Bela Vista Café Colonial – o sabor da tradição em Gramado

O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros mais fartos em tradicionalismos. São hábitos e costumes, expressões artísticas, culturais e gastronômicas a perder de vista. Entre tantas riquezas, tivemos a chance de vivenciar algumas durante nossa passagem por Gramado, uma delas o Café Colonial servido pelo restaurante Bela Vista Café Colonial.

O Café Colonial é uma refeição tipicamente gaúcha, sendo mais comum nas cidades de colonização alemã. Com o tempo, a tradição espalhou-se Brasil afora e, hoje em dia já é possível encontrar “genéricos” em diversos outros estados. Conhecer – e experimentar – o Café Colonial original, no entanto, é uma oportunidade da qual não se deve abrir mão estando em Gramado e, entre tantas opções de restaurantes especializados, escolhemos o Bela Vista – endereço de um dos mais famosos e tradicionais cafés coloniais da cidade de Gramado.

COMO É O CAFÉ COLONIAL DO BELA VISTA?

O Bela Vista Café Colonial é o mais antigo café colonial do Brasil, fundado ainda na década de 70. De lá pra cá, muita coisa mudou… o restaurante modernizou-se, as receitas foram aprimoradas, mas uma coisa permanece inalterada: a fartura da mesa. Atualmente, são cerca de 80 preparações inclusas no buffet, grande parte delas servidas na mesa.
São pães, geleias, bolos, tortas doces e salgadas, salgadinhos empanados (como os de festa), uma grande variedade de queijos e frios, embutidos, pastéis, doces dos mais diversos tipos… ufa. E acredite, embora pareça muito, eu certamente esqueci de algumas coisas. Talvez a forma mais fácil de fazer você entender o Bela Vista seja dizendo que ele, sob a minha ótica, é como casa de vó do interior. Quitutes com sabor de carinho, receitas secretas guardadas no fundo da gaveta e aquele desejo incontrolável de comer como se não houvesse amanhã. Moderação é definitivamente uma palavra que não combina com café colonial. Rs!

E se você, assim como eu, também ficou intrigado pensando como é possível comer tanto logo pela manhã, aí vai uma informação bacana que eu só fui descobrir quando já estava em Gramado: embora o nome remeta ao café da manhã, o café colonial é uma refeição bastante versátil, e cabe a você escolher o melhor horário para saboreá-lo. O Bela Vista Café Colonial, por exemplo, funciona diariamente das 11h30 às 23h (aos Sábados e Domingos, o restaurante abre mais cedo, às 10h). Algumas pessoas optam por substituir o almoço ou jantar pelo café colonial, outras preferem tê-lo como um chá da tarde… Tudo vai depender da sua programação e, claro, do tamanho da sua fome. Nós optamos por visitar o Bela Vista no final da tarde, numa espécie de almoço tardio. Encaixou perfeitamente com o nosso roteiro e nos permitiu usar a manhã/tarde para conhecer outros atrativos da região sem ter que dar aquela paradinha (quebra clima!) para almoçar. Rs…

A rede Bela Vista conta com duas unidades na Avenida das Hortênsias, via que interliga as cidades de Gramado e Canela. Estivemos no Bela Vista Café Colonial 2, localizado bem ao lado do salão Super Carros, atração famosa da região. O ambiente é aprazível. O restaurante é enorme e tem capacidade para um grande número de clientes, razão pela qual, seja a hora que for, é bastante comum encontrar grupos reunidos ali, sejam participantes de congressos, famílias em férias ou colegas de trabalho em confraternização. A amplitude do salão e o grande número de funcionários, no entanto, garante conforto e bom atendimento em qualquer ocasião. Ah, e vale dizer que o Bela Vista disponibiliza serviço de transfer para seus clientes, desde e para hotéis e pousadas da região.

Nossa impressão foi das melhores possíveis. Atendimento dedicado, clima agradável e comida boa e farta, tudo isso aliado a privilégio de desfrutar de uma das maiores tradições gastronômicas do Rio Grande do Sul bem no local onde, há décadas atrás, ela foi criada. Uma experiência de sabores cheios de história e brindes saudosos ao passado.

 

SERVIÇO

Bela Vista Café Colonial

Av. das Hortênsias, 3.500 e 4.665 – Gramado – RS
Telefone: (54) 3286-2097 / (54) 3286-1608
Horário de Funcionamento: de Segunda à Sexta das 11h30 às 23h. Sábados e Domingos das 10h às 23h.
Site: http://belavista.tur.br/

 

 

* O Imagina na Viagem esteve no Bela Vista Café Colonial em sistema de parceria a fim de conhecer os serviços do estabelecimento e retratá-los nesta resenha. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou alteração de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

Post anterior

Colosseo – O melhor fondue de Gramado

Próximo Post

Laghetto Viverone Bento - Bento Gonçalves

1 comentários

  1. 19 de maio de 2017 at 14:47

    Que maravilho esse Café. Vou a Gramado agora em julho, sem dúvidas irei conhece-lo.

    Obrigado pelas dicas Marina.
    Jessica

  2. 23 de maio de 2017 at 16:51

    Oi Jessica!
    Que maravilha! Espero que curta tanto quanto nós!
    Depois volte pra contar o que achou!!
    🙂

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *