Hotel em Avignon – Provence: Conheça o Hotel d’Europe

Procurando por uma boa opção de hotel em Avignon? Antes de mais nada, saiba que fazer uma viagem pela Provence foi um dos meus maiores acertos nesta vida de viajante. E ter Avignon como base e o Hôtel d’Europe como morada, sem sombra de dúvidas, foi parte importante do sucesso desta viagem. Se você está buscando por hotéis em Avignon ou onde ficar na Provence, minha sugestão – sem pestanejar – é o Hôtel d’Europe. Para saber mais sobre o hotel e os motivos pelos quais ele me conquistou, confira a resenha abaixo.

 

 

HOTEL EM AVIGNON: O HOTEL D’EUROPE

Numa cidade tão rica em história, nada mais justo que escolher um hotel igualmente célebre. Quem vê o casarão do século XVI, talvez não seja capaz de imaginar que por trás daquela fachada secular está um dos melhores e mais luxuosos hotéis de Avignon.

Foi no século XVIII, mais precisamente no ano de 1799, que a antiga mansão privada foi completamente remodelada e passou a receber hóspedes caracterizando-se como um dos mais antigos hotéis da França. Desde então, o edifício passa por modernizações constantes, sempre buscando oferecer o maior nível de conforto, sofisticação e exclusividade a quem decide se hospedar por ali, mas sempre mantendo intacto seu caráter histórico.

Foi assim, numa mistura bem dosada do moderno e arrojado com o um estilo clássico supertradicional, que o Hotel d’Europe fez sua fama. 5 estrelas, com serviço impecável, o hotel já foi a escolha de nomes como Bonaparte (responsável, inclusive, por escolher o nome do hotel), Victor Hugo, Charles Dickens e inúmeros chefes de estado. Sabe-se que Picasso e Dali foram, durante algum tempo, presenças constantes e hóspedes fiéis do d’Europe. E num rápido passeio pelo hotel fica fácil de entender a razão pela qual os artistas se encantaram.

Obras de arte não faltam por ali. São quadros, esculturas (destaque para o busto de Madame Pierron – responsável por fundar o hotel – que, de frente para a porta de entrada do d’Europe parece receber cada um de seus hóspedes) e ornamentos belíssimos dedicados, principalmente, a história do hotel, de Avignon e da França. O bom gosto segue ainda na mobília que, em grande parte, é datada de muitos anos atrás e perfeitamente preservada, imprimindo personalidade à decoração leve dos amplos ambientes do Hotel d’Europe.

O hotel conta ainda com um restaurante de alta gastronomia, o La Vieille Fontaine, considerado por muitos como um dos melhores da cidade. Seu chef, Mathieu Desmarest, é reconhecido em toda a França por, com seus pouco mais de 20 anos, ter passado por algumas das mais importantes cozinhas do país. Uma delas a do Palais de l’Élysée, a residência oficial da presidência francesa.

Com uma localização fantástica, quartos espaçosos e absolutamente confortáveis, gastronomia de excelente qualidade, estacionamento privativo e um staff pronto a atender todas as suas necessidades – inclusive organizando tours pela região -, o Hotel d’Europe é tudo aquilo que você poderia querer em sua jornada na Provence, e mais, muito mais do que minhas simples palavras ou fotos são capazes de traduzir.

 

 

LOCALIZAÇÃO

Hospedar-se em Avignon é uma excelente forma de conhecer a Provence. A cidade é uma base perfeita, já que possui toda a infraestrutura necessária para os turistas, atrações superbacanas e está bem próxima dos demais pontos de interesse da região, como os vilarejos do Luberón, os campos de lavandas ou mesmo o litoral.


Para saber mais sobre Avignon, dê uma olhada no guia completo que preparei: Avignon – Um Guia Completo


O Hotel d’Europe está localizado no centro histórico de Avignon, dentro de suas antigas muralhas, naquela que – na minha opinião – é a melhor localização da cidade.

A partir do d’Europe, é possível conhecer todos os principais pontos turísticos de Avignon a pé. O rio Ródano, a Pont Saint-Bénezet, o Palácio dos Papas, o Mercado Les Halles museus e incontáveis restaurantes e comércio estão a uma curta caminhada do hotel. E ainda assim, apesar de estar no meio do “agito”, por estar localizado em uma rua bastante tranquila, o hotel consegue manter um ambiente mais privativo e sossegado. Alheio a badalação turística da cidade.

 

POR PERTO

Pontos Turísticos:
1. Mercado Les Halles
2. Palácio dos Papas
3. Pont Saint-Bénezet (Pont d’Avignon)
4. Musée Lapidaire
5. Musée Angladon
6. Musée Calvet


Saiba mais sobre estas e outras atrações de Avignon em: O que fazer em Avignon? 7 atrativos imperdíveis!


Restaurantes:
1. La Vieille Fontane
2. Restaurant L’Essentiel
3. The 5 Senses
4. Restaurant Christian Etienne

Comércio em geral:
Lojas diversas, mercadinhos, farmácias e etc. podem ser encontrados com facilidade em todo o perímetro cercado pelas muralhas de Avignon. Para uma busca mais certeira, anote aí: a Rue de la Republique é uma das mais movimentadas da cidade, e a Place de l’Horloge, com seu carrossel, é tida como o coração do centro histórico de Avignon. Nelas você encontrará uma variedade incrível de comércio e gastronomia (inclusive com opções rápidas e em conta!).

No mapa acima você encontra o Hotel d’Europe (em vermelho) bem como todos os pontos de interesse listados nesta resenha.

 

OS QUARTOS

Com sua fachada imponente e sua história tão prestigiada, surpreende que o Hotel d’Europe conte apenas com 39 quartos e 5 suítes. O hotel é grande, seus espaços são amplos, sua equipe é numerosa, mas a quantidade de hóspedes sempre será reduzida, o que torna a experiência ali ainda mais aconchegante e dá todo um tom de exclusividade à hospedagem.

Ficamos hospedados em uma suíte, mas tivemos a oportunidade de conhecer várias outras acomodações do hotel durante nossa estadia por lá… e o que mais nos surpreendeu foi o toque refinado e leve da decoração comum a todas elas. As cores são sempre suaves, os tecidos finos, a luz natural é bastante presente e o projeto de iluminação pensado para criar toda uma atmosfera aconchegante.

Todas as acomodações contam com serviço de room service, ar condicionado, frigobar, TV LCD com canais por satélite, wi-fi de alta velocidade, cofre, amenities, roupões, pantufas e secador de cabelos.

Já as suítes possuem, além do quarto e banheiro, uma área de estar e varandas ou terraços privativos. Os tamanhos variam entre 50m² e 60m². Cama king-size, máquina de café expresso, chaleira elétrica e DVD player também são um diferencial. As varandas contam com persianas elétricas (ativadas por interruptores ao lado da cama) garantindo privacidade e um quarto escurinho sempre que o hóspede desejar.

O banheiro merece um destaque todo especial. Todo feito em mármore, com chuveiro e banheira separados, além de uma área reservada para o sanitário (excelente para quem viaja acompanhado!), ele dispõe de uma linha completa de amenities Hermès. E é nessas horas que a gente faz uma forcinha, lembra que catar shampoos, sabonetes e afins não é lá muito bonito e se segura para não trazer várias daquelas miniaturinhas ma-ra-vi-lho-sas na mala! Rs…

Mas o mais bacana e o que mais chamou minha atenção por ali foram as tais cápsulas de óleos essenciais para o banho sobre as quais contei lá no meu instagram (ainda não segue? Veja o nosso perfil clicando aqui!), ainda durante nossa estadia. Quem vê pela primeira vez até as confunde com cápsulas de café. Produzidas pela empresa parisiense Skinjay, as cápsulas, quando acopladas ao chuveiro, liberam óleos essenciais que se misturam à água do banho. São diversas opções de óleos e cada uma delas possui uma função específica, de relaxar à revigorar. Os cheirinhos são uma delícia e, ao contrário do que você pode estar imaginando, o produto não deixa o cabelo ou a pele oleosa. Em resumo, o banho no Hotel d’Europe é uma verdadeira experiência sensorial e foi, de longe, um dos melhores banhos de hotel que já pude experimentar!

Hotel em Avignon - Hotel d'Europe © Imagina na Viagem
Hotel em Avignon – Hotel d’Europe © Imagina na Viagem

 

 

O CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã no Hotel d’Europe é servido diariamente em um amplo salão interno ou ainda no pátio externo do hotel – a critério do hóspede.
No buffet, uma excelente variedade de pães, cereais, frutas frescas, queijos finos, frios, iogurtes, sucos, cafés e várias outras delícias. Tudo muito saboroso e servido com capricho!

Ainda sobre a gastronomia do Hotel d’Europe, cabe um destaque para o La Vieille Fointaine, o prestigiado restaurante do hotel. Com a cozinha conduzida pelo chef Mathieu Desmarest, o restaurante trabalha com ingredientes frescos e tradicionais provençais. Além disso, possui uma adega com rótulos selecionados.

O La Vielle Fontaine serve menus degustação no almoço de no jantar e as opções incluem de 3 a 6 pratos (entre entradas, pratos principais e sobremesas) e bebidas – vinho, água mineral, café e chá.

O La Vieille Fontaine está aberto de Terças a Sábados. Das 12h às 13h30 para almoço e das 19h30 às 21h30 para o jantar. Reservas são recomendadas e podem ser feitas diretamente com o hotel.

 

 

NOSSO TOP 5 NO HOTEL D’EUROPE

  1. TAMANHO E DECORAÇÃO DOS QUARTOS

 

Depois de alguns anos viajando por aí, posso dizer que já tive a chance de conhecer um grande número de hotéis incríveis e quartos de fazer cair o queixo. Poucos deles, no entanto, chegam aos pésdas suítes do Hotel d’Europe, na minha opinião. As acomodações são espaçosas, aconchegantes e de um bom gosto que me encantou verdadeiramente. Da escolha das cores ao projeto de iluminação, cada detalhe é parte de uma combinação perfeita! E o mais bacana é que, diferentemente da grande maioria de hotéis que vemos por aí, o Hotel d’Europe mantém o mesmo capricho em TODAS as acomodações, independente da categoria.

  1. LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Se, assim como eu, você não abre mão de um hotel bem localizado, o Hotel d’Europe, definitivamente, merece a sua atenção. Além de estar localizado dentro das antigas muralhas, no centro histórico de Avignon, o hotel fica a pouquíssimos passos do Rio Ródano, de excelentes restaurantes e de boa parte do comércio local. Para nós, que tínhamos pouco tempo na cidade e queríamos otimizar nossos deslocamentos, esse foi, sem dúvida, um ponto altíssimo da hospedagem.

  1. BANHO

Um banheiro com chuveiro e banheira separados e recheado de amenites Hermès (nada menos que a segunda mais valiosa marca de luxo do mundo!) já seria o bastante para o banho do Hotel d’Europe entrar pra nossa listinha. Mas foi mesmo a novidade das cápsulas de óleos essenciais que fez meus olhos brilharem. Chegar da rua depois de um dia cansativo, e poder aproveitar um banho quentinho com aromaterapia pode parecer um luxo supérfluo, mas eu garanto: fez toda a diferença! 

  1. VARANDA

Quer coisa melhor do que voltar para o hotel no final do dia e, mesmo de dentro do quarto, continuar curtindo o clima da cidade? Por aqui é oficial. Eu tenho cada vez mais dado preferência à quartos com varanda ou terraço. Por mais que a programação seja puxada e que a gente fique por pouco tempo no quarto, no fim de cada dia de viagem, é uma delícia abrir mão da televisão e aproveitar o céu estrelado. No Hotel d’Europe, as varandas e terraços são mobiliadas com mesas, cadeiras e/ou espreguiçadeiras bastante confortáveis. Pra completar, elas possuem persianas eletrônicas capazes de vedar totalmente a entrada de luz. Se a ideia é dormir até mais tarde, tudo certo! 

  1. PÁTIO

Pensa num ambiente gostoso. Pensou? Agora multiplica por infinito! Rs… Assim é o pátio externo do Hotel d’Europe. Lugar ideal para um drink no final da tarde, ou ainda para um café da manhã sossegado. Ali, a protagonista é uma árvore centenária (nem mesmo quem trabalha ali sabe precisar ao certo sua idade) e queridinha dos funcionários e hóspedes do hotel… é que sob sua sombra, as tardes quentes do verão de Avignon tornam-se agradabilíssimas!

 

 

SERVIÇO

Hôtel d’Europe
12, Place de Crillon – 84000 Avignon
Tel: + 33 4 90 14 76 76

Email: reservations@heurope.com

www.heurope.com/

* O Imagina na Viagem esteve no Hôtel d’Europe em sistema de parceria a fim de conhecer os serviços do estabelecimento e retratá-los nesta resenha. Prezando a credibilidade, todas as resenhas do Imagina na Viagem descrevem com fidelidade as opiniões pessoais da editora e não são passíveis de qualquer acréscimo e/ou alteração de valor ou conteúdo por parte de terceiros.

 

Post anterior

O que fazer em Avignon? 7 atrativos imperdíveis!

Próximo Post

Compras em Miami: 5 dicas preciosas!

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *