Colonia del Sacramento

Publiquei uma foto de Colonia del Sacramento no Instagram há alguns dias atrás e me surpreendeu ver o tanto de gente encantada por aquela cidadezinha que – pasmem! – um dia já foi brasileira! Por isso, resolvi escrever um post falando um pouquinho sobre o lugar. 

Fundada como Colônia do Santíssimo Sacramento em 1860, a cidade foi alvo de disputa entre portugueses e espanhóis durante muitos anos. Em 1822, quando Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, o que hoje conhecemos como Uruguai era chamado de “Província de Cisplatina” e fazia parte do nosso país. Por cerca de 6 anos – até a República Oriental do Uruguai tornar-se independente – cidades como Montevideo, Punta del Leste e a querida Colonia foram brasileiríssimas! Bacana, né?

© Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem
© Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

As disputas podem ter acabado, mas a época bélica de Colonia del Sacramento (como é chamada hoje, em espanhol) está preservada entre as muralhas do Bairro Histórico. Ruínas, um antigo farol, casarões coloniais e ruas de pedrinhas dão um charme todo especial ao local, que é pequeno e pode ser facilmente percorrido a pé. Quase todos os pontos de interesse estão localizados entre as muralhas, com excessão da Plaza de Toros. A cerca de 3km dali, a praça serviu como palco para algumas touradas entre 1910 e 1912. Atualmente, a construção corre risco de desabamento e por isso a entrada de turistas não é permitida.

A oferta de artigos de artesanato à venda é bem grande. Se você gosta de decorar a sua casa com um pedacinho das suas viagens, vai adorar fazer umas comprinhas em Colonia. Restaurantes também não faltam mas, se quiser deixar seu passeio um pouco mais diferente e divertido, existem cantinhos convidativos para um picnic à beira do Rio da Prata! Por fim, um sorvete de dulce de leche na sorveteria Freddo da Plaza Mayor é sempre uma boa pedida!

Nossa visita a Colonia durou um dia, numa viagem bate-volta saindo de Montevideo. Chegamos pela manhã, caminhamos sem pressa, almoçamos, fotografamos bastante e no final da tarde pegamos o caminho de volta! Deu pra conhecer bem a cidade, mas confesso que fiquei um tantinho curiosa para ver o local à noite. Quem sabe numa próxima? Vários hotéis e pousadas estão espalhados pela cidade e existem opções para todos os gostos e bolsos.

Por estar localizada na fronteira entre Uruguai e Argentina, o acesso a Colonia del Sacramento é fácil para quem visita os dois países.

Saindo de Montevideo, existem inúmeras empresas que organizam excursões de um dia para Colonia, como a Viator.
Para os que preferem fazer o passeio por conta própria, a COT – Compañía Oriental de Transporte – tem ônibus que fazem o trajeto de ida e volta e é possível reservar as passagens com antecedência pela internet.
Se você pretende alugar um carro durante sua viagem, saiba que o caminho entre Montevideo e Colonia é bastante tranquilo, são 180km de uma estrada bem asfaltada e sinalizada. O trecho tem dois pedágios, que custam 55 pesos uruguaios cada. Ah, e uma dica… Já no final do caminho, esteja com a máquina fotográfica preparada, dezenas de palmeiras ladeiam alguns trechos da estrada, criando o cenário perfeito para belos clicks!

Para quem parte de Buenos Aires a travessia pelo Rio da Prata dura em média 2h15 e pode ser feita através da empresa Buquebus. Os tickets estão disponíveis para venda no site da empresa.

Post Anterior

Dor de ouvido no avião. E agora?

Próximo Post

Robert's Alt Sievering - Vienna

Comentários

Deixe registrado seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.