Natal em Amsterdam: como é e o que fazer na cidade em Dezembro.

Quem disse que Amsterdam é um destino de uma estação só? É verdade que a Primavera – com seus campos recheados de tulipas e suas bicicletas com cestos de flores – tem sua graça (uma grande graça, diga-se de passagem). Mas, quem já esteve na cidade em outras épocas, há de concordar comigo: ao longo do ano, Amsterdam permanece com o mesmo potencial de encanto. Os atrativos mudam. Mudam as cores, o clima, a rotina da cidade. Mas o encanto sempre está lá. Nas folhas amarelas desenhando o chão do Outono, na vivacidade solar do Verão ou, ainda, nas tantas decorações e luzes piscantes do Natal no Inverno. Pois é… se você ainda tinha alguma dúvida, deixa eu te contar: o Natal em Amsterdam é dos sonhos – um bocadinho frio, sim, mas dos sonhos! E, se você decidiu sair do lugar comum da primavera e explorar Amsterdam ao fim do ano, este post é todinho pra você!

Passar o Natal em Amsterdam – ou viajar próximo a esta data – pode render momentos inesquecíveis. E é sobre eles que quero te contar agora. Nas linhas abaixo, você encontra uma relação de atividades e atrações exclusivas do Inverno em Amsterdam. Além, é claro, de dicas para otimizar a sua viagem e informações que serão úteis em seu planejamento – clima e temperaturas, lotação da cidade e por aí vai… Já colocou o gorro e as luvas? Deixou sua cartinha pro Sinterklaas? Então vem comigo descobrir tudo sobre o Natal em Amsterdam!

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

DEZEMBRO EM AMSTERDAM – COMO FICA A CIDADE?

Você sabia que o seguro médico é item OBRIGATÓRIO em todas as viagens para a Europa? Se você ainda não contratou o seu clique aqui e cote com a SegurosPromo - empresa parceira do Imagina na Viagem. Evite perrengues nas suas férias! Utilizando o cupom de desconto IMAGINANAVIAGEM5 você ainda garante 5% de desconto na contratação do serviço!

CLIMA E TEMPERATURAS

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

A melhor dica que posso lhe dar é: prepare-se para o frio. O melhor que puder.

Em Dezembro, a média fica entre 0.6°C e 5.6°C (fonte: weather.com). Mas é uma média e, acredite, não é incomum pegar temperaturas abaixo de 0°C no inverno holandês. Por si só, estas temperaturas já seriam o suficiente para lhe fazer bater os dentes, mas, não esqueça de somar a isto o vento, sempre tão presente em Amsterdam. E, pronto, a sensação térmica pode ser ainda mais assustadora.

Nessa friaca toda, dá pra passear numa boa? Sim, dá. Desde que você esteja preparado para isso. Lembra que eu falei que era a melhor dica? Então! Antes de viajar, certifique-se de ter roupas adequadas para a viagem e equipe bem a sua mala. Roupas térmicas (camisas, ceroulas e meias), casacos pesados, casacos corta-vento e impermeáveis, gorros, luvas, cachecóis e tudo mais o que você tiver deve ganhar lugar na bagagem. O frio de Amsterdam no inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) não deve ser subestimado. A pena para quem comete este erro é, no mínimo, um perrengue danado na viagem.

NEVE E CANAIS CONGELADOS

Pensou em Natal na Europa, é quase impossível não pensar num cenário todo branquinho de neve, certo? Acredito, inclusive, que esta seja a razão que leva a maior parte dos viajantes brasileiros até lá durante esta época do ano. Um desejo de viver a experiência de Natal que sempre vimos nos filmes e, obviamente, isso inclui a neve caindo lá fora… pois bem, se você se programou para passar o Natal em Amsterdam e está contando com a neve, é hora de começar a fazer figa. É possível nevar em Dezembro em Amsterdam? Sim, é possível. Mas não acontece sempre… e, quando acontece, em geral, não dura muito.

Natal em Amsterdam © Imagina na ViagemNatal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

Pode-se dizer o mesmo em relação aos canais congelados. Imagino que seja uma experiência e tanto ver – e até patinar! – nos canais congelados de Amsterdam, no entanto, poucos são os viajantes privilegiados que, num acaso do destino, conseguem encontra-los assim. Acontece, mas não é todo ano… e nunca durante o Inverno todo. Então é preciso dar a sorte de estar lá no momento exato, coisa impossível de prever com antecedência.

Para ambos os casos, vale a torcida!

Já reservou seu hotel em Paris? Eu sempre opto por reservar os meus hotéis através do Booking.com. Nele fica fácil encontrar as melhores opções de hospedagem - e excelentes ofertas! Reservando seu hotel através de nossos links, você contribui com o Imagina na Viagem sem pagar nadinha a mais por isso! Acesse em: Booking.com

FILAS NAS ATRAÇÕES

Como você já sabe, Dezembro é mês de férias. Em outras palavras, Dezembro é mês de viagens. Isso significa que, via de regra, quase todos os lugares turísticos estarão um pouco – ou muito! – mais cheios nesta época do ano. Em Amsterdam não é diferente. Como já havia estado por lá na primavera – época em que a cidade fervilha de turistas e a taxa de ocupação dos hotéis chega a percentuais inacreditavelmente altos! – viajei pensando que encontraria uma cidade bem mais tranquila desta vez. Engano meu. Apesar de não ser um destino óbvio nesta época do ano, Amsterdam recebe, sim, um grande número de visitantes em Dezembro.

O que isso significa na prática? Ruas movimentadas, um fluxo intenso de bicicletas – e suas campainhas enlouquecidas como trilha sonora da viagem -, hotéis um pouco mais caros e, por fim, mas não menos importante: filas, muitas filas nas principais atrações turísticas da cidade.

Para um viajante desavisado, isso pode significar problema. Filas são, possivelmente, a pior forma de gastar tempo durante a sua viagem. E, como dizem por aí, tempo é dinheiro… neste caso, euros. Mas há como evita-las, mesmo nas atrações mais concorridas. Como? Se organizando com antecedência. Pesquise as atrações da cidade, selecione quais deseja visitar e compre seus tickets antecipadamente. No mínimo, você evitará as filas da bilheteria (que, geralmente são as maiores e mais demoradas). Uma boa opção para quem quer aproveitar Amsterdam ao máximo e livre de filas, é fazer uso do passe turístico I Amsterdam City Card. Basicamente, trata-se de um ticket único que oferece entrada livre – e furando filas! – nas principais atrações da cidade. Eu falei mais sobre o I Amsterdam City Card no post: I Amsterdam City Card: saiba o que é e por que vale a pena comprar.

Mas, se quiser pular a conversa e comprar de uma vez o seu passe, basta acessar: www.viator.com.

Pensando em alugar um carro? Minhas dicas são: prefira locadoras mais reconhecidas no mercado como Sixt, Europcar, Avis, Hertz e Álamo e, se puder, faça todos os seguros possíveis. Embora possam encarecer o aluguel, eles garantem uma viagem livre de stress!
Por aqui, nós utilizamos a plataforma RentCars para cotar e alugar nossos carros.
Nela, você consegue comparar ofertas de diversas locadoras e fica fácil encontrar uma opção redondinha para as suas necessidades, sem pesar no seu bolso!
Acesse a RentCars clicando aqui e faça sua simulação!

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

NATAL EM AMSTERDAM: O QUE VER POR LÁ?

A TRADIÇÃO DO SINTERKLAAS

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

Esqueça tudo o que você sabe sobre o Papai Noel e o Santa Claus… em Amsterdam, a figura chave do Natal é o Sinterklaas e a estória dele é um bocado diferente daquela que a gente conhece. Em comum com o nosso Noel, o Sinterklaas é um bom velhinho, de barbas brancas e roupas vermelhas, que visita as crianças uma vez ao ano e deixa presentes para aquelas que foram comportadas.E parou por aí.

Sinterklaas é, na tradição de Amsterdam, uma espécie de encarnação de São Nicolau. Suas vestimentas são claramente inspiradas nos trajes da Igreja, com vestidos e acessórios que muito lembram os usados pelos papas. A estória conta que Sinterklaas vive na Espanha e, uma vez ao ano (sempre em meados de Novembro) viaja de barco até Amsterdam. A chegada do Sinterklaas é sempre uma grande festa – considerada o maior desfile de São Nicolau do mundo. Barcos e carros alegóricos cruzam a cidade, enquanto Sinterklaas, montado em seu cavalo branco, saúda as crianças ao lado de centenas de ajudantes – a MUITO controversa figura do Zwarte Piet, ou “Pedro, o Negro”.

Ao longo das semanas em que o Sinterklaas está em Amsterdam, as crianças se empenham em fazer de suas casas o lugar perfeito para uma visita – com direito a presentinhos, é claro. O combinado é: antes de dormir, há que se deixar seus sapatos em frente à lareira. Desenhos e cartinhas são sempre bem-vindos e uma cenoura – para o cavalo do Sinter – pode, quem sabe, “aumentar as chances” da visita. É nos sapatos que as crianças boazinhas encontrarão, a cada manhã, pequenos presentes deixados pelo velhinho. E as crianças malcriadas? Bem… em algumas casas, o Sinterklaas pode rechear os sapatos dos bagunceiros com batatas. Rs… A brincadeira dura até o dia 5 de Dezembro, quando o Sinterklaas se despede de Amsterdam deixando um saco cheio de presentes em cada casa. É nada além da tradicional troca de presentes que nós, do lado de cá do oceano, estamos acostumados a fazer no dia 24.

O Sinterklaas é uma tradição muito forte do Natal em Amsterdam, no entanto, não espere encontrar o personagem posando para fotos a cada esquina. Não rola. Se quiser ver o Sinterklaas de pertinho e curtir verdadeiramente a fantasia, o ideal é estar por lá no dia de sua chegada, em meados de Novembro. A festa acontece sempre em um Domingo, e o dia do mês varia a cada ano. Já anote na agenda: em 2019, o Sinterklaas chegará em Amsterdam no dia 17 de Novembro.

LUZES E DECORAÇÕES DE NATAL

Amsterdam Light Festival

O Amsterdam Light Festival é, de longe, um dos eventos mais aguardados do fim de ano na cidade. Todos os anos, um comitê especializado seleciona 30 obras de diversos artistas, designers e arquitetos de todo o mundo, que darão mais charme – e luz! – a temporada de inverno em Amsterdam.

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

A temática do festival varia de ano pra ano – razão pela qual você nunca verá um Amsterdam Light Festival igual ao outro. E as obras são sempre espalhadas por espaços públicos ao longo do centro da cidade. Assim, existem diversas formas de explorar o festival. Muitos optam por criar seus próprios roteiros, percorrendo a pé ou mesmo de bicicleta os caminhos iluminados do festival. Outros tantos, preferem as vantagens de um passeio guiado. Geralmente, estes passeios são feitos a bordo de cruzeiros que navegam pelos canais da cidade enquanto apresentam e dão detalhes sobre cada uma das obras do festival. Alguns cruzeiros incluem jantar, outros drinks, uma caneca de chocolate quente e diversas outras mordomias. Na minha opinião, a melhor dentre elas é comum a todos estes passeios: a possibilidade de descobrir o festival sentadinho e aquecido!

Em 2018/2019 o Amsterdam Light Festival acontece entre os dias 29 de Novembro e 20 de Janeiro, com o tema “O Meio é a Mensagem”. E, se você programou a sua viagem para este período, não deixe de conferir! O passeio vale MUITO a pena!

Para ver opções de passeios (de barco, bicicleta, segway e etc.) disponíveis e garantir sua rota pelo festival com antecedência, recomendo o site: www.viator.com/

Decoração de Natal da Dam
Onde: Dam Square
Quando: de 8 de Dezembro de 2018 até o começo de Janeiro de 2019. Diariamente.
Fique ligado: ainda que quase todo o centro de Amsterdam ganhe decorações natalinas, a praça Dam ganha destaque. Com uma árvore de mais de 20 metros de altura e uma infinidade de luzinhas de LED, ali você terá certeza: é mesmo Natal. Estando ali, não deixe de admirar também a fachada da loja de departamentos De Bijenkorf, este ano especialmente, ela está um espetáculo.

MERCADOS DE NATAL

Winter Village – Amstelveen
Onde: Stadshart Amstelveen.
Quando: De 7 dezembro 2018 a 6 de janeiro 2019. Segunda, Terça e Quinta das 15h às 21h. Quarta, Sexta, Sábado e Domingo das 12h às 21h.
Programação e detalhes: www.wintervillageamstelveen.nl

Amsterdam Winter Paradise
Onde: RAI Amsterdam.
Quando: de 21 a 30 de Dezembro. Os horários variam de acordo com o dia, verifique no site oficial.
Programação e detalhes: www.hetamsterdamsewinterparadijs.nl

PATINAÇÃO NO GELO

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

Patinação no gelo na Rembrandtplein
Onde: Rembrandtplein
Quando: Até 6 de Janeiro de 2019. Diariamente, das 10h às 23h.
Preço: A entrada é gratuita, mas o aluguel dos patins custa 5 euros (pelo dia inteiro).
Detalhes: Ao redor da pista, você encontrará um micro-mercadinho de Natal. Há chalés com lanches, bebidas e quitutes típicos da culinária holandesa. É uma excelente opção para os que não sabem patinar ou não têm muita habilidade com os patins, uma vez que a pista é pequena (15×20) e são disponibilizados “carrinhos” que servem como apoio e facilitam a prática.

 

Patinação no gelo na Museumplein
Onde: Museumplein
Quando: Até 3 de Fevereiro de 2019. Domingo à Quinta das 10h às 21h, Sextas e Sábados das 10h às 22h.
Preço: Para entrar na pista, é necessário pagar 6,50 euros. Quem precisa alugar os patins – imagino ser o caso de todo viajante, afinal de contas ninguém leva um par de patins na mala, certo? – paga outros 6,50 euros pelo período de duas horas de aluguel. Bolsas e mochilas podem ser guardadas em lockers, mediante o pagamento de uma taxa de 2 euros.
Datelhes: Além de poder patinar livremente, os visitantes podem ter aulas de patinação, participar de partidas de hoquéi ou curling. Não há carrinhos de apoio para os novatos, mas a galera se vira bem usando cadeiras de madeira mesmo. Ao redor, um pequeno mercadinho de Natal oferece algumas opções de gastronomia.

Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem
Natal em Amsterdam © Imagina na Viagem

 

Leia mais:

I Amsterdam City Card: saiba o que é e por que vale a pena comprar.
The Albus Hotel: uma grata surpresa em Amsterdam!
Bate-volta em Bruges – partindo de Amsterdam
Remédios para viagem: o que levar na farmacinha?

Post Anterior

Natal em Paris: vale a pena viajar em Dezembro? Veja dicas e atrações!

Próximo Post

Roteiro Amsterdam - o que fazer em Amsterdam em até 7 dias.

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.