Como conhecer Monaco? Descubra a melhor forma de circular pelo país!

Como conhecer Monaco? Se você está pensando em viajar para o principado e ainda tem dúvidas sobre a melhor forma de circular por lá… boas notícias! O Imagina na Viagem esteve no micro país há pouco tempo e descobriu vários detalhes importantes sobre os meios de locomoção em Monaco! Existe ônibus em Monaco? Até que horas eles circulam? Quanto custam as passagens? É fácil circular por Monaco a pé? Vale a pena ir para Monaco de carro? É fácil estacionar por lá? Neste post a gente responde estas e outras dúvidas e traz dicas espertas para quem deseja conhecer Monaco – incluindo Monte Carlo – e todos os seus pontos turísticos.

 

Você sabia que um seguro médico é item OBRIGATÓRIO em todas as viagens para a Europa?
Se você ainda não contratou o seu, cote com a SegurosPromo – empresa parceira do Imagina na Viagem – e evite perrengues nas suas férias!
Utilizando o cupom de desconto IMAGINANAVIAGEM5 você
ainda garante 5% de desconto na contratação do serviço!

 

COMO CONHECER MONACO? 1º PASSO: SITUANDO-SE NO MAPA DO PRINCIPADO.

Antes de começar a pensar em como circular por Monaco, é preciso situar-se no mapa do país. Monaco divide-se em 8 distritos ou bairros: Fontvieille, Monaco-Ville, La Condamine, Monte-Carlo, Jardin Exotique, Larvotto, Moneguetti e La Rousse. Agora dê uma olhada no mapa abaixo. Nele você conseguirá compreender melhor a divisão de cada um dos distritos de Mônaco.

Neste mesmo mapa, você também encontrará destacados (em vermelho) alguns dos principais pontos turísticos de Monaco.

A Gare de Monaco – por onde desembarca quem chega a cidade de trem -, alguns dentre os muitos estacionamentos disponíveis na região, o heliporto de Monaco, os pontos de embarque e desembarque do Bateau Bus e do Monaco Tours também estão sinalizados. E pode ficar tranquilo, falaremos sobre tudo isso abaixo.

 

Já reservou seu hotel em Monaco? Confira as melhores opções de hospedagem – e excelentes ofertas! – no Booking! Reservando seu hotel através de nossos links, você contribui com o Imagina na Viagem sem pagar nada a mais por isso!
Acesse em: Booking.com

 

DE CARRO EM MONACO

Nossa passagem por Monaco aconteceu ao final de uma road trip na qual cruzamos boa parte da França, assim, chegamos ao micro país motorizados.

Circular por Monaco de carro é fácil. Tudo é bem sinalizado, os motoristas são – em geral – bastante prudentes e educados e, embora por vezes um pouquinho apertadinhas, as vias da cidade são de excelente qualidade. O que mais a gente pode esperar de um lugar conhecido mundialmente por seu circuito de rua de Fórmula 1, não é mesmo?

E por falar nisso, o Grande Prêmio de Mônaco é também uma das razões pelas quais é divertido dirigir por ali… é possível percorrer todo o circuito da Fórmula 1 com seu próprio possante enquanto desbrava o destino. Claro que o trânsito corta um pouco do clima, mas se você – ou sua companhia de viagem – é fã de automobilismo, eu posso apostar que, ainda que a 50km/h, a emoção certamente continuará presente!

Como conhecer Monaco? © Imagina na Viagem
Já pensou dirigir em um verdadeiro circuito de F1? Quando estivemos em Monaco, menos de uma semana após o Grand Prix, as arquibancadas ainda estavam armadas e a experiência foi inesquecível!

Antes de se animar com a ideia, no entanto, leia nosso post: PID – Permissão Internacional para Dirigir. A PID é um documento emitido pelo Detran e sua apresentação é obrigatória – podendo ser solicitada ou não – em diversos países no mundo, inclusive Mônaco. No post eu conto como tirei a minha e dou dicas para que o seu processo de obtenção também seja fácil e rápido.

No mais, uma  informação relevante:  em Monaco o uso de cintos de segurança é rigorosamente obrigatório!

Para alugar seu carro na Riviera Francesa, cote e faça suas reservas através do RentCars. O site funciona como um buscador e comparador e te mostra ofertas de dezenas de locadoras para que você possa escolher a que melhor atende suas necessidades. Nós já utilizamos a plataforma há alguns anos, sempre com ótimas experiências. Você pode acessar o RentCars clicando no banner abaixo.

 

ESTACIONAR EM MONACO É FÁCIL?

Se você visita Mônaco de carro, a boa notícia é que estacionar por lá e molezinha. Como muitos lugares da Europa, Monaco possui inúmeros estacionamentos públicos. Por toda a cidade, você encontrará placas indicando os estacionamentos mais próximos e a quantidade de vagas disponíveis em cada um deles.

Se é possível ficar ainda mais prático, anote essa dica esperta: o serviço de estacionamento público de Monaco possui um site oficial onde é possível ver, em tempo real, a lotação de cada um de seus estacionamentos, além de consultar o valor cobrado por cada um deles. Um detalhe valioso: a primeira hora de estacionamento por lá é sempre gratuita!

Se você está em Monaco, ou indo para lá agora, consulte as vagas disponíveis em seus estacionamentos públicos e saiba onde estacionar em carro em: https://www.monaco-parkings.mc/dispo

Se a sua dúvida é sobre valores cobrados pelo serviço, consulte os preços de cada um dos estacionamentos públicos de Monaco em: https://www.monaco-parkings.mc/carpark

No mapa que você viu lá no começo do post, sinalizamos em verde alguns dentre os muitos estacionamentos de Monaco. Dêmos preferência àqueles que tinham localizações próximas aos pontos turísticos do país. Caso nenhum deles seja o ideal para você, no mesmo site que indicamos acima você poderá encontrar a listagem completa e endereço de todos eles.

Como conhecer Monaco? © Imagina na Viagem
Num país cuja concentração de milionários é uma das maiores do mundo, não é difícil encontrar essas belezinhas… prepare-se para dividir a pista com verdadeiras máquinas! Ou aproveite a chance para alugar! Que tal?

 

CHEGANDO DE TREM EM MONACO

Quem opta por viajar a Monaco de trem, desembarca obrigatoriamente na Gare de Monaco (marcada no mapa em azul).

Ali, chegam os TER e TVG (administrados pela SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français) vindos de diversas cidades da França, assim como trens vindos da Itália através da Thello, empresa ferroviária responsável por inúmeras ligações entre a Itália e a França.

Para verificar horários, valores e comprar tickets para viagens de trem a Monaco iniciadas na França, acesse: http://www.sncf.com/

Para verificar horários, valores e comprar tickets para viagens de trem a Monaco iniciadas na Itália, acesse: https://www.thello.com/

Ao deixar a estação, você pode optar por conhecer Monaco a pé – e, neste caso, prepare-se para encarar um sem fim de ladeiras! – ou através das linhas de ônibus do principado. Ao todo, são 6 linhas de ônibus que cobrem todos os bairros e, não importa para onde você queira ir, todas elas têm pontos de embarque de fácil acesso a partir da Gare de Monaco.

 

CIRCULANDO POR MONACO DE ÔNIBUS

Como contei acima, o serviço rodoviário público de Monaco possui 6 linhas convencionais de ônibus, que compreendem – juntas – todos os bairros da cidade/país. Estas linhas funcionam, diariamente, das 7h às 21h.

São elas:
Linha 1 – Monaco-Ville  Saint-Roman / Saint-Roman  Monaco-Ville
Linha 2 – Monaco-Ville  Jardin Exotique / Jardin Exotique  Monaco-Ville
Linha 3 – Hector Otto  Fontvieille / Fontvieille  Hector Otto
Linha 4 – Fontvieille  Saint-Roman / Saint-Roman  Fontvieille
Linha 5 – Hopital  Plages Larvotto / Plages Larvotto  Vers Hopital
Linha 6 – Fontvieille  Plages Larvotto / Plages Larvotto  Fontvieille

Como conhecer Monaco? © Imagina na ViagemAlém destas linhas, há ainda uma linha noturna. Com itinerário próprio, esta linha funciona de Segunda à Sexta das 21h à 1h. E, durante os finais de semana (Sábados e Domingos) estende seu horário de circulação até pouco depois das 4h da manhã.

Por fim, existe também uma ligação marítima – denominada Linha Bateau Bus – que cruza, de um extremo a outro, o bairro de La Condamine. É uma excelente forma de sair de Monaco-Ville e chegar a Monte Carlo, ou vice-versa. Os pontos de embarque e desembarque estão localizados na Quai Antoine I e na Quai des Etats-Unis (sinalizadas no mapa em rosa). A Linha Bateau Bus funciona diariamente, das 8h às 20h.

Para qualquer uma destas linhas os tickets unitários custam 2 euros e podem ser comprados a bordo dos ônibus.

No entanto, melhor opção (e dica esperta!), na minha opinião, é comprar o “Pass 1 jour” que dá direito a 24h de utilização ilimitada dos ônibus de Mônaco por apenas 5,50 euros.

Crianças menores de 5 anos têm entrada gratuita no transporte público de Mônaco.

No site da CAM – Compagnie des Autobus de Monaco (http://www.cam.mc/), você encontra os itinerários detalhados de cada uma das linhas, bem como os horários (precisos) em que os ônibus passam em cada uma das paragens.

 

PASSEANDO POR MONACO A PÉ

Num país com pouco mais de 2km², a gente presume que os pés são o melhor meio de locomoção, certo? E caminhar por Monaco é mesmo uma excelente forma de conhecer – e vivenciar – o país, mas requer alguma dose de preparo físico e/ou um roteirinho bem planejado. Por quê? Te explico.

Espremidos entre o mar e as montanhas, os bairros de Monaco possuem ladeiras infindáveis e capazes de fazer qualquer um perder o fôlego. Subir a pé de Fontvieille para Monaco-Ville – como nós fizemos -, por exemplo, é uma verdadeira luta para os sedentários e requer algumas paradas estratégicas no meio do caminho. A gente para, tira algumas fotos, finge estar apreciando a vista quando na verdade está mesmo é recuperando o ar. Rs!

Com um pouquinho de planejamento e um bom roteiro pré-definido, no entanto, é possível evitar a fadiga. Cada um dos bairros de Monaco possui elevadores, escadas rolantes ou esteiras estrategicamente posicionados de forma a facilitar o trajeto entre suas partes baixas e altas.

Atualmente – segundo informações do Visit Monaco – são 78 elevadores, 35 escadas rolantes e um bom número de esteiras – públicos e gratuitos – espalhados por cada um dos 8 bairros do principado.

Para descobrir a localização exata de cada uma dessas “passagens secretas” de Monaco, acesse o site do Visit Monaco e faça download do folheto “Monaco Malin” – ele contém um apanhado de informações práticas que podem ajudar (e muito!) quem pretende conhecer Monaco a pé ou com auxílio do transporte público.

Veja em: http://www.visitmonaco.com/us/About-Monaco/Alternative-transports/Monaco-Malin

Como conhecer Monaco? © Imagina na Viagem
Monaco reserva boas supresas para quem opta por desbravar seus bairros a pé. As ruelas de Monaco-Ville, por exemplo, são uma graça…

TREM TURÍSTICO: CLICHÊ, PORÉM PRÁTICO

Quem faz uma viagem a Monaco entre Fevereiro e Novembro tem mais uma opção para explorar seus principais pontos turísticos: o Tours de Monaco. Trata-se de uma espécie de excursão em um trenzinho turístico (super fofo, por sinal). O itinerário completo leva cerca de 30 minutos e passa por alguns dos pontos mais importantes de Monaco, como o Palais Princier, o Museu Oceanográfico e o Cassino de Monte Carlo.

Os trenzinhos partem do Museu Oceanográfico de Mônaco (o ponto exato de embarque e desembarque está sinalizado em azul no mapa) e os ingressos – que podem ser comprados no próprio trem – custam 9 euros para adultos ou 5 euros para crianças (de 2 a 8 anos).

Para mais informações, veja em: http://www.monacotours.mc/

 

MAS… ISSO TUDO PRA QUÊ? O QUE VER EM MONACO AFINAL?

Engana-se quem pensa que Monaco se restringe à Fórmula 1, cassinos e ostentação. O país tem boas atrações para públicos variados… de museus incríveis às praias exuberantes, passando por lindos passeios ao ar livre e atividades divertidas para as crianças. É tanta coisa legal que este tópico merece um post inteirinho só pra ele, você não acha?

Agora que você já sabe como se locomover em Mônaco, descubra as melhores atrações de Mônaco em nosso post: O que fazer em Monaco? Os principais pontos turísticos do Principado.

 

VEJA MAIS

Museu Oceanográfico de Mônaco: um rico passeio pela vida marinha.
Road Trip pela França: de Paris à Côte d’Azur
Hospedagem em Nice: conheça o Hotel Nice Riviera.

Post anterior

Hotel Le Mas de Guilles - Um refúgio bucólico no coração do Luberon.

Próximo Post

Black Friday 2017 - Descontos espertos para sua próxima viagem!

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *