Workshop Provence 2015 – Um papo sobre a região.

Quem aí não sente o coração bater mais forte quando pensa na Provence, nos Alpes Franceses e na Côte d’Azur? Que atire a primeira pedra aquele que nunca sonhou com as românticas plantações de lavanda, com as cidadezinhas pitorescas, as montanhas com picos de neve e as praias de pedrinhas onde o dia amanhece mais lindo e a noite não tem hora pra acabar.

Como muitos de vocês já sabem, ou já puderam perceber aqui no blog, eu tenho verdadeiro amor pela França e tudo o que diz respeito àquele país. Sou suspeita, não nego, e recomendo indiscriminadamente os roteiros pela região. Assim, foi com enorme alegria e muita expectativa que recebi o convite da Atout France Pays-Bas e da Comissão Regional de Turismo de Provence-Alpes-Côte d’Azur (PACA) para o Workshop Provence 2015.

Provence
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme
© Provence - Alpes - Côte d'Azur Tourisme
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme

O evento, que foi realizado no hotel JW Marriot de Copacabana, aconteceu na última Quinta-feira – 21 de Outubro – e contou com a presença de jornalistas, blogueiros e diversos representantes do turismo da PACA (Provence – Alpes – Côte d’Azur), todos com um único objetivo: conversar e trocar ideias e experiências sobre aquela que é, para mim, uma das regiões mais lindas da europa

 

A região da administrativa da PACA abrange mais de 30 mil km² do território francês, uma área repleta de riquezas naturais e patrimoniais na qual é possível desfrutar dos mais diversos estilos de viagem

Da cosmopolita Marseille, aos já famosos campos de lavanda de Sault, passando pela riqueza da badalada Saint-Tropez, pelos resorts de inverno de Alpes-de-Haute e finalizando nos cenários extraordinários de águas turquesas e rochas selvagens do Verdon, a região da Provence é encantadora em seus contrastes, perfeita em sua versatilidade. O destino perfeito para qualquer viajante.

Provence
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme
Provence
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme

Com tantos atrativos, não surpreende que a região seja uma das mais procuradas pelos turistas que visitam a França, e as empresas do turismo parecem estar cada vez mais preparadas para atender à crescente demanda e receber, de maneira irretocável, os viajantes que passam por ali. Foi isso o que vimos durante o Workshop Provence 2015, quando pudemos conhecer e conversar melhor com alguns dos principais representantes da hotelaria e agências de receptivo da região.

Provence
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme

Localizado dentro de um parque com 10 hectares, em St-Tropez, o Château Hôtel de la Messardière oferece tratamento digno de rei a seus hóspedes com spa, piscina com vista para o Mediterrâneo, restaurante de alta gastronomia, e 57 suítes e 60 quartos sofisticadamente decorados – todos com varanda ou jardim privativo. Com atendimento exclusivo e gazebos disponíveis para os hóspedes na praia Tropezina, o Château Hôtel de La Messardière oferece ainda translado de ida e volta ao centro de St-Tropez gratuitamente durante 24h por dia.

O Le Couvent des Minimes Hotel e Spa também esteve representado no evento e nos mostrou alguns de seus principais atrativos. Seus restaurantes Le Cloitre e Le Pesquier são gerenciados pelo chef Jérôme Roy e trabalham com menus sofisticados que variam de acordo com a época do ano, a fim de utilizar sempre produtos frescos e produzidos localmente. Os enófilos podem, ainda, aproveitar as degustações de vinhos e queijos na adega La Curnue. E depois de desfrutar dos prazeres à mesa, vale a pena relaxar no Spa L’Occitane. São 750m², piscina interna, sauna, banho turco e tratamentos que visam beleza e bem-estar.

Provence
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme

Entre as agências de receptivo da região, a Na Provence organiza translados, passeios guiados, voos de balão e helicóptero, aulas de culinária, aromaterapia e inúmeras outros serviços com o diferencial de ter atendimento 100% em português. Comandada pela simpaticíssima Ana Tereza, a agência trabalha com grupos e desenvolve roteiros personalizados de acordo com os interesses destacados pelos integrantes.

A Unique Provence By Kairos Travel também oferece atendimento em português e tem foco em experiências exclusivas e viagens de luxo personalizadas. A agência trabalha apenas com grupos pequenos e prioriza a vivência de momentos únicos como, por exemplo, as visitas privativas à vinícolas e plantações de jasmim não abertas ao público. A Unique Provence também está apta à organizar translados em aeronaves privativas, passeios de helicóptero e tours gourmet, entre outros serviços.

Michel Portos
Tietando o chef! © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Quem também esteve por lá foi o premiado chef francês Michel Portos. Agraciado com duas estrelas pelo Guia Michelin e destacado como o melhor chef da França pela publicação Gault & Millau no ano de 2012, o chef teve passagens por restaurantes emblemáticos no país, como La Maison Troigros e Le Saint James. Apaixonado pelos sabores do Mediterrâneo e mestre na arte de harmonizar sabores e texturas, o chef Portos ainda emprestou todo seu conhecimento na edição de 2011 do programa de TV Masterchef França, no qual esteve presente como jurado. Para o menu do Workshop Provence 2015, o chef Portos preparou algumas receitas tipicamente provençais, tais como: Alcachofras en Barigoule, Cordeiro Salteado com Manjericão e Risoto com Bottarga. Além da grande satisfação de poder provar os pratos de um chef estrelado, a participação do chef Portos no Workshop nos permitiu descobrir novos sabores e sentir o gosto solar e perfumado da Provence. Uma experiência ímpar para quem é fã da gastronomia francesa e um estímulo a mais na hora de planejar a próxima visita àquele país.

Em cerca de 3h de evento, pudemos conversar com mais de uma dezena de representantes do turismo da PACA (Provence – Alpes – Côte d’Azur) e é difícil falar sobre tudo o que vimos e aprendemos ali. Mais difícil ainda é precisar o tamanho da vontade de embarcar no próximo avião e aproveitar, de perto, tudo o que a região e seu turismo têm a oferecer.

Nosso super obrigada à Atout France Pays-Bas e à Comissão Regional de Turismo de Provence-Alpes-Côte d’Azur pelo convite e pela oportunidade de experienciar, ainda que de longe, um pouquinho das maravilhas da Provence.

Provence
© Provence – Alpes – Côte d’Azur Tourisme

Mais da Provence?

Se você se animou com as imagens desse post e ficou curioso para saber mais sobre a Provence, ou se está planejando uma viagem pela região, acesse o site oficial do turismo francês e descubra mais sobre o que a Provence, os Alpes e a Côte D’Azur têm a oferecer. O portal oferece informações práticas sobre o turismo local, matérias e curiosidades sobre os mais diversos destinos na França, e tudo em português!

Acesse em: http://br.france.fr/

Post anterior

Bar d'Hôtel - Gastronomia refinada e muito charme no Rio de Janeiro.

Próximo Post

Patagônia no Verão? Conheça a Reserva Biológica Huilo Huilo.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *