5 dicas para alugar um carro no exterior

Dicas espertas para quem pretende fazer uma road trip no exterior!

Fazer uma viagem de carro é sempre maravilhoso. Poder viajar no seu ritmo, descobrindo cidadezinhas no meio do caminho e ter total liberdade para criar o seu próprio roteiro são algumas das razões pelas quais eu amo viajar de carro. Mas é bem verdade que, em algumas situações, alugar carro no exterior pode ser um tantinho enrolado. Para simplificar e te ajudar no planejamento da próxima viagem, fizemos esse post em parceria com a Grupo Dicas. Confira abaixo 5 dicas imprescindíveis na hora de alugar um carro no exterior.

dicas_alugar_carro_2
Crédito: Adobe Stock

1. Documentos

Parece uma coisa óbvia, mas é bom lembrar que antes de alugar um carro no exterior é preciso chegar se você tem todos os documentos exigidos para a locação e direção nos países os quais pretende visitar.

As exigências podem variar de lugar para lugar… De forma geral, grande parte dos turistas acaba viajando portando de carteira de habilitação e passaporte. E, quase sempre, isso basta. Alguns países, no entanto, são mais rígidos e podem exigir a PID no momento do aluguel do veículo. A PID é uma carteira de motorista internacional e pode ser emitida facilmente no Detran.

 

O Imagina na Viagem fez um post contando tudinho sobre a PID e explicando o processo de obtenção desse documento. Você pode conferir o nosso post em: PID – Permissão Internacional para Dirigir. O que é e como solicitar?

O Grupo Dicas também falou sobre o tema em seu site especializado em aluguel de carros. Para ficar por dentro de ainda mais informações, acesse: PID – Aluguel de Carro na Viagem

 

 

2. Seguros

Fique atento aos seguros. A verdade é que cada locadora pode trabalhar de uma forma e dar nomes diferentes aos seguros que a gente já conhece (LDW, CDW, PAI…). O seguro básico, geralmente oferece cobertura – para o carro alugado – para acidentes e roubo. Mas existem outros seguros também importantes, como o seguro com cobertura para terceiros. Imagina se você está dirigindo um carro econômico alugado e por um azar do destino acaba batendo em uma BMW? Nessa hora, você vai querer muito ter um seguro que cubra, além do conserto do seu carro, as despesas para o conserto da BMW também, não é mesmo? Existem ainda seguros para acidentes pessoais – que cobrem despesas médicas para os ocupantes do veículo -, seguro para danos ao vidros, pneus… Enfim… existe uma infinidade de seguros e cada locadora oferece opções diferentes por preços variados.

Nessas horas, é imprescindível ler as letras pequenas dos contratos. Avalie bem quais as opções de seguro são boas pra você e compatíveis com o nível de tranquilidade que você quer ter… A partir daí, compare as ofertas, os preços e só então faça a sua escolha.

 

dicas_alugar_carro_1
Crédito: Adobe Stock

3. Comparadores de Preço

Sabe aqueles sites onde em uma mesma busca é possível ver ofertas de várias empresas diferentes? Pois é, existem sites desse tipo especializados em aluguel de carros e você poderá encontrar preços excelentes e boas promoções por ali.

Basta adicionar os detalhes do seu aluguel – data e local da retirada e devolução do veículo – e o site faz uma busca entre as principais locadoras disponíveis naquelas localidades. Você consegue comparar preços e descolar uma economia importante para sua viagem.

 

O Grupo Dicas tem uma página dedicada a esses comparadores e você pode saber mais sobre eles clicando em: Comparadores de Preços

 

 

4. Antecedência

Como quase tudo relacionado a viagem, nos aluguéis de carros tempo é sinônimo de economia. A conta é fácil… quanto antes você fizer a reserva do seu carro, mais chance de encontrar melhores preços.

Deixar o aluguel do carro para depois pode significar não encontrar o modelo desejado, ou encontra-lo por uma pequena fortuna, já que quanto menos veículos uma locadora tem em estoque, mais caro ela costuma cobrar pelos que ainda estão disponíveis.

Portanto, a dica é simples: fechou o roteiro? Já sabe quando e por quantos dias precisará estar motorizado? Então vai já reservar o seu carro! Algumas locadoras garantem cancelamento ou alteração grátis, o que pode ser bastante interessante para quem ainda não tem muita segurança com as datas.

 

 

5. Locadora

Escolher uma boa locadora é essencial. O tempo no mercado, a reputação da marca, as avaliações que encontramos na internet são um bom termômetro na hora de definir se uma empresa – seja ela uma locadora, uma companhia aérea, um hotel – é bacana ou não. As histórias frustradas vão desde pessoas que encontraram veículos em péssimo estado de conservação até mesmo viajantes que pagaram e, chegando no destino, não encontraram a empresa (!)… Você encontra relatos aos montes em fóruns de viagens pela internet e tenho certeza que não vai querer entrar para a estatística, né?

Pois bem… Algumas empresas já são conhecidas no mercado e podem ser uma escolha segura na hora do aluguel, como é o caso da Avis, da Hertz, da Sixt, Europcar, Budget, entre outras…

 

Se quiser conferir algumas dicas de locadoras de carros nos Estados Unidos, o Grupo Dicas selecionou algumas boas empresas no país e deu todas as dicas nessa página: Aluguel de Carros nos Estados Unidos

Se a sua viagem é para a Europa, eles também têm uma página dedicada às companhias que atuam na região. Acesse em: Aluguel de Carros na Europa

 

Para mais dicas sobre aluguel de carros na sua viagem, confira o site especializado que o Grupo Dicas desenvolveu para os viajantes: Aluguel de Carro na Viagem

 

 

*Esse post contou com o apoio de uma empresa que acredita no Imagina na Viagem e na qual também confiamos.

Post anterior

O que fazer no Canadá?

Próximo Post

City Tour em Lisboa – Roteiro completo!

1 comentários

  1. 13 de janeiro de 2017 at 18:47 — Responder

    Olá Marina…esse artigo vai me ser muito útil…porque eu gosto muito de viajar…bjsss

  2. 8 de fevereiro de 2017 at 20:22 — Responder

    Oi Geovana, tudo bem?
    Que bom! Fico feliz em poder ajudar, e mais ainda quando encontro alguém que divide comigo essa paixão louca pelas viagens! Rs… Seja bem-vinda sempre! 🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *