Aquatio – hospedagem de luxo nas cavernas de Matera

Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre vida nas cavernas. Passar alguns dias numa caverna hoje, pode significar uma boa dose de conforto e luxo. Duvida? O Aquatio Cave Luxury Hotel and SPA, na cidade de Matera, na Itália, está aí para provar. Todo esculpido entre as rochas, esse cinco estrelas proporciona uma experiência única e inesquecível. Nesta review você encontra mais detalhes sobre essa experiência bastante incomum – mas extremamente agradável – de hospedagem.

AQUATIO CAVE LUXURY HOTEL AND SPA

Chegar em Matera – cidade italiana, reconhecidamente uma das mais antigas do mundo –, por si só, já é hipnotizante. Sua estrutura urbana toda esculpida nas pedras e preservada por muitos e muitos séculos forma um cenário raro, capaz de causar, ao mesmo tempo, estranheza e admiração. Assim, você há de imaginar que encontrar, no meio de suas tantas cavernas, um luxuoso hotel cinco estrelas, com linhas absolutamente modernas e equipado com tecnologia de ponta é algo como o oásis no deserto.

Projeto do prestigiado arquiteto Simone Micheli, o Aquatio foi, em 2018, um dos três hotéis finalistas do Hotel Property Award – uma das mais importantes competições da indústria, responsável por condecorar os empreendimentos europeus que se destacam pela arquitetura, design e inovação. E não é difícil entender o porquê.

Inaugurado em 2018, o moderno Aquatio Cave Luxury Hotel and SPA é, sem sombra de dúvidas, um dos hotéis mais peculiares que você terá a chance de conhecer. Com aproximadamente cinco mil metros quadrados de área total, ele é inteiramente esculpido em tufo. Isso significa que esteja você no grandioso SPA, na recepção, no restaurante ou mesmo dentro do seu quarto a sensação é sempre a mesma: a de viver nas cavernas. As cavernas mais tecnológicas, luxuosas e confortáveis que você já sonhou conhecer, posso apostar.

OS QUARTOS

Apesar de sua extensa área total, o Aquatio não possui muitos quartos – o que garante uma experiência mais exclusiva e a oportunidade de aproveitar seus espaços com maior tranquilidade. Ao todo, são 35 quartos e suítes, todos construídos em estruturas originais das cavernas de Matera com remodelação projetada por Simone Micheli.

Em contraste com as paredes rudimentares – que não nos deixam esquecer nunca que estamos, literalmente, nas cavernas –, modernidade e tecnologia são palavras de ordem nos quartos. Todos estão equipados com ar-condicionado/aquecimento com controle individual (limitado – em nosso caso, precisamos acionar a recepção algumas vezes solicitando uma temperatura mais baixa), televisão de tela plana camuflada em espelho, cofre, minibar, internet wifi de alta velocidade gratuita, máquina de café e chaleira. Como são verdadeiras cavernas (em nosso quarto havia apenas a porta de entrada e uma única janela que permanecia fechada), os quartos são equipados com um moderno sistema computadorizado responsável por reciclar o ar e controlar a umidade do ambiente.

Os quartos são amplos e, contrariando as expectativas, bastante claros. Os spots no chão foram uma belíssima aposta e, além de iluminarem, ainda dão uma bossa a mais ao espaço. A cama é bastante confortável e há ainda uma mesa de trabalho, uma pequena área de estar, espaço para malas e araras para roupas.

No banheiro, roupões e pantufas, bom secador de cabelos, um chuveiro com efeito chuva e, por fim, um excelente kit de amenities exclusivos pelos quais ficamos verdadeiramente apaixonados. Já aviso de antemão: guarde espaço no necessaire. Poucas vezes vi shampoo e condicionador tão cheirosos – e bons!

SERVIÇO E INFRAESTRUTURA

O Aquatio Cave Luxury Hotel and SPA oferece boa infraestrutura para seus hóspedes. Além do grande centro de bem-estar (sobre o qual eu falo com mais detalhes logo abaixo), há ainda restaurante, bar, lounge, biblioteca, sala de tv, sala de reunião para até 50 pessoas, recepção 24h, serviço de quarto e concierge. Este último está à disposição para organizar tours gastronômicos ou culturais, além de visitas aos principais pontos de interesse da cidade e arredores, e passeios exclusivos como os requisitados voos de balão sobre Matera.

Por estar localizado dentro do Sasso Caveoso – área de circulação limitada para veículos – o hotel não conta com estacionamento próprio, mas tem parceria com um estacionamento (não incluso nas diárias) nas proximidades. Se estiver de carro, não tem muito mistério. Configure o GPS com o endereço do hotel mesmo. Embora a área tenha circulação restrita, o acesso é liberado no momento do check-in e check-out, o que facilita bastante com as malas. Você deverá entregar a chave na recepção e a equipe do estacionamento parceiro levará seu carro até o local adequado. Se precisar do carro ao longo da estada, há duas opções: você pode chegar até o estacionamento andando (cerca de 900m de distância) ou poderá utilizar o serviço de transporte oferecido (a custo extra) entre o Aquatio e o estacionamento parceiro.

Por último, vale dar um pouco mais de atenção ao belíssimo centro de bem-estar do Aquatio. São cerca de 500 metros quadrados inteiramente esculpidos em rochas naturais e dedicados exclusivamente ao relaxamento. Há sauna seca, banho turco, salas de massagem individuais ou para casal, área de relaxamento e a cereja do bolo: uma espetacular piscina aquecida, com jatos de hidromassagem e cascata. O acesso ao SPA é limitado e precisa ser agendado previamente. Cada hóspede tem direito a um acesso gratuito pelo tempo máximo de 60 minutos, mas você pode comprar mais acessos, se assim quiser (acredite: não vai faltar vontade). Esse formato garante que o centro de bem-estar tenha sempre um número reduzido de hóspedes circulando ao mesmo tempo, o que faz com que a experiência seja ainda mais agradável. Se você viaja com crianças, é importante saber que o acesso ao SPA é restrito para maiores de 16 anos.

LOCALIZAÇÃO

Matera é, reconhecidamente, uma das mais antigas cidades de todo o mundo. E até hoje, suas cavernas – resquícios de muitos e muitos séculos atrás – são o principal chamariz do destino. Todos querem ver as casas – e até uma igreja – inteiramente esculpidas em pedra. O sassi de Matera – ou, em outras palavras, a parte histórica da cidade – é formado pelos Sasso Caveoso e Barisano e classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Mas engana-se quem pensa que Matera é apenas isso.

Muita gente tende a pensar em Matera apenas como um aglomerado de cavernas, mas existe uma cidade bem mais moderna e urbanizada ao redor da área histórica. Ali, os visitantes encontram de um tudo: restaurantes, lojas, farmácia, mercados, museus, bares e tudo mais que uma cidade “normal” oferece.

O Aquatio Cave está localizado dentro do Sasso Caveoso, mas estrategicamente próximo às áreas mais urbanas da cidade. A localização foi, para mim, imbatível. Se em 5 minutos nós chegávamos aos principais atrativos do Sasso, nos mesmos 5 minutos – em direção oposta – estávamos em meio ao burburinho da cidade. Bastante prático e ideal para quem, como nós, deseja aproveitar o melhor de ambas as faces de Matera.

Por que ficar em Matera? Tenho três motivos pra você:

  1. Em 2019, Matera foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura. Isso já diz bastante sobre a cidade e sobre a quantidade de coisas incríveis que você poderá ver e fazer por lá. Dedicar apenas uma tarde à cidade seria subestima-la bastante. Reserve, ao menos, uma noite para vê-la com calma. Duas, se quiser explorar museus, ou mesmo fazer um passeio de balão.
  2. Quem decide se hospedar em Matera aproveita algo que a grande maioria dos turistas (que apenas passa uma tarde por ali) ignora. Se a cidade é singular sob a luz do Sol, quando a noite cai ela consegue ser ainda mais rara e bela. A iluminação noturna dá outra vida ao visual rudimentar. E, se você quer saber, percorrer Matera à noite foi, pra mim, muito mais agradável do que de dia. A cidade fica bem deserta, mas é absolutamente segura. E, sem a horda de turistas, é possível aproveitar muito mais cada lugar.
  3. Há dezenas de cidades nos arredores que valem a visita. E Matera funciona muito bem como base para explora-las.

CAFÉ DA MANHÃ E GASTRONOMIA

O café da manhã do Aquatio é servido em um pequeno salão, anexo à recepção do hotel. Embora não seja grande, o espaço parece acomodar bem o fluxo de hóspedes. Ao menos nos dias que estivemos por lá, dividimos espaço com apenas outras duas mesas. Os produtos são bastante variados, com opções de pães, frios, frutas, doces, pratos quentes – preparados na hora, à demanda do hóspede –, além de sucos, cafés e preparações típicas da culinária local como a focaccia.

O Aquatio também conta com um restaurante próprio. O La Dispensa abre diariamente, para almoço e jantar e, além de pequenas saletas internas, possui uma agradável pátio privado onde se pode fazer as refeições ao ar livre. O menu varia todos os dias, sempre com opções de frutos do mar e ingredientes “da terra”. A gastronomia é internacional, mas, claro, destaca os sabores típicos da região. O La Dispensa acomoda cerca de 30 pessoas, por isso é importante fazer a reserva antecipadamente.

NOSSO TOP 5 NO AQUATIO

  • Matera / Localização – Matera foi uma das melhores apostas de nossa road trip pelo sul da Itália. Um lugar que, definitivamente, merece a visita. E, decidindo passar um ou alguns dias por lá, considero a localização do Aquatio a melhor possível. Próximo de tudo, desde as principais atrações da área história, aos melhores restaurantes da área moderninha da cidade. Prático é o melhor adjetivo.
  • SPA – Impossível falar sobre os pontos altos do Aquatio sem citar o centro de bem-estar. Além de ser lindo, todo escavado nas pedras, ele é também um refúgio de relaxamento e paz, capaz de revigorar qualquer turista. E pode anotar, depois de caminhar um dia inteiro por Matera, tudo o que você vai desejar é passar algum tempo relaxando na piscina aquecida ou, quem sabe, recebendo uma massagem terapêutica.
  • Estacionamento – Para quem viaja de carro, estacionamento é imprescindível. Já sabíamos que dentro das cavernas, no entanto, seria bastante improvável encontrarmos um. E foi uma boa surpresa descobrir que o Aquatio tem parceria com um estacionamento nos arredores. Há uma taxa a ser paga pelo serviço, mas valeu a pena.
  • Quarto – Amplo, moderno, com uma cama superconfortável e uma noite supersilenciosa. Para completar, nosso quarto tinha entrada independente (não precisávamos passar pela recepção do hotel para chegar até ele) pela a área exclusiva para pedestres do Sasso Caveoso e uma vista linda para a área histórica da cidade. Amamos a experiência.
  • Singularidade – Como terminar esta lista sem falar sobre o fator “singularidade”? Aposto que você nunca pensou em se hospedar no meio de uma rocha e, se pensou, jamais imaginou que poderia ser de forma tão confortável, moderna e luxuosa. Nossa estada no Aquatio Cave Luxury Hotel and SPA foi diferente de tudo o que já havíamos experimentado e, claro, vai ficar pra sempre gravada na nossa memória pela sua raridade!

SERVIÇO

Aquatio Cave Luxury Hotel and SPA
Via degli Aragonesi n. 44
Matera – Italia
Tel: +39 0835 189 10 14

E-mail: aquatio@greenblu.it

www.aquatiohotel.com

* O Imagina na Viagem esteve no Aquatio em sistema de parceria a fim de conhecer os serviços do estabelecimento e retratá-los nesta resenha. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou alteração de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

PLANEJE SUA VIAGEM E RESERVE AQUI!


Quando você faz uma reserva através de nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Imagina na Viagem a continuar produzindo conteúdo e trazendo dicas pra você! Então, o que tá esperando? Faça a sua reserva e nos dê uma força!


Post Anterior

Le Alcove - um cinco estrelas singular nos trulli de Alberobello

Próximo Post

O que fazer em Barcelona – descubra o que visitar e planeje seu roteiro!

Comentários

report this ad

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.