Restaurantes em Ushuaia

Onde comer no Fim do Mundo?

Indo pro “fim do mundo” e preocupado com o que vai encontrar por lá? No que diz respeito a culinária você pode relaxar… O Imagina na Viagem esteve por lá e agora listamos nessa matéria alguns dos melhores restaurantes que encontramos na cidade e as impressões que tivemos de cada um deles. Alguma dessas opções certamente falará ao seu coração (ou à sua barriga!). Rs! Confira:

Embora sua zona turística seja bem pequena – como comentei aqui no primeiro post sobre a viagem – existem algumas dezenas de restaurantes em Ushuaia prontos a oferecer pratos típicos da culinária patagônica ou mesmo especializados em outras gastronomias. Antes de viajar, li em alguns lugares que a comida na região era bastante cara. Agora, depois de ter passado alguns dias por lá posso dizer que as opções são muitas e cabem em todos os bolsos, basta saber procurar!

Conversar com moradores do local é uma ótima forma de descobrir lugares bons e baratos, principalmente quando se tem disponibilidade para fugir um pouquinho da zona turística. Como gastamos grande parte do nosso tempo por lá com passeios bem cansativos, acabamos optando por comer sempre perto do hotel, onde estão localizados alguns dos restaurantes mais “famosos” e caros da região, Mesmo assim conseguimos encontrar lugares com bom custo-benefício.

Grande parte dos restaurantes em Ushuaia está localizada na Calle San Martín e suas imediações, onde também encontramos a maioria dos hotéis (para saber mais sobre hospedagem em Ushuaia, acesse nosso post: Onde Ficar em Ushuaia?) Mas não pense que por isso vai ser sempre fácil encontrar um local para comer por ali… Em nossa experiência observamos que, em geral, lojas e restaurantes em Ushuaia tem como hábito fechar por volta das 15h e reabrir apenas no final da tarde. Aos Domingos as opções abertas também não são muitas. Portanto, fique atento aos horários de funcionamento dos estabelecimentos que quer conhecer, e não deixe para almoçar muito tarde ou pode acabar dando com a cara na porta!

 

RESTAURANTES EM USHUAIA

 

Azul Resto Bar

Restaurantes em Ushuaia - Chorizo
Chorizo do Azul Resto Bar – © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Uma grata surpresa em nossa viagem! Encontramos o Azul em um Domingo, quando a grande parte dos restaurantes em Ushuaia estava fechada, e adoramos o lugar. Super justificável, já que foi ali que comemos o melhor bife de chorizo da viagem! O restaurante não é muito requintado, coisa que funciona bem quando você está no Ushuaia, vestindo roupas impermeáveis e botas de neve! Rs… O atendimento também é um ponto positivo, o serviço foi rápido e o Cristian, nosso garçom, sempre bastante atencioso. Depois da típica cestinha de pães acompanhada por uma Quilmes, pedimos nosso prato. Carne macia e saborosa, incorrigível! Acompanhamentos são pedidos por fora. Escolhemos papas fritas e na segunda visita optamos pelas papas a la crema – camadas intercaladas de batatas cozidas com um creme branco. Tudo sempre muito gostoso! Ah… e para quem não consegue desgrudar das redes sociais: wi-fi liberado e velocidade ok! Em comparação com outros restaurantes que visitamos, o preço foi justo! Pagamos em torno de 400 pesos argentinos (cerca de R$100) o casal.

 

Tia Elvira

Restaurantes em Ushuaia - Tia Elvira
Restaurante Tia Elvira – © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Em nossa primeira noite na cidade estávamos curiosíssimos para experimentar a famosa Centolla – caranguejo gigante muito comum na região. O prato é, junto com o Cordeiro, o principal símbolo da culinária local e pode ser encontrado em diversos restaurantes na zona turística. Optamos pelo Tia Elvira influenciados pela boa reputação no TripAdvisor e por ser bem pertinho do nosso hotel. O salão do restaurante é pequeno e o espaço entre as mesas quase inexistente, o que pode ser um problema. Rs… Localizado na Calle Maipú, de frente para o porto, a vista é um ponto positivo, principalmente se o sol estiver se pondo durante a sua refeição. Pedimos pratos individuais de Centolla, o marido escolheu a Centolla al Roquefort, e eu optei pela Centolla a la Parmesana. As guarnições são pedidas a parte e apenas uma basta para um casal. Sem saber disso, pedimos papas noisette e arroz gratinado (o melhor da noite, por sinal). A comida estava saborosa. O ponto negativo fica para o atendimento, que é bem lento. Conseguir um copo de gelo foi difícil e, no final, tivemos que aguardar mais de 30 minutos pela conta. O valor foi também o mais alto que pagamos durante nossa estadia… Os pratos, acompanhamentos e refrigerantes custaram 800 pesos argentinos (200 reais).

 

Gustino

Restaurantes em Ushuaia - Vista Gustino
O Gustino tem excelente vista para o Canal de Beagle! – © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Restaurante localizado dentro do hotel Albatros, onde estivemos hospedados durante nossa viagem. Com vista para o Canal de Beagle, durante a noite o ambiênte é super agradável… luz baixa e músicas suaves – bossa nova faz parte da playlist – dão um clima todo especial. Tive duas experiências no Gustino. Na primeira delas, resolvemos pedir o jantar em nosso quarto e recebemos um dos pratos errado. Depois de muita conversa entendemos que de nada ia adiantar reclamar… Acabou ficando por isso mesmo. O prato errado não foi trocado e nem sequer foi retirado da conta…

No dia seguinte, após a cansativa caminhada até a Laguna Esmeralda, não havia a menor condição de sair do hotel para jantar. Decidi arriscar o Gustino novamente… Dessa vez, desci e comi no próprio restaurante. A escolha foi um sanduíche de filé acompanhado de batatas fritas… A fome pode ter ajudado, mas o sabor estava divino! Rs… A surpresa veio na hora da conta.

Fui informada que, por conta do problema na noite anterior (de acordo com as palavras da garçonete, ela mesma havia experimentado o prato e – sim! havia ocorrido um erro), um refrigerante me seria ofertado como cortesia. Questionada, então, sobre a enorme diferença de valor entre um prato principal e um refrigerante – uma vez que o valor cobrado pelo prato não seria mesmo abatido de nossa conta -, obtive como resposta um simples: é o que se pode fazer.

Enfim… Comida boa – quando correta -, mas o atendimento deficiente e a dificuldade no trato com o cliente comprometem a qualidade do restaurante. Pagamos cerca de 300 pesos argentinos (75 reais) no jantar que nos foi servido no quarto, e pouco menos de 200 pesos argentinos (50 reais) pelo sanduíche com fritas.

 

Andino Gourmet

O Andino Gourmet é um café e restaurante de localização central na Calle San Martin. O menu é farto, com opções de carnes, massas, sanduíches, sopas, saladas e mais… Estivemos lá por duas vezes e o atendimento foi satisfatório sempre. A comida é boa e o ambiente muitíssimo agradável. Um dos poucos restaurantes que nunca vimos fechado! Rs… O valor médio de um almoço para casal é de 400 pesos argentinos.

 

BarDpizzas

Restaurantes em Ushuaia - Beagle
Chopp Beagle – © Marina Aurnheimer / Imagina na Viagem

Anexo ao Hotel de Los Andes, na Calle San Martin, o BarDpizzas é uma boa opção com ótimo custo-benefício. As pizzas são feitas no forno à lenha e a variedade chama atenção. O atendimento é rápido e cordial e, se você não estiver muito no clima de rua, pode pedir a pizza para viagem e levá-la para comer no hotel! 🙂 Pedimos uma Margueritta – atenção: a versão patagônica desse clássico leva pimentão! oO – e adoramos! Ali também pude experimentar um chopp Beagle, fabricado na cidade. Olha, valeu a pena! Rs… A conta fechou em menos de 300 pesos argentinos (75 reais), e foi a refeição mais barata que fizemos em nossa viagem.

 

 

 

 

 

Trattoria Martina

Uma ótima pedida para quem curte comida italiana. Estivemos lá em uma quarta-feira, dia de final da copa Sul-Americana disputada pelo River Plate (um dos maiores times da Argentina). O clima estava meio “diferente” por toda a cidade, tanto que era possível encontrar alguns restaurantes fechados. A impressão que dava era que os torcedores do time já estavam concentrados em suas casas esperando para ver o time entrar em campo. Talvez por isso também o atendimento na Trattoria Martina tenha sido um pouco deficiente. O lugar dispunha de apenas um garçom para atender as mesas, tornando tudo pouco demorado. A qualidade dos pratos compensou o problema… O Fettuccine ao molho branco estava maravilhoso! Pagamos em torno de 350 pesos argentinos pelo jantar e só não voltamos porque era nossa última noite em Ushuaia. A comida era tão boa que nem deu tempo de fotografar nada! Rss…

 

OUTROS RESTAURANTES EM USHUAIA

Outros dois restaurantes que valem a pena ser citados aqui são o La Estancia e  La Casa de Los Mariscos. Não tivemos a chance de conhecê-los – o La Casa de Los Mariscos era um dos estabelecimentos fechados no dia da final do River -, mas ambos nos foram recomendados por pessoas locais que garantiram que a comida é boa e o preço é justo! O La Estancia é especializado em carnes, sendo o lugar ideal para quem quer experimentar um cordeiro. Foi indicado pelo Ignacio, nosso guia no passeio da Laguna Esmeralda. Já a Casa de Los Mariscos, como o próprio nome já diz, é especializada em frutos do mar, e tem como carro-chefe a Centolla. Esta, indicação do Kike, guia que nos levou ao Lago Escondido e Fagnano.

Existem diversas outras alternativas de restaurantes super bem conceituados pelos visitantes do local nos sites especializados, como o Bodegon Fueguino, o Kuar e outros… Infelizmente não tivemos tempo para conhecer todos – a balança agradece! -. E, como eu disse no começo do post, os valores podem variar bastante, principalmente se você sair do circuito turístico da cidade. Agora, se você pretende ficar apenas ali pelo centro e não abre mão de comer baratinho a sugestão é o famoso pancho – ou cachorro-quente, como nós chamamos por aqui. É possível encontrá-lo em algumas lanchonetes na Calle San Martin e além de serem sempre gostosos, os preços são bem atrativos! 🙂

Esteve em algum restaurante em Ushuaia e quer contar sua experiência para nós? Deixa um comentário! Vamos adorar ouvir suas opiniões e tenho certeza que serão de grande ajuda para os demais leitores do blog! Divide com a gente… 🙂

Confira mais posts sobre essa viagem:

Ushuaia – O começo do Fim do Mundo

Laguna Esmeralda – Ushuaia

Onde ficar em Ushuaia?

 

Se você quiser ver ainda mais imagens da pitoresca Ushuaia e assistir trechos de nossa caminhada até a Laguna Esmeralda e do passeio 4×4 até os lagos Fagnano e Escondido é só dar play no vídeo abaixo. E se gostar não deixe de inscrever-se em nosso canal no Youtube clicando aqui!

Post anterior

Laguna Esmeralda - Ushuaia

Próximo Post

Paris - Qual é o seu perfil

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *