Home»Destinos»Américas»Viajando na Litorina de Luxo – Serra do Mar Paranaense

Viajando na Litorina de Luxo – Serra do Mar Paranaense

Quem segue as redes sociais do Imagina na Viagem (facebook e instagram) pôde acompanhar no mês passado a viagem que fizemos a Curitiba e viu por lá também o passeio bacana que fizemos através da Serra do Mar paranaense, a bordo da Litorina de Luxo. Quer saber como foi? Dá play no vídeo e leia abaixo um relato completinho!

 

 

Logo que começamos a planejar a viagem, comentei com meu pai sobre nossos planos… A ideia era rever velhos amigos na cidade e tirar um ou dois dias para passar pelos principais pontos turísticos da capital, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, etc. Foi então que ouvi falar – pela primeira vez – sobre a viagem de trem pela serra paranaense. Meu pai havia feito o passeio há muitos anos atrás e garantiu ser uma experiência imperdível… Diante da indicação, não tivemos dúvidas e resolvemos incluir a jornada ferroviária em nosso roteiro.

Pesquisando, descobrimos que a viagem é realizada pela Serra Verde Express, empresa que detém a concessão do trecho ferroviário turístico entre Curitiba e Paranaguá. Os trens partem de Curitiba e finalizam seu percurso na cidade de Morretes, onde é servido um almoço típico da região – o barreado. Depois de conhecer a cidade interiorana, o seu destino depende do pacote que você escolhe… Entre as opções disponíveis estão Paranaguá, Antonina e Ilha do Mel, ou ainda o retorno direto a Curitiba. Em nossa opção de pacote, após o almoço, teríamos algum tempinho para percorrer as ruas de Morretes e em seguida seguiríamos para Antonina, de onde voltaríamos para Curitiba através da Estrada da Graciosa – uma estradinha fofa, de paralelepípedos, onde a galera da região se reúne durante os finais de semana para fazer churrascos, picnics e confraternizar… uma graça, como o próprio nome já diz.

Existem também variações entre as categorias de trens, desde o Econômico até a Litorina de Luxo. O preço varia bastante em função da categoria… Como já havíamos feito uma economia bacana comprando as passagens no Black Friday, resolvemos que valia a pena investir um pouco mais e fazer o passeio a bordo da Litorina de Luxo.

Litorina de Luxo
O vagão Great Brazil Express durante a viagem pela ferrovia da Serra do Mar

 A Litorina de Luxo é o primeiro trem de luxo do Brasil, tendo sido – inclusive – considerado pelo Wall Street Journal um dos melhores do mundo no segmento. Super merecido… Desde o momento que você entra na Litorina, percebe o quão é exclusivo o passeio que está prestes a realizar!

A decoração do vagão é incrível… Um estilo clássico e refinado em uma clara referência à época do Brasil colonial.
Além disso, vale dizer, o serviço de bordo é excelente. Tivemos a companhia da dupla de comissários Felipe e Terezinha, que durante todo o passeio assegurou-se de fazer daquela uma experiência irretocável, dando informações precisas sobre os locais pelos quais passavamos e garantindo que estivéssemos sempre bem servidos das tantas comidinhas e bebidas já incluídas no valor do pacote.

A viagem pela ferrovia é uma delícia. Embalados pelo balancinho gostoso do vagão, pudemos ver estações ferroviárias desativadas, cidadezinhas interioranas do paraná, e – é claro – o visual alucinante da Serra do Mar. Morros, vales, cachoeiras e muito verde! Se você curte fotografia, esteja com a câmera preparada! E fique tranquilo, os pontos de interesse passam dos dois lados do vagão, e sempre é possível levantar para fotografar alguma coisa que passe pelo lado oposto ao que você está sentado. A equipe de bordo sempre avisa quando algo bacana está para chegar! 😉

Litorina de Luxo

Litorina de Luxo

 

Chegando em Morretes, uma pausa para experimentar o Barreado – que se faz misturando farinha mandioca crua com carne desfiada – no restaurante da Serra Verde Express. Para quem não come carne vermelha, são servidos também peixe e camarão! Tudo muito gostoso e o atendimento – mais uma vez – impecável. Ah, vale destacar que o restaurante da Serra Verde Express é o único da região que tem ar-condicionado e, acredite, isso é um ponto fundamental por ali… Embora o nome da cidade derive-se dos morros da região, existe quem diga que o Morretes vem de “Morretes de Calor!”. E olha, não é exagero… A cidade é mesmo muito muito quente!

Depois do almoço, gastamos um tempinho conhecendo o local. Feirinha de artesanato, lojinhas de souvenir e restaurantes estão espalhados pelas charmosas ruas de paralelepípedo. Os visitantes dividem-se entre os que fazem a festa nas compras (rendas, doces em compota, artigos de decoração…), outros que preferem descansar deitados sob a sombra das árvores ou ainda os que aproveitam o rio que corta a cidade para um passeio de caiaque!

Litorina de LuxoLitorina de LuxoLitorina de LuxoLitorina de Luxo

Saindo de Morretes a bordo da van do Sico – um alemão super brasileiro que, com suas piadas e histórias, fez de nosso passeio mais divertido! – passamos ainda por Antonina, uma cidade bem pequena e sem muitos atrativos além de uma igreja bonita, uma farmácia bem antiga ou um teatro onde – conta-se – Carmen Miranda fez uma exibição. A visita até a cidade vizinha termina em uma fábrica de balas de banana – super comum na região -, onde pudemos experimentar alguns quitutes e abastecer a mala de guloseimas! 😉

Chegamos de volta ao hotel no final da tarde. Um pouco mareados com as tantas curvas da Estrada da Graciosa, mas satisfeitos com o belo passeio que havíamos feitos e muito gratos ao pai – e ao sogrão – que deu a dica mais legal de nossa estadia em Curitiba!

Se você quer saber mais sobre os pacotes da Serra Verde Express, ou se está planejando uma viagem até Curitiba e ficou interessado em reservar um passeio, o site deles é www.serraverdeexpress.com.br

Ou, ainda, você pode entrar em contato com o escritório da empresa em Curitiba através do telefone: (41) 3888-3488.

Ficou com alguma dúvida? Já fez o passeio na Litorina de Luxo? Conhece algum outro passeio imperdível em Curitiba? Deixa um comentário aqui embaixo!!! Ou entre em contato conosco através das nossas redes sociais:
www.facebook.com/imaginanaviagem
www.instagram.com/imaginanaviagem

Post Anterior

Arrumando as malas com a Be Yourself!

Próximo Post

7 formas de tornar sua viagem inesquecível!

2 Comentários

  1. Maria Lucie Maciel
    25 de Março de 2015 at 03:36 — Responder

    Adorei a reportagem!!!!
    Lugares lundos,
    paisagens maravilhosas!!!!

    • 25 de Março de 2015 at 17:55 — Responder

      Oba! Fico muito feliz que tenha gostado, Maria! Tem razão, as paisagens são muito bonitas mesmo… E o vagão é maravilhoso também! A gente fica até na dúvida se olha para dentro ou para fora! 😛

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *