Jardim de Luxemburgo
Engana-se quem pensa que Paris é feita só do concreto das construções antigas… A cidade luz tem diversas áreas verdes em meio aos edifícios históricos. Com 22 hectáres, o Jardim de Luxemburgo é um desses oásis verdes, e está entre os meus preferidos.
Por estar muito próximo da Sorbonne, o local é reduto de jovens estudantes que – entre as aulas – aproveitam para colocar os estudos em dia, lanchar um croque monsieur ou até mesmo tirar um cochilo por ali. Para os turístas que estão cansados das andanças sem fim o jardim é uma ótima opção, pois dispõe de algumas dezenas de cadeiras para um belo descanso sob o sol e ainda alguns banquinhos em lugares mais reservados onde o clima de romance impera. Entre as mais de 100 estátuas que ornamentam o jardim, um grande lago em frente ao palácio e os patinhos fofos que nadam por ali dão um clima de paz e tranquilidade aos visitantes.
Depois de curtir a preguiça e o verde, é hora de voltar para a batida turística e conhecer o Musée du Luxembourg. Situado dentro do complexo, o museu recebe exposições temporárias e funciona de todos os dias, de 10h às 19h. – Nas Segundas e Sextas o horário é extendido e as portas ficam abertas até às 22h. Os ingressos custam 11 euros.
Ah… e mesmo entre os que procuram apenas uma atividade mais natureba, não há quem não se impressione com o imponente Palácio de Luxemburgo. Construído no século XVII e foco principal de todas as máquinas fotográficas, o edifício funciona atualmente como sede do Senado francês, razão pela qual a visitação é controlada. O passeio guiado pelo palácio pode ser bastante interessante para os que nutrem interesse por política e história, já que é possível conhecer – entre outras coisas – a sala de sessões do Senado (semicírculo) e ver de pertinho o antigo trono de Napoleão Bonaparte. As visitas acontecem apenas sob agendamento, entre em contato através do email: visites-conferences@monuments-nationaux.fr e verifique se existe data disponível durante sua estadia!
O Palácio de Luxemburgo, seus jardins e museu ficam na Rue de Vaugirard, número 15 – 6º arrondissement, bem pertinho da Sorbonne e do Panthéon. As linhas de metrô M4, M10 e M12 tem estações próximas ao local, são elas: Vavin, Saint-Placide, Rennes, Notre-Dame-des-Champs, Odeón e Cluny – La Sorbonne. O RER B também passa por ali, a estação Luxembourg está em frente ao jardim.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica legal sobre o palácio e seus jardins? Deixa um comentário! Será ótimo bater um papo sobre viagens com você.
QUEM ESCREVE
Formada em Cinema e pós-graduada em Jornalismo, já trabalhou como produtora cinematográfica, fotógrafa, redatora, assessora de imprensa...
Mas foi nas viagens - e contando sobre elas - que descobriu sua verdadeira paixão.
Desde 2014, é editora do Imagina na Viagem e consultora de turismo além, é claro, de uma viajante incansável nas horas vagas.
Comentários