Paris – Qual é o seu perfil

Sou uma fã incondicional de Paris. É pra mim, um dos destinos mais incríveis que já tive a oportunidade de visitar… Claro, a atmosfera clássica e romântica me encanta, mas não apenas isso faz dela um dos melhores lugares do mundo. A eclética Paris adquire caras diferentes que dependem do tipo de viagem que você procura. A cidade luz concentra uma variedade inimaginável de lugares a visitar e coisas a fazer, e certamente vai te encantar não importa qual seja a sua praia. Duvida?

Resolvemos fazer uma seleção de atrações, divididas de acordo com perfis de viajantes, para provar que existe Paris para todos os estilos! Posso apostar que elas serão capazes de seduzir dos mais cosmopolitas até aqueles que preferem um clima mais netureba!

Dá uma olhada:

 

Para os românticos:

Começou fácil. Paris é o destino mais óbvio para os românticos incorrigíveis. Não é preciso muito para deixá-los babando pela capital da França.

Que tal um retrato na Place du Tertre? © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Que tal um retrato na Place du Tertre? © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Place du Tertre – Pertinho da Sacre Coeur, a charmosa pracinha reúne artistas que se dedicam às artes plásticas. Entre eles, ilustradores especializados em retratos fazem enorme sucesso desenhando os turistas que passam por ali. Que tal registrar sua viagem romântica de uma forma diferente e voltar pra casa com uma ilustração do casal.

Jantar na Torre Eiffel – Nem requer muita explicação… Qual é o romântico que não fica com os olhos brilhando quando vê a Torre Eiffel iluminada? Agora imagina fazer dela o palco de um pedido de casamento, com direito a anel escondido na taça de champagne… É possível! Rs… O monumento mais icônico da cidade abriga um restaurante requintado com o clima ideal para os casais que planejam uma noite especial.

Rio Senna – Caminhar às margens do Senna de mãos dadas com a metade da laranja é algo que não pode faltar no seu ♥ roteiro ♥. As construções maravilhosas que margeiam o rio, os barquinhos cruzando pra lá e pra cá… um cenário perfeito para um passeio romântico.

Jardim de Tuileries – Localizado entre o Museu do Louvre e a Champs Elysée, a área verde é mais um cantinho super romântico da cidade… Com direito a roda-gigante e carrossel iluminados a noite. Sempre, é claro, com as luzes da torre ao fundo.

Pont des Arts – A famosa ponte dos cadeados. É lá que todos os casais apaixonados se encontram… Reza a lenda que trancar um cadeado – com o nome dos pombinhos – nas grades da ponte e jogar as chaves no Senna é garantia de um relacionamento duradouro. Hoje em dia o ritual foi banido, já que o peso dos cadeados arrisca a estrutura da ponte. Mas, ainda que sem cadeados e chaves no fundo do rio, vai dizer que não é lindo jurar o amor eterno em meio a cidade luz?

Cadeados na Pont des Arts. © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Cadeados na Pont des Arts. © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

 

 

Para os apaixonados por história:

Também não é muito difícil abastecer o roteiro desse tipo de turista em Paris. A cidade foi palco de alguns acontecimentos marcantes para o mundo, e sua história está super preservada em monumentos, antigas construções ou mesmo dentro dos muitos museus da cidade.

Arco do Triunfo e o detalhe dos nomes gravados no monumento. © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
O deslumbrante Arco do Triunfo  © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Arco do Triunfo – Além de sua beleza incontestável, o Arco do Triunfo guarda tem também importância histórica. O monumento foi construído para celebrar as vitórias de Napoleão Bonaparte. Atualmente é palco de manifestações e eventos de caráter militar.

Praça da Bastilha – Quem nunca ouviu falar na tomada da Bastilha? O acontecimento teve grande importância no processo da Revolução Francesa e com certeza foi assunto da sua aula de história na escola. Pois bem, a Bastille (ou bastilha) não existe mais, mas em seu lugar foi construído um monumento onde estão enterrados os restos mortais de centenas de revolucionários franceses.

Praça da Concórdia – Na época da Revolução Francesa a Place de la Concorde abrigava a temida guilhotina e foi ali que personagens como Maria Antonieta, Louis XVI, Lavoisier e Robespierre foram decapitados. Hoje, a praça tem ares bem diferentes… Um obelisco de Luxor, instalado nela, chama atenção dos turistas e é foco de todas as câmeras fotográficas que passam por ali.

Palácio de Versalhes – Residência da realeza francesa entre os séculos XVII e VXIII e símbolo da monarquia absolutista, o palácio de Versalhes recebe atualmente centenas de turistas interessados em saber um pouco mais da história do país e dispõe de infra-estrutura especial para isso. No começo da visita, equipamentos de áudio contendo todas as explicações sobre os cômodos, artigos expostos, etc. são disponibilizados em diversas línguas para quem todos possam ficar por dentro da história do local.

Museu dos Inválidos e a Tumba de Napoleão – O museu, também conhecido como Museu das Forças Armadas, é dividido em várias alas, e além de expor uma quantidade surreal de armas e armaduras das mais diversas épocas – tem um acervo interessantíssimo sobre as guerras mundiais e do período napoleônico. Ah… Ali também é possível visitar a tumba de Napoleão.

 

Armadura exposta no Museu dos Inválidos © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Um das centenas de armadura expostas no Museu dos Inválidos © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

 

Para as crianças:

As crianças também tem vez em Paris. Embora não seja um destino tipicamente escolhido por pais com pimpolhos, a cidade oferece atrações que vão deixar os pequeninos super entretidos!

© Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
© Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

AquaBoulevard – Um parque aquático em Paris… Ótimo programa para curtir com a prole durante o verão francês. Piscina de ondas e tobogãs com certeza farão sucesso entre a criançada.

Euro Disney – Se você está pensando em levar crianças em sua viagem à Paris, não pode deixar de incluir a versão europeia Disney em seu roteiro. Qual pequeno não vai amar visitar o Mickey e curtir os brinquedos do parque mais famoso do mundo?

Zôo de Paris – Taí um programa que funciona para adultos e crianças. O zoológico de Paris tem entre seus moradores pumas, linces, girafas, lobos, rinocerontes, leões marinhos, pinguins… Um passeio divertido e diferente para sua temporada parisiense.

Jardin d’Acclimatation – O jardim é na verdade um parque de diversões com várias opções de brinquedos e atividades para crianças pequenas. Vale a pena dar uma passada por lá!

Museu de História Natural – Esse é outro passeio que vai agradar tanto os filhos quanto os pais. O museu expõe animais empalhados de inúmeras espécies, inclusive algumas já em extinção. Mas é com a arqueologia que os pequeninos mais se empolgam… Ver o esqueleto de um dinossauro é de deixar as crianças com queixo caído!

 

 

Para quem é fã de artes:

A parte difícil aqui é selecionar apenas algumas atrações entre tantas possibilidades. Paris respira arte, seja através do enorme acervo de pinturas e esculturas existente na cidade, ou ainda em outras formas de expressão artística como a música, o cinema – que inclusive é um filho legítimo da cidade luz – e a arquitetura.

A Vênus de Milo - uma das mais disputadas obras de arte do Louvre. © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
A Vênus de Milo – uma das mais disputadas obras de arte do Louvre. © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Museu do Louvre – Falar dele pode ser tão demorado quanto percorrer suas galerias. Um verdadeiro sonho para quem curte arte a nível mundial. Egito, Grécia, Império Romano, antigas civilizações orientais… cada um emprestou um pouquinho de suas belezas para o Louvre. Não é incrível poder visitar o mundo inteiro em um só lugar?

Cinémathèque Française – Se você é fã de cinema está – definitivamente – no lugar certo. Berço da sétima arte, Paris guarda na Cinémathèque muitos artigos que vão encher os olhos dos apreciadores dessa arte, como figurinos e objetos de cena de filmes emblemáticos.

Museu de Clunny – Tem como carro-chefe a arte medieval e recebe exposições temporárias sempre muito legais e dos mais variados temas. É bom ficar de olho na agenda para saber o que está rolando no período da sua viagem. As ruínas que existem no local também são ponto de interesse entre os visitantes que passam por ali.

Cité de lá Musique – Um complexo todo dedicado a música. A casa da Filarmônica de Paris também abriga o Museu da Música, com centenas de instrumentos e outros artigos relacionados ao tema. Destino certo para quem tem nos acordes uma paixão.

Museu d’Orsay – Considerado por muitos o detentor do melhor acervo artístico do mundo, esse é um daqueles lugares que você precisa conhecer. Entre suas obras mais famosas estão quadros de Van Gogh e Monet e esculturas de Rodin e Gauguin, entre tantas outras.

Museu d'Orsay. A arquitetura briga de igual para igual com as obras do acervo. © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Museu d’Orsay. A arquitetura briga de igual para igual com as obras do acervo. © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

 

 

Para quem é da noite:

Depois de passar os dias vendo museus, passeando por parques e admirando as belezas da cidade, tem quem ainda consiga disposição para curtir a noite! A vida noturna de Paris reserva boas surpresas para essa galera.

O Hôtel de Ville iluminado. Um dos edifícios que se fica ainda mais belo durante a noite. © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
O Hôtel de Ville iluminado. Um dos edifícios que se fica ainda mais belo durante a noite. © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Passeio panorâmico – Se você já foi a Paris, certamente já conhece aqueles ônibus de dois andares que rodam pela cidade. O que algumas pessoas não sabem é que alguns desses ônibus fazem passeios à noite, nos quais é possível percorrer os principais pontos turísticos e vê-los iluminados. Dizem que algumas cidades se transformam quando o sol se põe… Paris, sem dúvidas, é uma delas!

Cabaré – Os espetáculos são famosos na cidade e as opções são muitas. Entre as mais famosas casas de shows estão o Moulin Rouge, o Crazy Horse e o Lido.

Pub The Wall – Localizado na região da Rue Moufftard, frequentada por jovens estudantes, esse pub é conhecido pela cerveja barata! Se você procura um lugar para beber e não tem muitos euros pra gastar, o The Wall pode ser uma excelente pedida, mas chegue cedo, o local costuma ficar bem cheio!

Le Caveau de la Huchette – Shows de Jazz e Fox-trot animam essa “caverna”, onde você pode juntar os amigos para ouvir boa música, dançar e tomar alguns drinks.

Jantar a bordo do Bateaux Mouche – Esses barquinhos que cruzam o Rio Senna ao longo de todo o dia contando um pouco mais sobre as construções que se erguem em sua margem, à noite funcionam – basicamente – como restaurantes flutuantes. Imagina que delícia um jantar a céu aberto com vista para a Torre Eiffel… Algumas empresas oferecem inclusive atrações musicais e teatrais. Uma ótima forma de terminar seu dia na cidade luz.

Ela é linda de dia, mas a noite é um verdadeiro espetáculo! © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Ela é linda de dia, mas a noite é um verdadeiro espetáculo! © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

 

 

Pra quem curte o verde e o ar puro:

Como falei no post sobre os jardins de Luxemburgo (aqui!) engana-se quem pensa que Paris é toda concreto. As áreas verdes da cidade rendem belos passeios e picnics. Excelente para quem não é muito chegado no clima urbano.

A Torre Eiffel vista a parir do Champs de Mars © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
A Torre Eiffel vista a parir do Champs de Mars © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Champs de Mars – Nada melhor do que curtir a sombra das árvores sem esquecer que está em Paris, não é? Assim é o clima no Champs de Mars. Uma brisa boa, chão de terra, barulho das árvores, corvos passeando livremente e ali, bem na sua frente, a Torre Eiffel.

Jardim de Luxemburgo – O mais famoso parque da cidade de Paris. Em meio a suas árvores e centenas de estátuas está o ponto de encontro dos estudantes da Sorbonne: um enorme descampado perfeito para curtir um solzinho. Para ler um post mais detalhado sobre o local, clique aqui!

Jardin des Plantes – Os 23 hectares e a enorme variedade da flora do jardim botânico de Paris certamente farão você – que adora a natureza – suspirar. Visita obrigatória!

Parc des Buttes Chaumont – Mais afastado da zona turística, o parque é uma boa opção para fazer uma caminhada e conhecer um pouco mais do verdadeiro estilo parisiense, uma vez que é pouco conhecido entre os turistas.

Place des Vosges – A charmosa pracinha do famoso bairro Marais é convidativa para um picnic durante a tarde. Se você está viajando acompanhado e seu(s) parceiro(s) não são muito chegados nesse clima verde, a Place des Vosges é um ponto de equilíbrio para sua turma, já que em frente a praça está localizada a antiga residência de Victor Hugo. Dá pra fazer uma pausa respirando o ar puro por ali enquanto o resto da turma se diverte conhecendo o ponto pitoresco.

© Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
© Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

 

 

Para quem gosta de um pouco mais de emoção:

Fligh Experience – Considerada a melhor empresa especializada em simuladores de vôo, a Flight Expirience tem uma de suas bases em Paris. Já imaginou pilotar um Boing 737? Lá isso é “quase” possível… A experiência dura entre 30 e 90 minutos.

Jogos Escape – Sabe aquele joguinho virtual viciante em que você precisa descobrir uma forma de escapar de um local utilizando as coisas que encontra no cenário? Pois é, algumas empresas em Paris resolveram trazer essa experiência para a realidade, não é legal? Em grupos, os jogadores precisam resolver uma série de puzzles até que consigam escapar! Eu tenho minhas dúvidas se iria conseguir… Hehehe!

Passeio de Helicóptero – Muita gente acha o máximo ver Paris do alto da Torre Eiffel, mas não se toca que dali perde-se o mais bacana do cenário, a própria torre! Imagina voar de helicóptero pela cidade e não perder nadinha dos seus atrativos? A Helipass é uma das empresas que oferecem passeios aéreos no local. E ainda é possível estender o vôo e conhecer os castelos do Vale do Loire ou o Mont Blanc… Demais!

Ballon de Paris – Não é bem um passeio que se faz ali – já que, quando sobe, o balão de Paris permanece preso ao chão por algumas cordas – mas é uma forma divertida de ver Paris por um ângulo diferente! Vale a pena conferir.

Vôo de Zeppelin  – Já falamos de avião, de helicóptero e até de balão… Se nada disso é novidade pra você, garanto que o vôo de Zeppelin da AirShip vai ser! Esses dirigíveis foram muito populares e já foram usados inclusive para travessias transatlânticas, mas hoje em dia não são muito vistos por aí. A junção da raridade de voar em um Zeppelin com a fantástica vista áerea da França compensa os 40km que distanciam o aeroporto – de onde parte e pousa o dirigível – do centro de Paris.

Quem não curtiria um sobrevôo por Paris? © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Quem não curtiria um sobrevôo por Paris? © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

 

 

Para quem não abre mão das comprinhas:

Comprar em euro pode não ser tão sedutor, mas tem quem não consiga montar um roteiro de viagem sem separar – pelo menos – um diazinho para compras. De peças de alta costura até ímãs de geladeira fofinhos, uma tarde de compras em Paris pode te fazer extrapolar o limite de peso da bagagem!

Paraíso das mulheres, a imponente Louis Vuitton na Champs Elysée © Marina Aurnheimer /  Imagina na Viagem
Paraíso das mulheres, a imponente Louis Vuitton na Champs Elysée © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Galeries Lafayette e Printemps – As lojas de departamento mais famosas da cidade concentram inúmeras marcas de roupas, acessórios, maquiagens, etc. Só não vai achando que vai encontrar por lá os mesmos preços que encontramos nas lojas de departamento do Brasil! Rs…

Champs Elysées – Caminhar sem pressa pela avenida mais famosa de Paris, tendo o Arco do Triunfo ao fundo é uma delícia por si só. Se você gosta de fazer umas comprinhas, então, vai amar. Adidas, GAP, Zara, Sephora e Louis Vuitton são algumas das dezenas de marcas que você encontra ali.

Marché aux puces Saint Ouen – Esse mercado de pulgas é considerado por muitos o melhor de Paris. São roupas, artigos de decoração e diversas outras quinquilharias muito bacanas e baratas… basta ter tempo e disposição para garimpar!

Avenue Montaigne – O endereço da alta costura. As grifes mais famosas do mundo dividem espaço em uma única avenida, entre elas Valentino, Chanel, Dior, Gucci e Versace. Um verdadeiro sonho para os antenados em moda!

Lojas de Souvenir – E como deixar Paris sem levar um pedacinho dela junto com você? As lojas de souvenir estão espalhadas por toda a cidade e vendem mil e uma lembrancinhas fofas para presentear os amigos ou enfeitar a sua casa!

 

 

 

Existem ainda centenas de outras atrações em Paris tão ou mais importantes do que essas citadas no post. Para esse texto, selecionamos apenas algumas atrações que podem ser interessantes para alguns tipos específicos de viajantes. Igrejas belíssimas, dezenas de museus além dos citados, restaurantes renomados, cafés, outros parques e praças, lojas, atividades, monumentos ficaram de fora da lista… Um número enorme de outras coisas que encantam e também merecem figurar no seu roteiro.

Não é exagero de quem diz que nunca se conhece Paris por inteiro. Você pode visitar a cidade 100 vezes, e na 101ª ainda vai encontrar alguma coisa nova para ver ou fazer. Talvez um dia eu consiga… E talvez em um dia ainda mais longínquo eu consiga escrever sobre tudo o que a cidade tem a oferecer.

 

Enquanto isso, que tal deixar um comentário falando sobre sua experiência em Paris? Conheceu algum lugar super bacana que não entrou pra lista? Escreve aqui em baixo… Os outros leitores do blog vão adorar acessar suas dicas também!

PLANEJE SUA VIAGEM E RESERVE AQUI!


Quando você faz uma reserva através de nossos links, nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda o Imagina na Viagem a continuar produzindo conteúdo e trazendo dicas pra você! Então, o que tá esperando? Faça a sua reserva e nos dê uma força!


Post Anterior

Restaurantes em Ushuaia

Próximo Post

Bagagem segura com o lacre SealBag

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.