Muito obrigada!! Super dica. Bjos e tudo de melhor. Kelly

  4. Luciana
    9 de outubro de 2017 at 13:44 — Responder

    Oi Marina! Vou fazer uma conexão na França, previsão de chegada às 5h e saída às 23h no Charles de Gaulle e assim, vou aproveitar para conhecer Paris!! Porém, irei sozinha e estou super perdida (rsrs), qual linha de trem vc me aconselha a pegar para ter acesso ao Hop-on-hop-off pela linha verde? Pretendo iniciar por esta, depois partir para amarela, azul e se der tempo, laranja. Vc acha que eu conseguirei? Qual horário que esses ônibus começam e terminam o serviço? Desde já, agradeço imensamente! Suas dicas são muito valiosas! Luciana

    • 9 de outubro de 2017 at 15:45 — Responder

      Oi Luciana, tudo bem?

      Saindo do Charles de Gaulle, você pode chegar até a linha verde de duas formas: utilizando o RER B (trem) ou o RoissyBus (ônibus).
      Pegando o RER B, você terá que descer na estação Saint Michel – Notre-Dame, que é exatamente o stop 7 da linha verde. A viagem leva cerca de 30 minutos e custa 10€.
      Se optar pelo RoissyBus, você descerá na Ópera, onde está localizado o stop 2 da linha verde. Neste caso, a viagem leva 1h e custa 11,50€.

      Sobre os horários dos ônibus, eles variam de acordo com a época do ano e de linha para linha. Recomendo que você dê uma olhada aqui ó: http://www.paris.opentour.com/wp-content/uploads/Horaires-20171.pdf. Este é um documento criado pela própria Paris City Vision com todos os detalhes sobre horário de funcionamento de cada uma das linhas. 🙂

      E quanto a possibilidade de fazer mais de uma linha em um mesmo dia… bom, isso vai depender de você e de quantas vezes você pretende parar ao longo do percurso. Se você optasse, por exemplo, por ver a cidade sem descer em nenhuma parada, a volta completa da linha verde levaria cerca de 2 horas. Acrescente aí o tempo que você deseja dedicar a cada uma das atrações que pretende ver mais de perto e com mais calma! 🙂

      Espero ter ajudado e vou ficar torcendo para que você aproveite muito a sua passagem por Paris!
      Boa viagem!!! 😉

  5. Luciana
    9 de novembro de 2017 at 12:41 — Responder

    Oi Marina! Voltei…
    Para fazer a conexão no CDG e sair para conhecer Paris, precisarei passar pela imigração. AO pesquisar sobre os documentos exigidos, fiquei com uma dúvida com relação à comprovação de meios de subsistência onde falam que os valores definidos são 65 € por dia para cada pessoa que ficar hospedada em hotel, no entanto, como farei conexão, não é o meu caso… qual seria o valor neste caso específico? somente o comprovante do voo basta nesse caso?

    mais uma vez, gratidão! sorte e sucesso pra vc!

    • 10 de novembro de 2017 at 18:18 — Responder

      Oi Luciana, tudo bem?

      Então… por aqui nós nunca tivemos a experiência de realizar apenas uma conexão em Paris. Sempre que desembarcamos por lá passamos alguns dias na cidade.
      O que posso te dizer, com base na minha experiência pessoal, é que a imigração em Paris foi sempre bastante tranquila, não solicitando nada além do passaporte válido para a liberação da nossa entrada.

      Segundo as informações oficiais do Consulado Geral da França em São Paulo (https://saopaulo.consulfrance.org/Bem-vindo-ao-setor-de-vistos), além do passaporte (que precisa ter validade superior a três meses a contar da data de término da sua viagem), podem ser solicitados:
      – comprovante de estadia (reservas de hotéis, apartamentos…)
      – comprovante de entrada e saída (passagens)
      – seguro de saúde (no valor mínimo de 30.000€)
      – meios de subsistência no valor definido de, no mínimo, 65€ por dia para cada viajante.

      Ficando na França ou não, e por mais tranquilos que eles sejam, a minha opinião é que o mais seguro é ter tudo isso em mãos no momento da sua passagem pela imigração. Sua passagem de saída da França, suas reservas de hotéis nos outros países por onde passará, sua passagem de volta ao Brasil, o seguro saúde e grana suficiente (em espécie, cartão de crédito ou cheques de viagem) para se manter ao longo de sua viagem pela Europa.
      Dizem que o seguro morreu de velho, né? Rs…

      Eu é que agradeço a visita!
      Uma excelente viagem pra você! 🙂

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.