Restaurante Sítio – Lisboa

Gastronomia portuguesa com sofisticação, preço bom e excelente atendimento - o Sítio é uma opção perfeita para quem visita Lisboa e não abre mão de saborear as delícias da culinária local.

Quais são as primeiras coisas nas quais você pensa quando ouve falar em Portugal? Vamos lá… História, descobrimento, Pedro Álvares Cabral, cultura, Fernando Pessoa, comida… COMIDA! Pois é, difícil encontrar uma única criatura que ao lembrar da Terrinha não pense imediatamente na gastronomia local. E conosco não foi diferente. Embarcamos rumo a Portugal sabendo que experiências gastronômicas fantásticas nos aguardavam e, sem nenhum pingo de preocupação com a dieta, tratamos logo de pesquisar os melhores lugares para conhecer e deliciar a tradicional comida portuguesa. Assim encontramos o restaurante Sítio, em Lisboa.

 

O RESTAURANTE SÍTIO

Lisboa é uma daquelas cidades repletas de excelentes e variadas opções em gastronomia e, em nossa passagem por lá, tivemos a chance de provar – e aprovar – algumas delas. O destaque vai para o restaurante Sítio, localizado no hotel Valverde – em meio à central Avenida da Liberdade. Com ambiente sofisticado, porém sem deixar de lado um ar casual, o Sítio garante o clima perfeito para encontros diversos… Um jantar romântico, um almoço de negócios ou mesmo um brunch em família encontram ali a mistura entre cenário perfeito, atendimento irretocável e sabores inesquecíveis. Através de suas enormes janelas revela-se o jardim do hotel Valverde onde, durante os dias mais quentes do ano, os frequentadores podem desfrutar do ar livre e clima agradabilíssimo enquanto degustam os pratos do menu. O pé direito alto em combinação com o visual arborizado do jardim garantem ao espaço a amplitude necessária para conferir conforto sem perder o clima intimista e aconchegante.

 

A COZINHA DA CHEF CARLA SOUSA

A cozinha do restaurante Sítio é comandada pela chef Carla Sousa, uma descendente cabo-verdiana que fez da culinária portuguesa seu lar. Formada pela Escola de Hotelaria, a chef passou pelas cozinhas de alguns dos mais badalados estabelecimentos de Lisboa – sempre ao lado de grandes nomes da gastronomia local -, e atualmente responde pela criação e execução (fantástica!) dos menus do restaurante Sítio.

Com clara influência na cozinha portuguesa e leves toques internacionais, o cardápio do Sítio não é fixo. O que significa que, ainda que você vá repetidas vezes ao restaurante, sempre terá uma nova experiência sensorial. E isso porque a preocupação ali não se restringe ao paladar… Além de absolutamente saborosos, os pratos são servidos como verdadeiras obras de arte, nas quais os ingredientes de misturam e se completam resultando em uma explosão de cores e texturas capaz de impressionar aos olhos tanto quanto ao paladar.

 

CUSTO BENEFÍCIO

E para quem se pergunta sobre o custo benefício no Sítio, basta dizer que no almoço, por exemplo, é possível aproveitar uma das sugestões da casa e degustar entrada + prato principal

+ bebida (vinho, água e refrigerante) por cerca de 25 euros por pessoa. Mesmo em tempos de variação cambial desfavorável, é um valor justo para um almoço… principalmente se levarmos em consideração a qualidade da gastronomia em questão.

 

Dê o play no vídeo e confira detalhes de nossa passagem por Portugal!

Para mais vídeos desse e outros destinos, acesse e inscreva-se em nosso canal clicando aqui!

 

NOSSA EXPERIÊNCIA

Nossa experiência no Sítio foi nada menos que deliciosa. Fomos recebidos pela simpaticíssima Maria, RP do hotel Valverde que, além de nos acompanhar no almoço, nos contou detalhes sobre o local e nos guiou para uma visita ao hotel – que, também vale dizer, é um espetáculo!

Como a maioria dos lugares que visitamos em Portugal, o Sítio tem atendimento fantástico. Profissionais muito bem treinados, sempre muitíssimo educados e atentos às necessidades da mesa. Em questão de minutos estávamos servidos de bebidas e couvert e prontos para fazer nosso pedido.

Os pratos são individuais, mas como eu e o marido temos o mesmo gosto para comida (quem disse mesmo que os opostos se atraem?), acabamos por repetir os pedidos. E olha, nenhum arrependimento! Os pratos, da entrada à sobremesa, estavam maravilhosos e foi difícil manter a postura e não pedir um repeteco. Só mesmo a promessa de que numa próxima visita à Lisboa o Sítio será figurinha certa no roteiro me deixou menos triste ao final do nosso almoço.

Experimentamos, como entrada, uma surpreendente salada de frango confitado com abacaxi e maionese de alho e ervas. E acreditem em mim quando digo que, de longe, foi uma das melhores saladas que já comi em toda a minha vida. A combinação agridoce do abacaxi com a maionese de ervas, servida com o frango irretocavelmente temperado e o mix de folhas aponta em uma mistura nada óbvia, porém deliciosa. Aqueles momentos nos quais a gente pensa: “como eu vivi até hoje sem isso?”. E, bom, se as minhas saladas em casa chegassem aos pés da que experimentamos no Sítio, eu seria feliz fazendo dieta pelo resto da vida.

Para o prato principal, tentáculos de polvo salteados com esmagadas de batata, pimentões e brotos salteados. Esse eu postei lá no Instagram e inclusive disse que quem conhece o mínimo de culinária sabe da dificuldade de se alcançar o ponto certo de cozimento do polvo, certamente um dos ingredientes mais desafiadores na cozinha. Pois bem, o polvo da chef Carla Sousa estava maravilhoso. No ponto ideal e temperado suavemente, na medida certa para o nosso gosto. As esmagadas de batatas também super gostosas fazem a vez de acompanhamento sem tirar o protagonismo do molusco, e os brotos e pimentões dão ainda mais sabor e trazem novas texturas ao prato. Hm… salivei só de lembrar!

Por fim, três opções de sobremesa: bolo de chocolate com sorbet de morango, pudim de gemas ou frutas laminadas. Escolhi as frutas para finalizar a degustação seguindo a linha dos pratos anteriores, frescos e leves. Ainda fomos surpreendidos com pastéis de nata, aquele que é talvez o mais tradicional doce da cozinha portuguesa. Àquela altura da viagem, já havíamos experimentado alguns (muitos!) pastéis de nata por Lisboa e, quando eu já achava que veríamos apenas mais do mesmo, eis que a chef Carla Sousa consegue mais uma vez inovar e surpreender. Um leve e quase imperceptível toque de acidez no creme de natas faz do doce “menos doce” e ainda mais rico ao paladar. Um daqueles detalhes pequenos que fazem toda a diferença.

Foi a partir de cada um desses inúmeros pequenos detalhes e de um conjunto final excepcional que o Sítio nos conquistou. Ambiente, atendimento, gastronomia e a honestidade de cobrar por tudo isso um valor justo, são os ingredientes certeiros para uma receita de sucesso!

Parabéns à chef Carla Sousa e à toda equipe do Sítio e do hotel Valverde e, claro, nosso muito obrigado pelo convite e pela experiência.

SERVIÇO

Restaurante Sítio

Hotel Valverde – Avenida da Liberdade, 164 – Lisboa

Horários de funcionamento:

* café da manhã – 7h30 às 11h

* almoço – 12h30 às 15h

* chá da tarde – 17h às 19h

* jantar – 19h30 às 23h

Reservas podem ser feitas por telefone (+351 21 094 03 00) ou através do site www.valverdehotel.com/restaurante

O Imagina na Viagem esteve à convite no restaurante Sítio a fim de conhecer seus serviços e retratá-los nesse review. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade e imparcialidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de quaisquer acréscimos e/ou alterações de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

Post Anterior

My Story Rossio - Hospedagem charmosa no coração lisboeta

Próximo Post

Meliá Jardim Europa – Conforto e Exclusividade em São Paulo

1 Comentário

  1. 19 de Abril de 2016 at 15:54 — Responder

    Eu quero esse polvo pra ontem! hahaha
    Belíssimas fotos, parabéns! Dá para sentir daqui o sabor da comida.
    Dica muito útil!

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *