Seguro Viagem cobre Covid-19? Veja opções e dicas para escolher.

Se viajar com um seguro já era de absoluta importância até algum tempo atrás, hoje em dia, em meio a uma pandemia, é ainda mais. Se você já se sente confortável para fazer algumas viagens, ou se já começou a repensar as viagens para os próximos meses, vale a pena ler este post até o final. Nele, a gente conta quais são os seguros viagem que já incluíram a Covid-19 em suas coberturas – e de que forma fizeram isso – e como escolher um seguro que traga um nível maior de segurança e tranquilidade para suas próximas viagens – além de dicas extras que também podem ajudar minimizar os riscos.

SEGURO VIAGEM NA PANDEMIA: AFINAL, SEGURO VIAGEM COBRE COVID?

No começo da pandemia, essa questão deixou muita gente alerta. Com viagens programadas ou (como no nosso caso) já em andamento, a preocupação era geral: se eu precisar de atendimento médico, o seguro viagem cobre covid? E, naquela época, para tensão dos viajantes, a resposta era não.

Quando você contrata um seguro viagem, é sempre bom estar atento às cláusulas de contrato – principalmente aquelas que falam sobre as situações excluídas da cobertura. Alguns seguros excluem, por exemplo, os atendimentos médicos ocasionados por doenças pré-existentes – aquelas que você já apresentava sintomas antes da viagem. E, via de regra, os seguros viagem sempre excluem eventos causados por epidemias ou pandemias oficialmente declaradas. É o caso da Covid-19.

Acontece que, com o passar do tempo, algumas empresas decidiram rever a questão. O movimento começou meio devagar e sem alarde, com algumas poucas seguradoras informando que, apesar das cláusulas contratuais, iriam “abrir exceção” para a Covid-19. A notícia era boa, mas muita gente continuava com o pé atrás, afinal de contas as cláusulas contratuais continuavam as mesmas. Agora, meses após o início da pandemia e com os viajantes começando a pensar (ou mesmo planejar) viagens futuras, o cenário mudou. Atentas às demandas do mercado neste “novo normal”, um número crescente de seguradoras vem criando planos novos e especiais para a pandemia e/ou passaram a incluir os atendimentos ocasionados por Covid-19 em suas coberturas originais.

Se esse é o seu caso, se você já se sente confortável para viajar por aí ou começou a planejar suas próximas viagens, e deseja estar resguardado pela cobertura de um seguro viagem, veja abaixo algumas das empresas que já incluem a Covid-19 em suas coberturas.

SEGUROS VIAGEM QUE JÁ COBREM COVID-19

Antes de mais nada, deixa eu te dar uma dica bastante útil. Eu não sei como você costuma pesquisar e definir os seus seguros viagem por aí, mas por aqui eu sempre uso o comparador Seguros Promo. Com ele fica fácil comparar coberturas e preços, e assim eu sempre faço contratações mais econômicas e ideais ao meu perfil. E especialmente se você está buscando por um seguro viagem que cobre Covid-19, o Seguros Promo é uma super mão na roda. Pesquisando por lá, na área de comparações, você verá que eles já incluíram um tópico específico para cobertura de episódios que estejam relacionados à doença. É uma maneira rápida e bastante prática de identificar quais são os planos que cobrem a doença e comparar as coberturas dedicadas a ela. Dá só uma olhada no print screen abaixo.

Simulação Seguros Promo – Seguros Viagem que cobrem Covid-19.

Você pode acessar o Seguros Promo e fazer suas próprias simulações através do link: www.segurospromo.com.br

Mas afinal, quais são os seguros viagem que cobrem Covid-19? Intermac, Travel Ace, Affinity e GTA são algumas das empresas que já oferecem produtos específicos para tempos de pandemia – e todas elas são comercializadas através da plataforma do Seguros Promo. Em todos os casos, as empresas trabalham com coberturas exclusivas para Covid-19, por fora da chamada cobertura DMH (Despesas Médicas e Hospitalares). Ou seja, um plano com cobertura DHM de 50 mil dólares, poderá ter um valor diferente de cobertura para atendimentos de Covid-19. Por isso, agora, mais do que nunca, é bom ter atenção a todas as coberturas oferecidas e seus respectivos valores.

Em geral, essas novas coberturas para atendimento médico ocasionado por Covid-19 costumam variar entre 10 e 30 mil dólares. E algumas empresas, como é o caso da Travel Ace, oferecem também uma cobertura específica para translado do corpo, no caso de morte pela doença.

DICAS NA HORA DE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM COM COBERTURA PARA COVID-19

É muito comum que surjam dúvidas na hora da contratação do seguro viagem. Algumas informações podem ser incompletas ou deixarem margem para questionamentos. Em tempos de pandemia, num cenário novo e com novos produtos sendo comercializados, isso pode ser ainda mais frequente. Por isso, a principal dica aqui é: pergunte! Não tenha receio de tirar toda e qualquer dúvida que você tenha a respeito de um plano de seguro viagem.

O que está coberto? Qual é o limite da cobertura no caso de Covid-19? O seguro cobre translado do corpo? Terei direito a acompanhante? As despesas da minha viagem interrompida poderão ser reembolsadas? E se eu tiver Covid-19 antes de embarcar, tenho direito a indenização por cancelamento de viagem? Essas são algumas das perguntas que você deve fazer antes de contratar um seguro. Algumas respostas podem ser encontradas com facilidade durante a pesquisa – principalmente quando você usa o Seguros Promo. Outras, porém, podem exigir um contato com um atendente. Nesse caso, prefira sempre as comunicações por escrito e guarde uma cópia deste atendimento com você. Assim, você não corre o risco de esquecer nenhuma informação e fica fácil de rechecar caso haja necessidade.

Se estiver fazendo sua pesquisa pelo Seguros Promo, basta abrir um chat e tirar todas as suas dúvidas com um atendente. Eles conhecem bem os seguros disponíveis e podem, inclusive, te dar dicas sobre o melhor produto pras suas necessidades. Uma dica extra (mas não diga que fui eu que dei!): aproveita o atendimento pra dar uma choradinha no preço, eles podem conseguir cupons de desconto especiais para baratear a sua contratação.

Outra dica importante é: uma vez contratado o seguro, tenha sempre com você o número da apólice e as informações de contato da empresa para casos de urgência. A maioria disponibiliza um telefone do Brasil, para o qual você pode ligar a cobrar, uma vez que esteja no exterior. Leve uma “cola” com você. Descobrir como fazer uma ligação a cobrar no meio de uma emergência é uma preocupação que, eu te garanto, você não gostaria de ter. Veja se a empresa que você contratou oferece atendimento via chat ou aplicativo. Neste caso, lembre-se de baixar o aplicativo com antecedência em seu celular ou salve o website (onde você poderá acessar o chat) em seus favoritos. Isso agilizará o contato, caso haja necessidade.

DICAS EXTRAS PARA VIAJAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Agora você já sabe como contratar um seguro viagem que cobre Covid-19, mas isso não significa que você deva relaxar com as medidas de segurança. Ter um seguro é sempre uma tranquilidade a mais, mas voltar pra casa sem precisar acioná-lo é sempre o melhor dos cenários. Assim, anote aí algumas dicas extras, para suas próximas viagens.

Antes de reservar o seu hotel, verifique as medidas de segurança que estão sendo adotadas por ele. Há desinfecção dos quartos entre check-out e check-in? Os colaboradores estão trabalhando com EPI (Equipamentos de Proteção Individual)? O uso da máscara é obrigatório em áreas públicas do hotel? Há álcool gel disponível para os hóspedes? Essas são apenas algumas das perguntas que você pode (e deve) fazer ao hotel antes de confirmar a reserva.

O mesmo vale para a companhia aérea. Procure saber quais são os protocolos de segurança adotados durante o voo. Não esqueça de levar, em sua bagagem de mão, o seu próprio álcool gel e máscaras suficientes para todo o período do voo – a recomendação da Fiocruz é que as máscaras sejam trocadas sempre a cada duas horas ou quando estiverem úmidas (fonte: https://portal.fiocruz.br/pergunta/quantas-mascaras-de-tecido-devo-ter)

seguro viagem covid

Verifique também quais são as medidas adotadas em seu destino. Há obrigatoriedade de quarentena para turistas que chegam do Brasil? Em alguns países, você deverá fazer uma quarentena de até 14 dias antes de poder circular livremente pelas ruas – caso seja flagrado desrespeitando a regra, pode haver multa e elas costumam ser salgadas! A obrigatoriedade do uso de máscara também é um ponto a ser checado. É preciso usar máscara na rua ou apenas em ambientes fechados? Procure acumular o maior número de informações possíveis, para não correr o risco de infringir as regras locais.

Por fim, vale guardar atenção às estatísticas de novos casos no destino para onde você pretende viajar. Especialistas têm sinalizado a possibilidade de novas ondas de infecções e ainda é difícil prever de que forma elas irão acontecer. Lembre-se que, em março, quando os números começaram a disparar em diversos países do mundo, muitas fronteiras foram fechadas e serviços interrompidos – incluindo viagens aéreas. Caso você observe um aumento expressivo nas taxas de contaminação do seu destino, vale a pena reavaliar os planos. E, caso decida mantê-los, acompanhe sempre os comunicados das companhias aéreas sobre a continuidade dos serviços e esteja atento à possibilidade de um novo fechamento de fronteiras.

Viajante esperto é aquele que espera pelo melhor, mas se prepara para o pior.

LEIA TAMBÉM
+ Remédios para viagem: o que levar na farmacinha?
+ Covid-19 e viagens: nossa experiência e dicas sobre o que fazer agora.
+ Livros de Viagem – Dicas de presentes para quem gosta de viajar!

PLANEJE SUA VIAGEM E RESERVE AQUI!


Quando você faz uma reserva através de nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Imagina na Viagem a continuar produzindo conteúdo e trazendo dicas pra você! Então, o que tá esperando? Faça a sua reserva e nos dê uma força!





Previous post

O que fazer em Curitiba - veja sugestões para turistar na cidade.

Next post

This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.