Road Trip pela França – de Paris à Côte d’Azur

Peço licença pra começar esse post sendo repetitiva. Quem acompanha o Imagina na Viagem, ainda que há pouco tempo, sabe da nossa enorme paixão pelas viagens de carro. Muitas vezes já falei da sensação de independência, da impressão aventureira por descobrir lugarejos no meio do caminho, da alegria de desbravar ao nosso tempo, do nosso jeito… Viajar de carro talvez seja o grau mais elevado de liberdade. Ir para onde quiser, na hora que quiser, do jeito que quiser e SE quiser. Tudo isso faz dessas as minhas viagens preferidas. Não por menos, fizemos duas delas no ano passado – uma rota de Veneza a Roma em Fevereiro e alguns milhares de quilômetros entre a Califórnia e Nevada em Maio. E, convenhamos, a road trip é meio que como ópio… quando mais você tem, mais você quer. Quando começamos a planejar as viagens desse ano, sabíamos que – ao menos uma delas – seria a 4 rodas. E depois de muita pesquisa, batemos o martelo: escolhemos fazer uma road trip pela França! Só não podíamos imaginar a quantidade de cenários cinematográficos, personagens inesquecíveis, cidades e vilarejos tão especiais que encontraríamos pelo caminho…

 

VALE A PENA FAZER UMA ROAD TRIP PELA FRANÇA?

Das inúmeras coisas que descobrimos e aprendemos ao longo dessa viagem, talvez a principal delas seja que a França é, definitivamente, o paraíso para quem gosta de viagens de carro. São quase 550 mil quilômetros quadrados de área total, divididos em mais 20 regiões administrativas e 100 departamentos, cada um deles com peculiaridades sociais, culturais, climáticas, arquitetônicas… chega a ser difícil conceber que um único país possa ser tão diverso em si, tão cheio de contrastes. E o melhor: é fácil e rápido circular entre eles. Com estradas bem cuidadas (mesmo no interior do interior!), boa sinalização e gente hospitaleira e sempre disposta a ajudar, rodar pela França é uma delícia. Descomplicado, tranquilo, seguro e assustadoramente belo!

Road trip pela França © Imagina na Viagem
Les Calanques <3 © Imagina na Viagem

 

DEFININDO O ROTEIRO DE NOSSA ROAD TRIP PELA FRANÇA

Definido o país, era preciso escolher uma rota. Como eu disse, o território francês é vasto e variado e, infelizmente, seria humanamente impossível percorrê-lo por inteiro ao longo dos dias que tínhamos disponíveis. E, bom… eu confesso, já fazia alguns anos que eu “namorava” a Provence.
Como grande parte dos meus sonhos de viagem, tudo começou através da literatura. “Um Ano na Provence” é um dos meus livros de cabeceira já há algum tempo (e eu até escrevi sobre ele por aqui, dá uma olhada: Um ano na Provence). Foi Peter Doyle, com seus relatos divertidos e super detalhados, o responsável por despertar em mim a curiosidade e paixão pela região. Algum tempo mais tarde, em 2015, quando o Imagina na Viagem começava a dar os primeiros passos, a Atout France (Agência de Desenvolvimento Turístico da França) promoveu, aqui no Rio de Janeiro, um workshop sobre a Provence para jornalistas, blogueiros e profissionais do turismo (também contei sobre o evento aqui, veja: Workshop Provence 2015 – Um papo sobre a região.) O convite não poderia ter chegado em melhor hora. O que era, até então, um sonho, tornou-se plano…

Road trip pela França © Imagina na Viagem
Um dos muitos cenários inspiradores da Provence © Imagina na Viagem

 

POR ONDE COMEÇAR?

Desde o princípio, quando começamos a bolar esse roteiro, a Provence foi uma certeza. A partir dela, o que fizemos foi definir qual seria a melhor forma de chegar e sair de lá. Escolhemos chegar por Paris por uma razão óbvia: o deslocamento aéreo. É que não somos lá muito fãs de conexão e, sempre que possível, optamos por roteiros que nos permitam fazer apenas voos diretos.

Road trip pela França © Imagina na Viagem
Paris © Imagina na Viagem

Além do mais, apesar de acumularmos algumas passagens pela capital francesa, Paris é daqueles lugares onde sempre há mais o que ver. Começar nossa viagem por lá seria uma excelente desculpa para revisitar alguns lugares que amamos e conhecer outros tantos da nossa lista infindável.

 

O ALUGUEL DO CARRO

Paris também nos pareceu uma boa opção no que diz respeito ao aluguel do carro… por ser uma cidade grande, a oferta de locadoras é altíssima. Maior variedade de modelos de carros e preços mais competitivos são as consequências. Depois de muita pesquisa, escolhemos a Sixt – empresa alemã, presente em vários países e que já conhecíamos de outras épocas (sempre com excelentes experiências!).

A escolha do carro não foi lá tão difícil pra nós. A Sixt tem uma frota variada – capaz de atender a todos os públicos – e bons preços! E aqui, cabe destacar que, apesar de sermos fãs incondicionais das viagens de carro, não dispensamos conforto. Fazer uma road trip não significa, fundamentalmente, abrir mão de experiências confortáveis, exclusivas ou luxuosas. Muito pelo contrário. Existem opções excepcionais de carros disponíveis para aluguel na Europa e, a depender da sua escolha, a experiência de direção pode ser uma das melhores partes da viagem!

Contamos em um post todos os detalhes do aluguel do nosso carro na França. Para ler, clique aqui!

Road trip pela França © Imagina na Viagem
Nosso fiel companheiro durante a viagem! © Imagina na Viagem

No nosso caso, escolhemos uma BMW Série 4, e eu nem preciso dizer que, pro marido – superfã de carros -, pilotar aquele possante pelas ótimas estradas da França foi sen-sa-ci-o-nal, né?

Ao planejar uma road trip, tenha em mente que você passará boa parte do tempo dentro do carro. Ele é, nesses casos, tão ou mais importante que um hotel. Escolher um carro confortável, seguro e que te proporcione – além de um simples meio de locomoção – prazer é garantia de sucesso!

 

ESCOLHENDO O DESTINO FINAL E MONTANDO O ROTEIRO

Por fim, optamos pela Côte d’Azur como ponto final de nossa road trip pela França. Apenas poucos quilômetros separam a Provence das praias da Riviera Francesa, e seria um pecado estar ali do ladinho, na cara do verão europeu, e não aproveitar a oportunidade para conhecer as águas turquesas do Mediterrâneo. Essa era também a opção mais cômoda em termos de deslocamento aéreo (lembra quando eu disse que a gente não curte conexões?). De lá, partiríamos para a segunda parte da viagem, na Holanda, e a KLM faz voos diretos (e baratos!) entre Nice e Amsterdam, melhor impossível.

Road trip pela França © Imagina na Viagem
Em algum lugar entre Marseille e Cassis… © Imagina na Viagem

Escolhido ponto de partida e o destino final, era hora de preencher nossos dias, definir as cidades pelas quais passaríamos e identificar os melhores lugares para fixarmos bases. E por mais que eu me dedicasse arduamente, ainda que eu me debruçasse sobre o mapa e lesse por infinitas horas sobre as regiões por onde passaríamos, o resultado do meu trabalho nunca chegaria aos pés de um roteiro criado por pessoas que vivem a França em seu dia a dia, pessoas que dedicam seu tempo e esforço para promover o turismo local, pessoas que nasceram ali, que conhecem aquelas cidades, lugarejos e cada um de seus segredos como a palma de suas mãos… foi através dessas mãos que o roteiro de nossa road trip pela França foi desenvolvido.
Com a dedicação e apoio incrível da Atout France, do Comitê Regional de Turismo PACAProvence-Alpes-Côte’Azur e dos escritórios de turismo de Vaucluse Provence, Luberon Coeur de Provence, Aix-en-Provence, Avignon, Cassis e Paris, nosso roteiro foi – sem dúvida alguma – desenhado pelas mãos dos melhores profissionais. 🙂

 

ROTEIRO DE PARIS A NICE

DIA 1 a 3Paris
(clique aqui para ler nossos posts sobre Paris!)

DIA 4: Paris → DijonBeaune ( 370km)

DIA 5: Beaune
(clique aqui para ler nossos posts sobre Beaune!)

DIA 6: BeauneAvignon ( 390km)
(clique aqui para ler nossos posts sobre Avignon!)

DIA 7: Avignon → Gordes → RoussillonLourmarin ( 90km)
(clique aqui para ler nossos posts os vilarejos do Luberon!)

DIA 8: Lourmarin → Aix-en-Provence ( 40km)

DIA 9: Aix-en-Provence → Marseille → CassisSaint-TropezNice ( 280km)
(clique aqui para ler nossos posts sobre Cassis!)

DIA 10: NiceMônacoNice ( 40km)
(clique aqui para ler nossos posts sobre Mônaco!)

DIA 11: NiceAntibesCannesNice ( 70km)

 

(No mapa é possível visualizar melhor o itinerário. Nossa rota está toda marcada em azul, as cidades marcadas em verde – com o ícone em forma de cama – são aquelas onde fixamos base por 1 ou mais dias. Os destinos que exploramos a partir delas estão identificados com um pino vermelho. Se quiser, dê zoom para ter uma melhor visualização das cidades e rotas. Você ainda pode clicar na setinha no canto superior esquerdo do mapa e então marcar ou desmarcar as rotas para vê-las individualmente.)
 

Pernoitamos em Paris, Beaune, Avignon, Lourmarin, Aix-en-Provence e Nice. E, a partir dessas cidades, desbravamos facilmente todos os outros destinos… foi tempo suficiente para conhecer (e cair de amores) um pouquinho o interior da França.

 

TEM MAIS TEMPO? OUTRAS SUGESTÕES…

Em nosso programa original, havia ainda uma passagem por Luxemburgo (que faríamos em um bate-volta a partir de Paris) e uma tarde em Genebra (em um bate-volta esperto saindo de Beaune, que fica do ladinho da Suíça). Ambas são ideias bacanas e passeios perfeitamente possíveis de serem incorporados dentro desse roteiro.
Se você planeja fazer um roteiro similar e tem mais tempo na agenda, sugiro que use seus dias extras para explorar ainda mais a região da Provence. Para mim, essa foi, sem sombra de dúvidas, a parte mais especial da viagem. Além de visuais lindíssimos, as comunas da Provence são repletas de história, curiosidades, excelente gastronomia e um povo que vive feliz (não é difícil entender a razão!). Descobrir e saborear cada um dos vilarejos daquela região é indescritível. E viciante, aviso logo. Eu, por exemplo, já não vejo a hora de voltar, com tempo de sobra, para explorar todos aqueles que, dessa vez, ficaram de fora do roteiro.

Road trip pela França © Imagina na Viagem
Aí você faz uma curva e dá de cara com um casebre em meio aos campos floridos… isso é o interior da França! Como não parar no acostamento para uma foto? © Imagina na Viagem

Pois bem, ao todo, foram 11 dias, quase 1500km rodados, 6 hotéis, 15 cidades, 200gb de imagens e um número incontável de histórias e lembranças.

Ao longo dos próximos dias e semanas, vamos destrinchar cada pequena parte dessa viagem em artigos aqui no blog. Vamos contar sobre o que vimos em cada uma das cidades que passamos, sobre os hotéis incríveis que encontramos pelo caminho, as experiências – com direito a campos de lavandas, sítios históricos, passeio por vinícola, parques nacionais e praias de cair o queixo! – que vivenciamos nos dias inesquecíveis de nossa road trip pela França.

Eu, se fosse você, ficava de olho! 😉

 

Post anterior

Paris Museum Pass - vale a pena mesmo?

Próximo Post

Aluguel de carro na França - Sixt Rent a Car

1 comentários

  1. Tatiana
    26 de julho de 2017 at 01:22 — Responder

    Demais Marina <3 estamos seguindo e adorando!! Super honrados com a homenagem – obrigada!

  2. 2 de agosto de 2017 at 01:16 — Responder

    Que bom, Tati!! 🙂 Homenagem mais do que justa, vamos combinar… o roteiro ficou redondinho, não poderia ter sido melhor! Tudo “culpa” sua! 😛

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *