Hôtel Le Cep – Um clássico em Beaune, na França

Fazer uma viagem de carro cruzando a França foi fantástico, principalmente pela chance de conhecer cidades fora do “lugar comum” e vivenciar a verdadeira rotina do povo francês – que, diga-se de passagem, dá um banho de simpatia e acolhimento. Beaune e o Hôtel Le Cep foram em grande parte responsáveis por essa impressão. Uma cidadezinha graciosa no interior da França. Um hotel de luxo que te faz sentir-se em casa. Não poderíamos sair de lá mais satisfeitos. Na resenha abaixo a gente conta as razões por trás de todo este encantamento!

Para ver o roteiro completo de nossa viagem de carro pela França, clique aqui!
Para ler sobre aluguel de carro na França, clique aqui!

 

O HÔTEL LE CEP

Antes de começar a falar sobre o Le Cep, deixe-me fazer uma pergunta… Como você escolhe os seus hotéis antes de viajar?
Eu confesso que não fecho nenhuma reserva antes de conferir atentamente os comentários de quem já se hospedou no hotel em questão. O TripAdvisor é o meu melhor amigo nessas horas e foi exatamente lá que eu me apaixonei – pela primeira vez – pelo Hôtel Le Cep. “A gerente do hotel disponibilizou seu carro particular para que não perdêssemos nosso trem!” era o título da avaliação que chamou minha atenção.
Quem acompanha o Imagina na Viagem há algum tempo sabe o quanto prezamos pelo bom atendimento em cada lugar por onde passamos… e ao ler sobre a experiência de um hóspede que, depois de certo contratempo, prestes a perder seu trem, foi ajudado de forma tão gentil pela gerente do hotel, eu tive a certeza: era ali que iríamos ficar. Agora, ao retornar de viagem, sei que foi a melhor escolha que fizemos

Um dos melhores hotéis de Beaune, o Hôtel Le Cep é um 4 estrelas de luxo (com jeitinho de 5!), superclássico, parte do seleto grupo Small Luxury Hotels of the World e eleito por 4 vezes entre os 500 melhores hotéis do mundo pela publicação Condé Nast Traveller.

Resultado de uma remodelação de várias mansões – que antigamente eram morada de famílias abastadas de Beaune – o hotel preza pela perpetuação da história local e cada detalhe, da fachada às suítes, passando pelas as áreas comuns internas, tem a “carinha” do interior francês. Rico, charmoso, tradicional e absolutamente aconchegante.
E nem por isso deixa a modernidade de lado… o SPA Marie de Bourgogne, anexo ao hotel, é uma das provas. Inaugurado a pouco tempo, o espaço – com mais de 350m² – oferece mais de uma dezena de atividades e tratamentos (dentre eles ducha sensorial, aquaspinning e cromoterapia) através dos quais os hóspedes (e visitantes) podem relaxar e renovar as energias. Para quem não abre mão das atividades físicas mesmo nas viagens, o Hôtel Le Cep também oferece uma academia (aberta 24h por dia, 7 dias por semana) e bicicletas para aluguel.

O “complexo” Le Cep conta ainda com um restaurante premiado com 1 estrela Michelin desde 2010. Trata-se do Loiseau des Vignes, empreendimento do Grupo Bernard Loiseau (que mantém outros 4 restaurantes na França, sendo um deles 3 estrelas Michelin), especializado na “redescoberta das especialidades da Borgonha”. Com uma vasta e excelente carta de vinhos – como não poderia deixar de ser em Beaune – o Loiseau des Vignes é bastante procurado e por isso as reservas são fundamentais. A melhor notícia é que, apesar de ser um restaurante premiado e bastante sofisticado, os preços praticados são justos. Ideal para aqueles que têm desejo de experimentar da alta gastronomia mas não são dispostos a gastar rios de euros por isso… um menu de almoço, por exemplo, pode custar 23 € e dá direito a um prato e uma sobremesa.

Um jardim de topiarias, dois pátios datados do século XVI, um bar recém renovado – aberto 24h por dia – e estacionamento privativo (com valet) finalizam a série de comodidades a qual os hóspedes encontram por lá. Tudo isso, no coração do centrinho de Beaune, a melhor localização para quem passa alguns dias na cidade.

E, por fim, seria impossível descrever o hotel sem falar no atendimento. Lá no começo da resenha eu contei que foi a partir de um relato superpositivo sobre o atendimento que me decidi pelo Le Cep, lembram? Pois bem… se eu havia ficado bem impressionada antes mesmo de chegar, depois que cheguei a impressão só fez melhorar. A equipe do Hôtel Le Cep, definitivamente, sabe como receber um hóspede. Proativos, simpáticos, preocupados, prestativos, mas sem nenhum tom de bajulação, sabe? Nos deixaram absolutamente à vontade, mas nos fizeram saber que, qualquer que fosse a nossa necessidade, eles estavam ali para atender. Um ambiente agradável onde, se percebe, todos são realizados em receber. Talvez essa seja a razão pela qual mais da metade dos funcionários do Le Cep faz parte da equipe há mais de 10 anos. Um verdadeiro time – para o qual eu não arriscaria sugerir substituições.

 

LOCALIZAÇÃO

Beaune
Beaune está localizada na região da Borgonha, no que eu chamaria de “centro-leste” da França. Com apenas 30km², a cidade é conhecida como a “capital dos vinhos da Borgonha” por ser endereço de algumas das mais importantes vinícolas da França. Quase no meio do caminho entre Paris e a Provence, Beaune é uma excelente opção de base para quem pretende percorrer a França de carro. Contamos mais sobre a cidade e seus atrativos em um post exclusivo que você pode conferir clicando aqui.

Hôtel Le Cep
O Le Cep está situado no coração do centro histórico de Beaune, muito próximo aos principais pontos turísticos da cidade bem como da maioria de seu comércio. Apesar de pequena, Beaune tem uma boa oferta de restaurantes – a maioria deles especializada na gastronomia local – e você encontrará excelentes opções nos arredores do hotel. Mercadinhos, farmácias e lojas em geral (vestuário, acessórios, decoração, etc.) também estão espalhados pela região.

POR PERTO

Pontos Turísticos:
Hôtel-Dieu – 230m
Notre-Dame
180m
Musée des Beaux-Arts
– 550m
Musée du Vin
– 230m

Restaurantes:
Loiseau des Vignes
– no hotel
Le Benaton – 25 Rue du Faubourg Bretonnière
Le Cheval Noir – 17 Boulevard Saint-Jacques
Le Jardin des Remparts – 10 Rue de l’Hôtel Dieu
Caveau des Arches – 10 Boulevard Perpreuil
L’Ecusson – 2 Rue du Lieutenant Dupuis
Le Fleury – 15 Place Fleury

Lojas, mercados e farmácias e outros restaurantes:
É no perímetro entre a Place Carnot e a Place Monge, e nas Rue Monge e Rue Carnot que você encontrará o maior volume de comércio da região. Lojas diversas, restaurantes e conveniências são vistos em abundância por ali. Só esteja atento aos horários. Beaune é um cidade pequena e, como tal, grande parte de seu comércio – incluindo restaurantes – fecha cedo. Por volta das 22h já é difícil encontrar lugares dispostos a receber novos clientes – mesmo no verão, quando o Sol se põe perto deste horário.

 

OS QUARTOS

O Le Cep conta, atualmente, com 65 quartos, todos diferentes entre si. Dentre eles, existem ainda 29 suítes “especiais” que oferecem nível máximo de conforto aos hóspedes. As suítes levam os nomes de alguns dos vilarejos ou Grand Crus da Borgonha – como Clos Vougeot e Romanée Conti e seus amplos espaços são finamente decorados com móveis de antiquário.

Os quartos do Le Cep tem áreas totais que variam de 15m² a 75m². Todos estão equipados com ar condicionado, minibar, cofre, sinal wi-fi gratuito, tv de tela plana com canais via satélite, secador de cabelos, ammenities e roupão. Algumas suítes contam ainda com máquina de café expresso, dock station para iPhone, cesta de frutas e água mineral como cortesia, kit especial de ammenites, pantufas e – o “plus” que fez meus olhos brilharem – um NightCove.

Eu nunca tinha sequer ouvido falar em NightCove e confesso que, de primeira, pensei que o aparelho com cara de modernoso fosse apenas um alto-falante bluetooth para o celular. Que engano o meu… o NightCove é uma espécie de “sleep solution” que tem por finalidade melhorar a qualidade do sono através de experiências sensoriais. Ele é colocado próximo a cama e, quando ligado, emite sons e luzes que induzem o relaxamento culminando num sono profundo e renovador. O NightCove também pode ser programado para despertar. Nesta função, o aparelho vai aumentando gradativamente os sons que emite, a fim de garantir um acordar tranquilo. Há ainda a função nap, ideal para quando a gente precisa apenas de um rápido descanso. Eu, que sou super cética com essas coisas e nunca consegui sucesso com os mil aplicativos de iPhone que juram melhorar o sono, fiquei absolutamente surpresa e, consequentemente, apaixonada pelo NightCove. O bichinho realmente cumpre o que promete e fez das noites de sono no Le Cep excepcionais.

Pra completar com chave de ouro a experiência prática e confortável que se tem nos quartos do Le Cep, o hotel trabalha com sistema de room service ao longo das 24h do dia. Ou seja, se bater aquela fome na madrugada, é possível pedir – sem nem ao menos sair da cama – sanduíches, frios, queijos e até mesmo escargots (o carro-chefe da região).

 

 

O CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã do Le Cep é servido diariamente, das 7h às 11h30. E você, como hóspede, pode escolher onde deseja fazer sua refeição. O buffet – de primeira – com pães variados, tábua de queijos e frios, cereais, sucos de frutas, bebidas quentes e vinho pode ser servido na adega do hotel, em uma de suas salas internas, no pátio externo ou mesmo no seu quarto.

Eu, particularmente, recomendo que você aproveite o seu café da manhã curtindo os suaves raios de sol do pátio. Datado de 1547, ele originalmente era parte da mansão da nobre família Brunet de Monthelie, da qual fizeram parte os administradores dos Hospices de Beaune. Além de ter um clima agradabilíssimo, é um lugar repleto de história, e é bacana sentar por ali e observar os seus detalhes tentando imaginar tudo o que já foi vivido naquele lugar.

 

 

NOSSO TOP 5 NO LE CEP

  1. LOCALIZAÇÃO
    Número 1 da nossa listinha, a localização do Le Cep é excepcional. Tudo bem que Beaune é pequenina, mas estar ao lado da Place Carnot fez da nossa experiência de hospedagem muito mais interessante. Com poucos passos estávamos no “burburinho” da cidade, com ótimas opções gastronômicas, lojinhas fofas e tudo mais o que precisássemos. Além disso, o hotel também fica bem pertinho (mesmo!) do Hôtel-Dieu – Hospices de Beaune e da Notre-Dame, as principais atrações turísticas de Beaune. A proximidade é tanta que, alguns quartos, como o nosso por exemplo, têm vista privilegiada para as torres emblemáticas dos Hospices.
  2. TAMANHO DOS QUARTOS
    Foi um choque quando adentramos nossa suíte pela primeira vez. Além da decoração clássica, que de cara nos encantou e fez entrar no clima da cidade, o tamanho é algo que chama atenção. Ante-sala, área de trabalho, um quarto com cama king-size, um grande guarda-roupas (onde guardamos nossas duas super malas tranquilamente) e muita área de circulação… no banheiro a mesma coisa: um banheiro com duas pias, ducha e banheira separados, toilette com total privacidade e, pra completar, uma área com mesinha e cadeira ideal para a make.
  3. ATENDIMENTO
    Impecável é a palavra. Funcionários educados e muito prestativos. A eficiência e rapidez no check-in e check-out também merecem ser destacados.
  4. CAFÉ DA MANHÃ SERVIDO NO PÁTIO
    Dizem que a forma como o nosso dia começa interfere diretamente no nosso humor e disposição ao longo de todo ele. Pois se isso é verdade, os hóspedes do Hôtel Le Cep devem ser como um poço de disposição e alegria… iniciar o dia tomando café da manhã no pátio do Hôtel Le Cep é, sem sombra de dúvidas, uma das minhas melhores lembranças desta viagem. Além de um buffet de primeira linha, o ambiente do pátio externo é algo impossível de traduzir em palavras. Sabe aquele lugar que te faz sentir-se bem? Algo na atmosfera, no clima, na ambiência do lugar faz dele tão especial. A vontade que dá é de terminar o café e continuar ali por algumas boas horas, curtindo o solzinho e vendo o dia acontecer sem pressa.
  5. NIGHTCOVE
    Eu assumo, adoro uma “buginganga” tecnológica. Mas a questão aqui vai muito além disso. O NightCove fez, de fato, uma diferença crucial na qualidade do meu sono. Quando a diferença no fuso horário é grande (como acontece entre Brasil e França) é normal que leve um tempo até que o corpo se adapte ao novo horário… no verão europeu, esta adaptação é ainda mais complicada e demorada, já que o Sol se põe muito tarde (por volta das 21h). Quando chegamos em Beaune ainda estávamos bastante “fora do eixo” com nossos horários e ter uma “ajudinha extra” foi excelente e fez com que pudéssemos aproveitar os nossos dias com muito mais disposição – algo que, suponho, todo turista deseja.

 

SERVIÇO

Hôtel Le Cep
27, Rue Maufoux – 21206 Beaune.
Tel: 33 3 80 22 35 48

Email:

http://www.hotel-cep-beaune.com/

 

* O Imagina na Viagem esteve no Hôtel Le Cep em sistema de parceria a fim de conhecer os serviços do estabelecimento e retratá-los nesta resenha. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou alteração de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

Post anterior

Beaune: uma base perfeita no interior da França

Próximo Post

Este é o post mais recente.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *