Saint Andrews – Como é se hospedar no único hotel 6 estrelas no Brasil.

É difícil encontrar palavras que descrevam a experiência Saint Andrews sem soar exagerada. Sim, experiência. O Saint Andrews se vende como um hotel – na verdade, o primeiro hotel exclusive house e o único 6 estrelas do Brasil – mas depois de ter me hospedado por lá, eu sou segura em afirmar que é mais, muito mais que isso. O Saint Andrews é, na minha opinião, uma mistura fantástica e – para a infelicidade de uma jornalista – indescritível de acolhimento, luxo e conforto elevados à máxima potência.

Eu sabia que poderia encontrar algo parecido na Europa, mas nunca, nem nos meus melhores sonhos, imaginei que encontraria uma experiência como essa tão pertinho de casa.

Se você já ouviu dizer que Gramado é a Europa brasileira, agora anote aí: o Saint Andrews é o castelo europeu que você precisa conhecer por lá.

O HOTEL SAINT ANDREWS

Inaugurado em 2010, em Gramado, no Rio Grande do Sul, e dotado de um conceito totalmente inovador no mercado nacional, o Saint Andrews promete – e entrega – um nível de exclusividade e requinte jamais visto: o hotel é o único 6 estrelas em atividade no Brasil e pioneiro no que diz respeito aos exclusive houses em solo brasileiro.

Os exclusive houses são hotéis pequenos e absolutamente intimistas que acolhem um número reduzido de hóspedes e prezam, em primeiro lugar, pelo conforto, sofisticação e atendimento individualizado.

Quem o visita e tem a chance de vivenciar seus serviços, não se surpreende com os prêmios que o Saint Andrews já faturou. São muitos e todos eles muito merecidos. Melhor Boutique Hotel do Brasil, segundo lugar entre os Hotéis de Luxo do Brasil no reconhecido Travellers Choice 2016 do TripAdvisor e muitos, muitos outros.

Não por menos, o Saint Andrews é um entre os três seletos hotéis brasileiros que recebem o carimbo da coleção Relais & Châteaux – catálogo altamente renomado, criado há mais de 60 anos e dedicado a identificar os mais excelentes estabelecimentos da hotelaria e gastronomia mundial.

Com tantos títulos e adjetivos, o maior deles não pode ser categorizado ou, sequer, mensurado: a lembrança que fica na memória de cada uma das pessoas que passam pelo Saint Andrews é certamente sua maior conquista. Ouso dizer que não há quem saia dali sem um estoque a mais de boas recordações, sem o desejo de querer repetir a experiência outra vez, e outra vez, e outra vez…

Para conferir outros vídeos do Imagina na Viagem pelo mundo, acesse e assine o nosso canal no Youtube clicando no botão abaixo!

INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS

A experiência Saint Andrews começa ainda no aeroporto de Porto Alegre, a cerca de 100km de Gramado, por onde chega boa parte dos turistas que visitam a cidade. Visando o conforto e comodidade de seus hóspedes, o hotel oferece o serviço de translado de e para Porto Alegre, já incluso no valor das diárias, em carro privativo.

Mas é pouco mais de uma hora mais tarde, ao adentrar pela primeira vez as dependências do hotel, que se percebe mesmo a excelência do Saint Andrews. Com arquitetura inspirada nos castelos escoceses, o hotel não é grande, mas tem a suntuosidade e imponência natural de um château europeu. A primeira vista impressiona e chega a intimidar, mas a recepção é tão afetuosa que quebra qualquer gelo em dois tempos… Na sala da mansão – seguindo o conceito dos hotéis exclusive house, o Saint Andrews não tem recepção – grande parte da equipe do hotel está presente para lhe dar as boas-vindas e brindar, com champanhe, a sua chegada.

São apenas 11 suítes atendidas por 33 funcionários, o que significa, basicamente, 3 funcionários por suíte. Entre eles, mordomos disponíveis 24h por dia para atender com simpatia e reverência qualquer necessidade que o hóspede venha a ter durante sua estada. É o seu mordomo que o levará pela primeira vez ao quarto e lhe apresentará todas as dependências e serviços do hotel. Acredite, embora pequeno, o Saint Andrews é enorme em oferta de entretenimento e serviços.

Biblioteca, sala de TV, academia, SPA, smoking room, restaurante – com adega premiada e alta gastronomia –, jardins de conto de fadas… E, fechando com chave de ouro, uma grande piscina climatizada só para você. “Mas, como assim só pra mim? E os outros hóspedes?”, você diria. É que a piscina do Saint Andrews está à disposição dos hóspedes apenas mediante agendamento, garantindo absoluta privacidade a cada um deles. Tudo isso com uma visão privilegiada e arrebatadora do belíssimo Vale do Quilombo.

A minha opinião é franca e imparcial quando digo que a vontade de deixar o hotel é zero. Para além da oferta absoluta de conforto que você encontrará em seu quarto – e sobre a qual eu contarei detalhes a seguir – o Saint Andrews conseguiu criar em sua propriedade uma infinidade de microuniversos dotados de prazeres irrecusáveis… Do sentimento de paz que se tem em um passeio pelos jardins,  passando pela tranquilidade de ler um bom livro aninhado junto à lareira, até a sensação de liberdade dos mergulhos livres de outros olhos ou, ainda, ao relaxamento de um bom tratamento no SPA. A experiência é completa e não precisa de complementos. Deixar o Saint Andrews é uma escolha para os fortes.

E se você faz parte desse grupo e quiser dar algumas voltinhas por Gramado durante sua estada, ficará feliz em saber que entre todo o staff à sua disposição existe também um chauffeur. Basta informar ao seu mordomo sobre o horário que pretende sair e o motorista estará à sua espera para deixa-lo onde lhe convier. Para retornar ao Saint Andrews, basta entrar em contato com o hotel e solicitar que o chauffeur vá ao seu encontro. O serviço de chauffeur, bem como o estacionamento, está incluso no valor da diária.

 

OS QUARTOS

São apenas 11 suítes, cada uma delas inspirada em uma pedra preciosa. A temática revela muito sobre a intenção de quem as projetou: são as verdadeiras joias do Saint Andrews. Ficamos na Suíte Turquesa.

A primeira coisa que se nota ao adentrar as suítes do hotel é o cuidado com o qual tudo ali foi pensado e planejado minuciosamente, a começar pela fragrância que toma conta do ambiente e que rapidamente torna-se parte da memória olfativa de cada hóspede.

Mesclando elementos clássicos e modernos em sua decoração, o estilo é dramático e, ainda assim, não pesa aos olhos, consequência da amplitude e excelente iluminação natural que adentra o quarto através da bay-window.

Cama king-size, ar condicionado Split, sistema de calefação, TV de LED com uma infinidade de canais a cabo, Mini Mac, pequeno living room com sofá e pufes, estação de trabalho e lustres Maria Tereza são apenas algumas das amenidades e comodidades que encontramos em nosso quarto. Ainda, vale destacar que o consumo dos itens do frigobar – que tem reposição diária – está incluso no valor da diária. O que também tem reposição diária nas suítes são as frutas frescas. Dispostas em uma belíssima fruteira de prata, as uvas, maças, morangos e outras frutas da estação são mais uma cortesia do hotel.

O closet tem bom tamanho e limita o espaço entre o quarto e o banheiro, criando maior privacidade. É equipado com cofre eletrônico, roupões, chinelos e pantufas. E, por falar em banheiro, o clássico segue sendo a escolha por ali, com detalhes em mármore branco, banheira jacuzzi, secador de cabelos profissional e uma linha refinada de amenities Lanvin, conforto – mais uma vez – é a palavra de ordem.

Por fim, mas não menos importante, cabe reconhecer o excelente trabalho executado pela equipe de camareiras do Saint Andrews. A qualquer momento que você deixe seu quarto, um rápido e eficiente serviço de arrumação e limpeza entra em ação, quase sempre acompanhado de mimos que aquecem o coração de qualquer hóspede. À noite, chás e bombons finos são acompanhados de um gracioso bilhetinho (assinado pela equipe) com desejos de boa noite e bons sonhos.

 

LOCALIZAÇÃO

É bem verdade que um hotel que oferece serviço de chauffeur aos seus hóspedes não precisaria, obrigatoriamente, ter uma excelente localização. Ainda assim, o Saint Andrews, está longe de deixar a desejar nesse quesito. Apenas 1km separam o hotel do centro de Gramado. O trajeto é curto e te possibilita chegar à atrações, lojas e restaurantes em poucos minutos.

E mesmo tão próximo ao “burburinho” da cidade, o que não falta ali é sossego. A proteção vem do fato de estar localizado ao final de uma rua sem saída, dentro de um condomínio residencial com acesso restrito. Seria impossível ter mais privacidade ou tranquilidade.

Saint Andrews © Imagina na Viagem

Fechando a atmosfera de paz, o Vale do Quilombo está logo ali, no horizonte do Saint Andrews, disponível para a contemplação sem pressa de qualquer um de seus hóspedes. O hotel tem um dos mais belos panoramas daquela que é, talvez, a formação geográfica mais linda da Serra Gaúcha.

 

CAFÉ DA MANHÃ

Servido no horário de maior conveniência ao hóspede, no solarium do Primrose – restaurante do Saint Andrews -, o café da manhã é mais uma entre as tantas experiências fantásticas daquele hotel.

Não existe buffet. O café da manhã é servido na mesa – por sinal muito bem posta, com talheres de prata e porcelanas belíssimas – com cardápio que varia dia após dia. O menu é desenvolvido sempre com produtos frescos e de primeira linha e impressiona pela variedade e criatividade.

Uma dezena de frutas, sucos deliciosos feitos a partir de combinações incomuns, pães preparados localmente, queijos e frios importados e doces de fazer perder a compostura são parte do show.

Complementando essa gastronomia de sabores, texturas, cores e aromas incorrigíveis, estão ainda a vista para os jardins e o lago, o clima intimista – são apenas 4 mesas e é difícil que você venha a dividir o espaço com outras pessoas –, ambiente climatizado e tudo com direito a trilha sonora escolhida pelo próprio hóspede. Não haveria forma melhor de começar o dia.

 

COMO É SE HOSPEDAR EM UM HOTEL 6 ESTRELAS

Desde que voltamos de nossa experiência no Saint Andrews, recebi um incontável número de perguntas sobre o local. De leitores encantados à blogueiros curiosos, todos queriam saber mais detalhes sobre “como é estar hospedado no único hotel 6 estrelas do Brasil”.

O título pesa, paira no imaginário das pessoas de diferentes formas… O que a maioria das percepções tem em comum, no entanto, é a ideia de que a pompa e ostentação são o que permeiam o local. E eu sou categórica em dizer que não.

Explico: há muito luxo sim, sofisticação em um nível que nem os mais badalados hotéis europeus onde me hospedei foram capazes de entregar. É claro que ter um mordomo e um chauffeur, usufruir de uma piscina privativa ou comer apenas com talheres de prata é parte importante da experiência que o Saint Andrews oferece aos seus hóspedes.

Mas há muito mais do que isso. Há elementos que se sobrepõe à toda essa atmosfera de riqueza que, quase sempre, pressupõe distanciamento e impessoalidade. Há acolhimento, carinho, conforto, atenção aos mínimos detalhes. Há o olhar simpático e, principalmente, afetuoso em cada um de seus funcionários. E isso é o que, para mim, permeia a experiência Saint Andrews e faz dele tão mais especial do que os tantos hotéis de luxo pelos quais já passei.

Saint Andrews © Imagina na Viagem

“ Simples assim… Que os bons sonhos lhes façam companhia e os anjos também. Boa noite. “ – dizia o bilhete que a Dirce, a Joice, a Arlete e a Aline – camareiras do Saint Andrews – deixaram no meu quarto. Trouxe comigo como a lembrança mais concreta e fiel dos dias que vivemos lá.

A minha resposta sobre “como é estar hospedado no único hotel 6 estrelas do Brasil” tem sido sempre a mesma: é maravilhoso, mas é ainda melhor porque é o Saint Andrews.

 

SERVIÇO

Saint Andrews – Gramado

Rua das Flores, 171 – Vale do Bosque – Gramado / RS

Telefones: (54) 3295-7700 ou (54) 9957-4220

E-mail: reservas@saintandrews.com.br

Website: http://www.saintandrews.com.br/

Acompanhe o Saint Andrews pelas redes sociais:

https://www.facebook.com/HotelSaintAndrews

https://www.instagram.com/hotelsaintandrews

 

RESERVE O SEU HOTEL

Recomendamos que faça suas reservas através do Booking. Além de ser um dos maiores e melhores sites de reservas de hotéis no mundo, o Booking é parceiro do Imagina na Viagem e reservando seus hotéis através de nossos links você contribui para o crescimento de nosso site sem que tenha nenhum custo extra por isso.

Acesse a página do Saint Andrews no Booking clicando aqui!

 

* O Imagina na Viagem esteve hospedado no Saint Andrews em sistema de parceria a fim de conhecer os serviços do estabelecimento e retratá-los nesta resenha. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou alteração de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

Post anterior

Onde ficar em Canela? - Laje de Pedra Hotel e Resort - Review

Próximo Post

Colosseo – O melhor fondue de Gramado

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *